TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de demonstrações financeiras

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO EDUCACIONAL ANHAGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Administração – 5° Semestre

Daniele Cristina Soares da Silva – RA: 6795230923

Halliny Sthephany Pereira – RA: 6531256716

Elisangela Maria Rosa– RA: 6923393105

Raisa Vieira Zambello Santos – RA: 8167756337

Liliane da Silva Castro – RA: 9675462508

[pic 1]

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Santa Barbara d’Oeste

2015

CENTRO EDUCACIONAL ANHAGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Daniele Cristina Soares da Silva – RA: 6795230923

Halliny Sthephany Pereira – RA: 6531256716

Elisangela Maria Rosa– RA: 6923393105

Raisa Vieira Zambello Santos – RA: 8167756337

Liliane da Silva Castro – RA: 9675462508

Atividade Prática Supervisionada apresentando a disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras do 5º Semestre do curso de Administração da UNIDERP Interativa, sob Orientação da Prof. Wagner Luiz Villalva e o professor local Edival Antonio  Iossi.[pic 2]

Santa Barbara d’Oeste

2015

  1. Introdução

        Através dessa atividade pratica supervisionada (ATPS), entenderemos um pouco mais sobre a estrutura e analise das demonstrações financeiras dentro das empresas. Nesse trabalho estudaremos e aprofundaremos mais sobre a visão sistêmica e critica do empreendedor, tanto como, o uso adequado da terminologia e linguagem das Ciências Contáveis e atuariais.  Pretendemos também, desenvolver habilidades para elaborar relatórios e organização das demonstrações financeiras e aplicar adequadamente a legislação inerente as funções contábeis que o administrador vai fazer uso.

        No mercado atual, o empresário que tem um negócio precisa prestar contas e sempre estar organizado quanto aos seus relatórios e demonstrações financeiras aos órgãos competentes. Nesse trabalho praticaremos um pouco disso e usaremos tas habilidades para conhecer um pouco mais sobre como usar a terminologia e linguagem contábil e prestar contas aos órgãos devidos.

        Para realizar o trabalho usamos as informações dadas em sala de aula e em estudo e pesquisa de fontes confiáveis.

  1. Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

        As demonstrações Financeiras têm como objetivo fornecer informações da saúde financeira da empresa, ou seja, o fluxo de caixa, os investimentos, os ativos, passivos e dados que sejam ferramentas de analise e tomada de decisão e avaliação por parte dos usuários em geral.

        Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis traz uma definição sobre o tema:

O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

(ESTRUTURA CONCEITUAL CPC 00, 2008, p.7)

        As Demonstrações Financeiras precisam ter um formato específico, que facilita a leitura dos dados e precisam sempre conter informações completas sobre as finanças da empresa para montar um quadro sobre como a empresa tem estado. Esse demonstrativo é divulgado pela própria empresa e inclui normalmente o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, demonstração do valor adicionado, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração das mutações do patrimônio liquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante das demonstrações financeiras.

        Todas informações, dos demonstrativos, são importantes, pois facilitam a leitura e analise financeira da empresa, pois possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade de solvência, tanto como, permite realizar a analise econômica, que possibilita interpretar as variações do patrimônio e da riqueza gerada pela movimentação da empresa.

        Essas analises são fundamentais para os envolvidos e interessados na empresa, tanto como, para possíveis intervenções, investimentos e planejamento. Padoveze e Benedicto (2007) tem um esquema que melhor exemplifica a necessidade da analise das demonstrações:

[pic 3]Fonte: PADOVEZE e BENEDICTO (2007)

  1. Análise Horizontal e Vertical

        Há algumas formas de analisar os demonstrativos financeiros, por diferentes óticas e ângulos que permitem verificar a saúde financeira da empresa por vários aspectos, conforme a necessidade. Há analise estrutural (vertical), analise de evolução (horizontal), analise de quocientes, analise de rotatividade e analise de capital de giro.

        A análise horizontal, também chamada de analise de evolução ou tendência, permite a verificação histórica dos valores que irão compor o patrimônio da empresa no período que a analise será feita, ou seja, vai apontar a variação de itens das demonstrações financeiras através dos períodos, e tem finalidade caracterizar tendências da empresa. Essa analise é importante, pois avalia a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo.

        A analise vertical, também chamada de analise de estrutura, pois tem como objetivo de conhecer a participação de cada item em relação ao grupo ou subgrupo que faça parte na estrutura de cada demonstrativo contábil, ou seja, consiste em dividir os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo, tendo o porcentual que cada elemento representa do todo.

        Por exemplo, na demonstração de resultado, o elemento que será divisor dos demais itens analisado é a receita liquida, ou seja, os percentuais vão indicar o quanto cada elemento do resultado do exercício representa em relação a receita liquida. A sistemática da analise vertical é bem simples, pois consiste em fixar um período contábil como o todo (100%) e dividir os itens patrimoniais e de resultado dos demais período por esse período-base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (708.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com