TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de produção e operações

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.228 Palavras (21 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polo Passo Fundo – RS – Curso de Administração – Disciplina de Administração da Produção e Operações

        

Alex de Oliveira Gomes- 6727327685

Aricris de Meira- 6942017375

José Edgar Priotto -6942009213

Maiana Franciele Secco- 6580311751

Tiago Santim Mello – 9417583861

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Tutor a Distância – Prof. Marcelo Sbaraine

Passo Fundo

 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO        

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

2.1 Previsão e Processos de Demanda        

3 INFORMAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO UTILIZADO PELAS EMPRESAS        

3.1 Plano Agregado da Empresa Estudada        

4 INFORMAÇÕES REFERENTES AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO UTILIZADO PELAS EMPRESAS        

4.1 Elementos de um sistema MRP        

4.2 Tabela com Produtos Necessários para o Processo Produtivo Estudado        

4.3 Tabela com os Tempos de Programação de Aquisição dos Materiais Necessários        

5 MODELO DE PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE CAPACIDADE        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A Administração de Produção e Operações é o nome que se dá à administração do sistema de produção de uma organização, que transforma diversos insumos como: materiais, máquinas, prédios e tecnologias, recursos financeiros etc. - em produtos, ou seja, a organização produz algo e disponibiliza para a sociedade e esse é o objetivo de toda e qualquer empresa.

Uma administração inteligente da produção e das operações aumenta a lucratividade e o crescimento, e com isso faz com que a organização se mantenha competitiva no mercado global de crescente mudanças diárias. Veremos como todo processo produtivo começa no bom planejamento e na eficácia de uma estratégia de produção para o aproveitamento perfeito do insumo e para que o processo tenha o seu ciclo finalizado gradativamente e com sucesso. Essa é a parte que administração de produção e operação engloba para se ter a finalidade de um resultado pretendido.

Mostraremos nesse trabalho alguns conceitos nas áreas dessa administração, abordaremos como funciona os modelos de produção, os planejamentos, controles de estoques, demandas de venda, mão de obra tão importante na produção e outras particularidades desse universo operacional. Veremos alguns desses conceitos dentro da empresa escolhida pelo grupo e como realmente funciona na prática a administração produtiva e operacional.

 

1 OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

O sistema de produção é composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo. Dentro desse conjunto de atividades ou operações estão os materiais, informações, consumidores, funcionários, instalações, etc. tudo essa interação será processada e transformada em produtos ou serviços.

O sistema de produção interage com as outras funções da organização, sofrendo influências do ambiente interno e externo. No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos humanos, que interagem entre si e refletem no resultado do sistema. No ambiente externo a organização sofre influências de fatores relacionados a economia, as políticas e regulamentações governamentais, a competição, a tecnologia, etc. A relação do sistema de produção com os fatores internos e externos são primordiais para seu funcionamento.

É muito importante conhecermos o tipo de sistema com o qual trabalhamos para que possamos definir as estratégias adequadas aquele tipo particular de processo. Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir:

– Produção Contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

– Produção Intermitente: produção realizada em lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos) ou repetitiva (produtos diferenciados). Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

_ Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Nome fantasia: Postal Painéis de Madeira

Razão social: Painel Plac Ltda.

Localização: BR 285, n°310 – Bairro Valinhos - Passo Fundo – Rio Grande do Sul

Segmento: Madeireira

Porte/tamanho: pequeno, sendo seu faturamento bruto anual na média de R$ 2.400.000,00.

Missão: É oferecer painéis de madeira com qualidade, rapidez e eficácia. Aprimorando e fortalecendo a parceria com nossos clientes.

Visão: Ser um de referência em painéis no Rio Grande do Sul, com implementação de novas tecnologias, fomentando o crescimento de nossa empresa e de nossos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com