TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestao de conhecimento

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.157 Palavras (17 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Administração de Empresas

Atividade Avaliativa - ATPS

Gestão do Conhecimento

Prof. EAD Ms. Rodrigo Rodrigues

Andréia Cristina de Souza Regula Domingos – 3873738151

Franciele Hetzel Marinho – 4300064170

Leandro Martins Ferreira – 4336830163

Rosiane Maria Turati Ferreira – 4311803169

Rogério Cocenza Varrichio – 3830726493

Ribeirão Preto / SP

2012


Andréia Cristina de Souza Regula Domingos – 3873738151

Franciele Hetzel Marinho – 4300064170

Leandro Martins Ferreira – 4336830163

Rosiane Maria Turati Ferreira – 4311803169

Rogério Cocenza Varrichio – 3830726493

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Ms. Rodrigo Rodrigues

Professor tutor presencial Douglas de Castro da Silva

Professor tutor a distância: Luciano Quevedo

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão do Conhecimento para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Ribeirão Preto / SP

2012

Introdução

        Atualmente a gestão de conhecimento esta sendo importante nas organizações, talvez, uma das melhores estratégias para obter vantagens no mercado competitivo. Com isso, muitas empresas estão mantendo um banco de dados mundial com os registros de seus projetos, metodologias, experiências, resultados, solução de dificuldades, propostas e outras informações concedentes à atividade, disponível a todos os profissionais das empresas, a todos os níveis, constituindo-se em real utilização do conceito de Gestão de Conhecimento. Várias fazem útil a divulgação desse recurso até para contratação de novos profissionais.
        O conhecimento pode ter vários significados, sendo eles: informação, conscientização, saber, experiências, aprendizado. O conhecimento é uma mistura de elementos, que podem ser fluido ou totalmente estruturado. A gestão de conhecimento tem como função nas organizações: mapear, avaliar, registrar o conhecimento.
        A implantação de sistemas de Gestão de conhecimento, eficientes e abrangentes é importante, pois melhoram os processos organizacionais, ajudando as empresas a planejar e pensar em estratégias para o futuro. Fazendo com que seus colaboradores se comprometam mais, entendendo todo o processo e o papel de cada um, a fim de atingirem metas estabelecidas, e traçando estratégia para tal, tornando a transparência de dados e informações cada vez mais necessárias para toda a empresa. Tornando imprescindível a formação de uma inteligência coletiva.

“A inteligência de uma empresa não vem do presidente nem da alta gerencia. Ela deve vir do conjunto de todo o conhecimento de todos os membros. Uma grande organização é dividida em muitas seções. Se esta organização não estiver o sistema que integra o conhecimento de cada seção,o conhecimento recém-criado será ineficaz (...) A prosperidade de uma empresa em longo prazo depende de sua capacidade de integrar e acumular essas ideias como uma ideia única.” (Nonaka e Takeuchi, 1997:207).

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar maneiras de estarem preparadas para a concorrência e não serem consumidas pelo mesmo. Não basta para a empresa passar apenas uma boa imagem, é preciso que ela saiba como agir em cada situação. As corporações estão se diferenciando uma das outras pelo que sabem.

O uso do conhecimento e a gestão dele esta sendo uma forma de obter vantagens competitivas no mercado global. A inovação é importante como fonte de cultura organizacional utilizada para criar e colocar rapidamente no mercado novos produtos e serviços. O sucesso da organização esta em renovar os seus conhecimentos.
        Ao introduzir um novo produto ou serviço; ao melhorar um produto já existente; a empresa esta realizando a “inovação do produto”. Ao investigar em novas maquinas que aumentam o desempenho da empresa, ou ao substituir métodos de produção antigos por mais modernos, ocorre a “inovação do produto”. Existe também a “inovação do marketing”, onde através de novas estratégias inéditas na empresa, como por exemplo, a mudança do designer de uma embalagem, nova política de preços ou promoções, se procura conquistar novos mercados ou clientes, assim aplicando a gestão do conhecimento para utiliza-la como diferencial perante o concorrente e inovando cada vez mais obtendo melhores resultados.
        A “inovação organizacional” é mais ampla, pois atua em toda a organização e articulação da empresa, desenvolvendo novas tecnologias, criando novos produtos e serviços, atuando em mercados em constantes mudanças, tendo como efeito e resultado vários benefícios para empresa, tornando-a mais competitiva, reduzindo custos e melhorando o ambiente de trabalho, culminando num aumento natural de produtividade.

A informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz. Sem uma clara compreensão dos processos organizacionais e humanos pelos quais as informações se transformam em percepção, conhecimento e ação, as empresas não são capazes de perceber a importância de suas fontes de tecnologias de informação.

        

Capitulo 01. Definições e aplicações

Segundo Mello e Burlton, a definição conhecimento vem das informações como situado em uma escada de conceitos onde dado, informação, conhecimento e sabedoria são os degraus.

Dado: fatos estruturados, valores de parâmetros e medidas, geralmente sem um contexto.

Informação: dado e contexto de referencia que estabelece significado ou valor para negocio ou alguém relacionado a ele.
        
Conhecimento: o que orienta as pessoas no uso de dados e informações para fazer julgamento, tomar decisões ou realizar trabalho.
        
Sabedoria: confiança comprovada no conhecimento ou tomada de decisão de alguém, geralmente obtida por meio da experiência.
        Por outro lado, Davenport e Prusak definem conhecimento como sendo informação valiosa da mente humana, que incluiu reflexão, síntese e contexto, é de difícil estruturação, transferência e captura em maquinas, bem como é frequentemente tacito.
        Davenport defende um modo holístico de pensar para tratar do gerenciamento de informações e destaca quatro atributos-chave, são elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com