TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestão do conhecimento

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1 PASSO 1

Afinal Salário é fator motivador?

SALÁRIO é uma definição de recompensa ao empregado que trabalha e cumpri tarefas essencial para o sucesso. Sendo assim o empregado tem como desejo satisfazer somente necessidades sua e de sua família.

MOTIVAÇÃO é o que move o ser humano ,esta voltado a satisfazer coisas pessoais.

As pessoas se motivam de diversas formas ,para alguns autores o ser humano se motiva quando suas necessidades são realizadas.Essas necessidades são divididas da seguinte maneira:

Fisiológicas- Segurança -Social- Auto estima - Auto realização.

Se tratando de um fator isolado o salário não é um agente motivador ,tem como objetivos pagar despesas .

Observando somente benefícios sem levar em questão o salário,também não será motivador sendo assim terá que haver igualdade em ambas partes.

È essencial a empresa ter um bom plano de cargos e salários para que assim tenha uma boa gestão .Assim será mais fácil adotar uma política de remuneração sendo ela mais justa e adequada valorizando as habilidades profissionais.

ETAPA 1 PASSO 2

Quadro comparativo das Teorias de motivação.

Teoria da Hierarquia das Necessidades – Maslow

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

Estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos. Maslow, o autor da teoria, considera “necessidade”, a manifestação natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendência a realizar um ato ou a procurar uma determinada categoria de objetos.

Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas, conforme sua predominância e probabilidade

Teoria dos fatores Higiênicos e Motivacionais- Heszberg

Frederick foi baseado em estudos das atitudes e motivações de uma empresa.

Foram feitos estudos onde trabalhadores de diversas empresas respondiam pesquisas sobre principais fatores que desagradavam, e os que deixavam bem satisfeitos,que assim deram o nome de motivadores e os que desagradavam de fatores de higiene.

Assim foi conhecida como ...”Teoria dos dois fatores de Hesberg: Motivação e Higiene.”

Sendo assim temos os Fatores higiênicos :Fatores externos,atua em ambiente que rodeia as pessoas e atingi condições e conseguem desempenhar seu trabalho.

Essas condições são dirigidas pela organizações tem como seguintes fatores higiênicos : O salário,os benefícios sociais,supervisão que as pessoas recebem de seus supervisores ou chefes,condições físicas e ambientais de trabalho,políticas e diretrizes,o clima de relações entre a organização e os colaboradores , os regulamentos internos etc...são elementos que situam no ambiente externo que cercam o individuo.

Já os Motivacionais são inerentes, assimilados com conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle do indivíduo pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto reavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.

Teoria da motivação pelo êxito ou pelo medo de MacClelland

Essa teoria afirma que cada pessoa tem um grau de necessidade ,uma diferente da outra , elas nunca deixarão de existir por menos que ela seja.Uma das principais é a “Realização” que é a primeira necessidade que aprende durante os primeiros anos de vida.

A base da teoria afirma que quando um individuo consegue algo através de um motivo,o mesmo será utilizado para resolver outros problemas essa característica é muito do estilo da pessoa.

Por MacClelland essas necessidades correspondentes há níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores de motivacionais de Hesberg.

Elas são divididas em três necessidades que são:

Necessidade de Realização: Pessoas que apresentam uma grande necessidade de realização ,geralmente buscam a excelência ,sendo assim evitam situações tanto como altos como o de baixos riscos .As pessoas com esta necessidades tendem a evitar situações de baixo riscos porque o sucesso que é atingido facilmente não é uma realização verdadeira.

Se tratando de um projeto de alto risco,as pessoas vêem o resultado como uma oportunidade e crescimento e não vindo dos nossos próprios esforços.

Necessidade de Aflição: Aqueles que têm uma alta necessidade de aflição,tendem ter relações harmoniosas com pessoas e precisam se sentir aceitos por mais pessoas do grupo.

Geralmente essas pessoas aceitam ordem de outros do grupo.

Necessidade de Poder: Ela pode ser dividida em dois diferentes tipos: pessoais e institucionais.Pessoas com essas necessidade de poder pessoal geralmente precisam de um alto poder pessoal e gostam de comandar os demais.

Normalmente é vista como indesejada por demais do grupo.Já os indivíduos que precisam do poder institucional gostam de organizar tarefas,deveres e esforços dos demais ,sempre visando alcançar objetivos daquele grupo.

A teoria de MacClelland é utilizada atualmente para medir o clima organizacional de uma empresa.

Etapa 01 Passo 3

Motivação é um impulso, um sentimento que faz que as pessoas corram atrás para atingir seus objetivos, que o individuo de o seu melhor , e faça tudo para conseguir o que almejam,muitas das vezes inclusive passam por cima de outras.

A Motivação pode ocorrer através de uma força interior,ou seja motivando ou desmotivando,também pode ser chamada de auto-motivação, ou motivação extríseca.

Essa motivação natural é gerada pelo ambiente pelo ambiente que ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com