TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestão do conhecimento

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.390 Palavras (18 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Administração

                                             Disciplina: Gestão do Conhecimento

                                       PROFESSOR EAD: MA. Juliana Leite Kirchner

TUTOR PRESENCIAL: Carlos Pignatari

TUTOR A DISTÂNCIA:

   Adriana de Pádua                                    RA:7324549877

                           Elisangela Matos de Oliveira                  RA: 7307550223

                           

                                   

                                               

                                                  GUARULHOS / SP

                                                   JUNHO DE 2013

INTRODUÇÃO

Sabemos que quanto mais turbulento os tempos, mais complexo é o mundo e mais paradoxos existem, como as contradições, dilemas, inconsistência, enfim;

As empresas hoje não estão enfrentando apenas os paradoxos, mas também tirando inúmeras vantagens deles; Por isso abordaremos neste presente trabalho a gestão do conhecimento, mostrando a sua importância para o sucesso nas empresas, tais como o desenvolvimento profissional como pessoal.

Todo processo de aprendizagem e criação de novo conhecimento começa no individual, isto é, nas pessoas; São delas que surge o ponto de partida e de sustentação para a ação estratégica da organização em seu dia a dia.

Nas empresas, o conhecimento se encontra não apenas nos documentos, bases de dados e sistemas de informação, ou seja, não encontramos apenas o conhecimento explicito, mas também o conhecimento tácito, que cria assim uma socialização através de experiência direta e até mesmo indireta, que gera assim um ciclo, nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelos funcionários.

Assim temos o principal foco que é mostrar que dentro de uma organização tanto podemos cria e utilizar conhecimento convertendo de tácito para explicito, como de explicito para tácito.

Gestão do conhecimento

 Informação somente existe quando redutora de incertezas. Uma vez resolvida à incerteza, as informações são sistematizadas e se transformam em conhecimento. Mesmo que temporário conhecimento é o registro ou histórias das informações em um determinado contexto. Forma assim um conjunto sistematizado de incertezas resolvidas. Portanto, o conceito de conhecimento pode ser sintetizado, como informação registrada e sintetizada. A aprendizagem resgata as informações, que repousam no conhecimento, na medida em que entram novamente em cena para produzir as incertezas dos que a buscam, mas... Inovar é preciso. As organizações são constituídas de indivíduos que se relacionam de acordo com uma cultura, atuam de forma autônoma, mas mantém relação de interdependência, com a finalidade de realização de um ou mais propósitos coletivos. Mantém enlaces dinâmicos com os ambientes nas quais estão inseridos, buscando adaptar-se a eles para manterem-se vivos.

As organizações podem exibir propriedades comuns a todos os sistemas abertos e de segunda ordem, como por exemplo, a entropia negativa, realimentação, diferenciação e finalidade, hoje, com a evolução da tecnologia da informação à gestão do conhecimento, destacam-se a possibilidade e o valor do trabalho cooperativo, que vem integrando talentos humanos como diferencial importante de competitividade. Pois sendo uma disciplina nova no campo da administração, a gestão do conhecimento ainda é objeto de uma variedade de abordagens, definições e percepções.

Mas o que deve ser feito para que favoreça a criação do conhecimento dentro das organizações?

Estimular funcionários com mesa de conversação, palestras, workshops, espaço para criticas e sugestões.  

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com antigos métodos. Em geral as organizações produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos.

Assim seus colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito, percebendo o tamanho da demanda e o aumento do ambiente competitivo.

Vemos que quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro da organização e consecutivamente tem um crescimento dentro da mesma. “A criação, a inovação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas organizações”. Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica. É a grande capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com que os funcionários mais velhos comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos. Isto dever ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente. É muito importante que a empresa consiga restaurar seus profissionais mais velhos, desde que, claro, ela use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens. Pelo tempo dentro da empresa, muitos desses profissionais já passaram por diferentes áreas, coordenaram várias atividades e conhecem como poucos o mercado. Além disso, eles não têm ânsia de nocautear os mais novos. Ao contrário, eles valorizam muito a empresa e fazem de tudo pelo bem do negócio. A companhia precisa saber explorar e expandir essa troca, de um lado, saber que os jovens tem muito a nos oferecer com sua sede de aprendizado, de outro, transformar os mais velhos em bons mentores. Outra maneira de reter, de restaurar estes conhecimentos é a rotatividade do colaborador dentro da empresa, fazendo com que aprendem diversas funções.

Os quatro processos de conversão do conhecimento _ Processo SECI.

 O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permiti postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. Que são:

  1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização, que nada mais é que compartilhar e criar conhecimento através de experiência direta.

 2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização, que é articular conhecimento tácito através de dialogo e ate mesmo de reflexão.

 3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação, que podemos dizer que seja sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com