TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps produções e operações

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.108 Palavras (21 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DA PROÇÃO E OPERAÇÕES

FRANCISCO DANIEL CAMPELLO DA SILVA - RA (193249)

Manaus

2012

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DA PROÇÃO E OPERAÇÕES

FRANCISCO DANIEL CAMPELO - RA (193249)

Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Anhanguera – UNIDERP, Pólo Manaus como nota parcial de Trabalho de Administração da Produção e Operações, do Curso de Administração solicitada pela Professora, Anselmo Duenas Gonzalez.

                                                                       Orientador: Prof. Felipe Malcher

Manaus

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE

3. A CST ARCELOR BRASIL – APRESENTAÇÃO DO CASO OBSERVADO

3.1. Processo produtivo simplificado da empresa estudada

3.2. O PCP da empresa estudada

4. AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA DIVISÃO DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, SÃO:

4.1. Os sistemas informatizados de controle da produção

4.2. Itens de Desempenho no PCP da empresa estudada

5. PREVISÃO DE DEMANDA

5.1 Planejamento de Recursos de Longo Prazo

5.2 Planejamento Agregado de Produção

5.3 Planejamento Mestre da Produção

5.4 Planejamento de Materiais

5.5 Planejamento e Controle da Capacidade

5.6 Programação e Sequenciamento da Produção

5.7 Controle da Produção e Materiais

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

INTRODUÇÃO

O deslocamento de interesses para as áreas-fim das organizações tem motivado reinterpretações de conceitos, antes exclusivos da indústria, para setores de importância crescente como os serviços. Neste caso parte-se de uma estrutura, proposta para as atividades de planejamento e controle da produção, e se as adequa ao setor produtivo. Cada um dos componentes do PCP é apresentado do ponto de vista conceitual/teórico, seguindos e uma interpretação para a situação específica. Estas funções devem ser exercidas de forma integrada, o que se obtém através da integração através de um sistema de informações.

A área de PCP, através de suas atividades é uma ferramenta muito importante para a gestão das empresas, já que é a área dentro das corporações que agrupa e que é responsável por todas as informações, sejam elas técnicas, de qualidade, de produção, financeiras, de vendas ou de distribuição, para de posse destas informações dotar a alta gerência de ferramentas para tomadas de decisão, de forma a definirem estratégias e planejamentos a médio e longo prazos para as empresas.

O PCP otimiza as áreas produtivas, visando elevadas produtividades e índice de funcionamento de máquinas sem esquecer dos compromissos assumidos com os clientes referentes à volumes e prazos de entrega, sendo responsável pelo acompanhamento entre o planejado e o realizado, assim como sendo responsável pela coordenação dos planos de ação para ajustar as diferenças entre previsto e real.

Além de otimizar os resultados das empresas como um todo, ao contrário das áreas operacionais que possuem suas metas especificas, cabe também ao PCP, o gerenciamento de conflitos entre estas áreas específicas, por exemplo, Vendas e Produção, determinando os volumes a serem vendidos e produzidos, os prazos de entrega, as priorizações de produção e os níveis de estoques etc.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE

 “O propósito do planejamento e controle é garantir que os processos de produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores” (SLACK et al, 2002, p. 314).

O planejamento e controle da produção é dividido basicamente em três segmentos, de acordo com o período de tempo a ser planejado, podendo ser planejamento de longo prazo, de médio prazo e de curto prazo.

Conforme Davis et al (2001), o planejamento de longo prazo deve conter os objetivos gerais da organização e suas metas para os próximos 2 a 10 anos e é comumente conhecido como planejamento estratégico, sendo que leva em conta a capacidade da empresa, assim como o cenário econômico e político. Já o planejamento de médio prazo pode ser subdivido de acordo com os itens abaixo:

  • Planejamento agregado da produção: planejamento de produção mensal ou trimestral para os principais produtos ou áreas produtivas, de forma a procurar minimizar custos de produção, níveis de estoque e atender à demanda prevista para o produto. Em alguns casos, pode ainda ocorrer a previsão de vendas por item separada do planejamento agregado ou então, esta pode servir de entrada de dados para a elaboração deste planejamento agregado;
  • Planejamento mestre da produção (PMP): O PMP depende do plano de produto, de mercado e de recursos e gera para a operação a quantidade e os dados dos produtos finais individuais. Geralmente é realizado para um período de 6 a 8 semanas, sempre com a possibilidade de uma revisão completa.

E o planejamento de curto prazo é realizado através da programação detalhada de quando cada operação deve ser executada em cada centro de trabalho e quanto tempo levará para ser processada, da programação da montagem final, onde são identificadas as operações necessárias para colocar o produto pronto para a expedição e, por fim, o controle das atividades de produção, que é o refinamento diário da programação, pois envolve a programação e o controle das atividades do dia-a-dia no chão de fabrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (638.8 Kb)   docx (172.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com