TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps técnicas de negociação

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO

ETAPA 1.CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO

 Na visão de Bazerman e Neale, negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses.

 De acordo com Shell, uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.

  Na visão de Matos, a negociação é uma constante dentro das atividades gerenciais, desde a estratégia às práticas operacionais.

  Para Burbridge, negociação é o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes envolvidas.

 

ETAPA 1.2 EXEMPLO DE NEGOCIAÇÃO JÁ VIVENCIADA

Escolhemos a resposta da Ana Carolina: Eu e meu marido estávamos querendo comprar um imóvel, eu prefiro casa, ele sempre morou em apartamento, tentei negociar com ele dizendo que o preço de uma casa era mais em conta em relação ao tamanho e ao espaço externo, ele disse que apartamento era mais seguro em relação à assaltos. Sempre foi muito difícil negociar com ele, acabei cedendo e compramos o apartamento. Minha falha foi a falta de insistência em algo que eu queria, não queria deixa-lo descontente com a compra, por conta disso não quis continuar negociando e deixei ele decidir.

ETAPA 1.3 RESUMO DAS QUESTÕES 1,2 E 3 ATPS

Consideramos ser mais difícil negociar com amigos ou familiares, muitos acham que, por serem próximos, devemos relevar alguma situação, geralmente quando envolve-se dinheiro.

O fato de ter intimidade ou ser próxima a pessoa prejudica o processo de negociação, quando negociamos com alguém que não conhecemos, podemos deixar mais claro o nosso objetivo ,nos sentimos mais à vontade para estipular prazos, formas de pagamento ou até mesmo deixar claro de um modo direto o porquê de determinada atitude ,sem correr o risco da pessoa levar para o lado pessoal., podemos impor melhor o que esperamos com aquela negociação, claro, fazemos isso com pessoas próximas também, mas geralmente, negociamos com mais “tato”, dependendo do teor da negociação, temos que ir mais devagar, para não magoarmos o outro lado. Exemplo disso é um filho querer sair da casa dos pais, muitos não aceitam e acham que o filho não vai conseguir se cuidar sozinho, o filho nesse caso, tem que ir com calma, deixar claro seu interesse em se mudar, mostrar para os pais o porquê da mudança e as vantagens, mas tudo isso tem que ser feito de um jeito cauteloso.

Negociações em família, na maioria das vezes, existe o ganha-perde.    Por ser família você acaba cedendo com facilidade a determinado assunto para não magoar o outro lado. Para isso deixar de acontecer e passar a existir uma relação de ganha-ganha, temos que deixar de lado por um momento o lado sentimental e tratar a outra pessoa como se fosse uma pessoa qualquer, tomar decisões mais fundamentadas na razão e deixar o coração de lado, afinal, você está pleiteando algo de seu interesse, algo que você quer, então devemos sim, deixar o lado racional agir também com pessoas próximas para ficarmos mais no controle e alcançar o resultado almejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com