TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atual Momento da Economia no Brasil

Por:   •  17/10/2017  •  Artigo  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalho de Conclusão de Curso

Campus Goiânia – GO

Nome: Vanderlei de Oliveira Coelho

Matrícula: 201403396825 - Administração

1.        TEMA DELIMITADO

O estudo terá como objetivo analisar a importância de Políticas Estratégica de Cargos, Carreiras e Remuneração nas Empresas Públicas Federal 100% dependentes da União, promovendo estudos e reflexão sobre a gestão dos Planos de Cargos, carreiras e Salários e seu alinhamento junto aos objetivos estratégicos da empresa, bem como os avanços e evolução da estrutura do sistema de Carreiras na Administração Pública, apontando as consequências para a Administração Pública e para os Empregados Públicos. A análise se limitará a uma visão teórica a respeito do tema, apoiando-se em estudos e obras publicadas mais recentemente.

2.        INTRODUÇÃO

Pretende-se com este artigo apresentar estudos quanto a relevância da importância de Políticas de Cargos, Carreiras e Remuneração nas Empresas Públicas Federal 100% dependentes da União no sentido de levantar procedimentos que podem ser utilizados pelas áreas de gestão de pessoas a fim de propor direcionamento das políticas de concessão de salários e recompensas aos empregados públicos.

As políticas salarias do setor público, em geral, são realizadas através de planos de cargos, carreiras e salários, que atualmente são as leis que normatizam a promoção e progressões nas carreiras públicas.

Conforme cita Domingues e Ladosk (2007) nos últimos anos, novos fatores consolidará, o interesse do movimento sindical em negociar Políticas de Carreiras, Cargos e Salários, com o objetivo de preservar e aprimorar a curva salarial, isto é garantir a valorização relativa que separa os diversos cargos de tal forma que a renegociação dos pisos salariais de uma categoria implique consequentemente alteração de todos os salários da empresa.

Desta forma, é importante analisar as Políticas Estratégica de Cargos, Carreiras e Remuneração nas Empresas Públicas Federal 100% dependentes da União como sendo importantes instrumentos gerencias para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma administração/organização pública federal.

Segundo Stefano, Uemura e Verri (2013) as organizações vêm utilizando inovadas ferramentas administrativas para auxiliar na gestão estratégica de pessoas, que em muitos casos, estas ferramentas são vistas como diferencial competitivo a se destacar no mercado, contudo a visão de cargo, carreiras e salários são percebidas por diferentes maneiras pelos trabalhadores.

De acordo com Marques (2015), a história das políticas de gestão de pessoas na administração pública brasileira é marcada por uma série de descontinuidade e por dificuldades significativas referentes à estruturação dos seus principais sistemas.

        A autora ainda pontua que a década de 90 foi marcada pelo aumento significativo do quantitativo de cargos organizados em carreiras do serviço público federal, existência de fortes distorções de remuneração, resultando em pressões pela reposição de perdas salarias e existência de desvios nas práticas de avaliação de desempenho das empresas públicas em decorrências das pressões pelo crescimento na carreira por meio de progressão e promoção.  

3.        CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Inicialmente cabe destacar, que as políticas de Cargos, Carreiras e Remuneração significa uma intenção, uma espécie de guia, de norte, que disponibiliza estabelecer formas de alcançar os objetivos estratégicos desejados. Entende-se como cargo sendo um conjunto de funções substancialmente idênticas quanto à natureza das tarefas executadas e às especificações exigidas do seu ocupante.

Carreira significa rota, percurso, fileira, esfera de atividade da profissão. Nesse sentido, estabelecendo uma junção dos significados, o conceito de Plano de Carreira refere-se à intenção de rota, de percurso, ou seja, um guia para alcançar os objetivos desejados na profissão escolhida. Todo profissional (público ou privado) tem metas a serem alcançadas. Todas as organizações públicas ou privadas têm sua missão e objetivos a atingir.

Seguindo esta linha de pensamento, o Plano de Carreira deve ser dialético, visando integrar interesses mútuos entre o colaborador e a instituição. É o caminho do sucesso profissional, o mesmo tempo que possibilita para a organização diminuir a rotatividade de pessoal, a melhoria da qualidade do trabalho, os ganhos financeiros e o aumento da produtividade. O profissional com um Plano de Carreira sério torna-se mais focado, mais produtivo, dedicado e possibilita um trabalho em equipe por excelência.

Para tanto, faz-se necessário um Plano de Cargos, Carreira e Salários, voltado para a gestão de pessoas, efetivamente claro, transparente, consistente e que desenvolva oportunidades objetivas, valorativas e contemplativas reais ao profissional. Consequentemente é possível criar mecanismos para motivar, atrair, manter e engajar os profissionais da organização.

         

4.          O PROBLEMA

Desta forma, quais são os benefícios para os empregados públicos e para as empresas públicas federal 100% dependentes da União, uma gestão dos Cargos da remuneração e das carreiras frente as novas modelagens de remuneração estratégica?

5.          OBJETIVOS

  • Geral ou Final

Verificar a importância da gestão estratégica de cargos, carreira e remuneração, nas empresas públicas federais 100% dependentes da União, a partir do entendimento dos fundamentos técnicos, dos principais conceitos e da análise dos modelos tradicionais e modernos, considerado o cenário atual, os desafios e as necessidades de uma política salarial equitativa.

  • Específicos ou Intermediários
  • Identificar o alinhamento conceitual relacionado a cargos. Carreira e remuneração nas empresas públicas federal 100% dependentes da União;
  • Analisar de forma crítica os sistemas tradicionais de cargos e carreiras frente as novas modelagens de remuneração estratégica no Setor Público;
  • Analisar o atual sistema de carreiras públicas, comparando suas características com as práticas remuneratórias e de desenvolvimento de carreira adotadas no mercado privado;

6.          REFERENCIAL TEÓRICO

Ao longo dos últimos anos, tem sido crescente a multiplicidade de formas de remuneração, na tentativa de motivar os funcionários, aumentar o vínculo entre os mesmos e as empresas e contribuir efetivamente para os resultados organizacionais estratégicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com