TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna e de Certificação

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Auditoria Interna

A auditoria interna é um conjunto de procedimentos técnicos que objetivam, por meio da observação, questionamento e checagem, examinar e avaliar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais de uma organização, seus registros e procedimentos internos, aferindo a qualidade, segurança integridade, adequação e eficácia destes.

É, portanto, uma atividade independente e objetiva, empregada como ferramenta de controle e gestão que auxilia as organizações na realização de seus objetivos, fornecendo-lhes análises, recomendações e avaliações a respeito do cumprimento de normas e procedimentos e da eficácia e confiabilidade das informações e registros contábeis, financeiros e operacionais, entre outras coisas.

Prazo: Deve ser realizada semestralmente, isto é, a cada 6 meses, no mínimo. Mas o SGQ pode definir prazos menores.

Relatórios:

Relatório Sintético: informa a alta direção da empresa, de forma rápida e sucinta, sobre o que não vai bem ou necessita correção.

Relatório Analítico: leva aos setores auditados todas as informações e detalhes necessários à boa solução dos problemas encontrados durante a auditoria.

Relatório Confidencial ou Especial: São solicitados pela diretoria sobre um determinado assunto em específico a qual lhe é de interesse. São também aqueles que reportam as indesejáveis fraudes de maneira reservada.

Relatório Parcial: É utilizado para comunicar problemas verificados que exigem a correção imediata. Também serve para comunicar alguma dificuldade ou qualquer tipo de ocorrência que interfira diretamente no trabalho em execução ou, que de uma forma ou de outra, possa estar relacionado com a atividade do auditor.

Auditoria de Certificação

A auditoria de cerificação é a avaliação efetuada por auditores de entidades certificadoras para verificar a conformidade do SGQ com os requisitos e normas da certificação almejada. Ela determina o nível e a eficácia da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade na organização por meio da verificação de todos os seus elementos, efetuando uma análise crítica dos resultados da auditoria para decisão sobre a concessão ou não do certificado.

A auditoria de certificação geralmente consiste em duas fases.

A primeira fase avalia a documentação, o cumprimento e eficácia da auditoria interna e sua revisão pela gestão e a coleta de informações necessárias para a preparação da auditoria de certificação em si.

Na segunda fase há a demonstração da aplicação prática dos procedimentos documentados pela organização e avaliação da eficácia do sistema de gestão de acordo com o padrão a ser certificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (948.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com