TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria e consultoria na área de recursos humanos, legislação e práticas trabalhistas, recrutamento e seleção

Seminário: Auditoria e consultoria na área de recursos humanos, legislação e práticas trabalhistas, recrutamento e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

NATÁLIA PEREIRA CAVALCANTE

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Maceió

Maceió

2014

NATÁLIA PEREIRA CAVALCANTE

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho de produção textual interdisciplinar Individual ao Curso (Gestão em Recursos Humanos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas (Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos; Legislação e Práticas Trabalhistas; Recrutamento e Seleção; Seminário III).

Prof. Rinaldo Lima

Jossan Batistute

Vania Machado

Cláudia Cardoso

M. Napoli

Ana Céli Pavão

Maceió

2014

SUMÀRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................... 4

DESENVOLVIMENTO ................................................................... 5

CONCLUSÃO ............................................................................... 15

REFERÊNCIAS ............................................................................. 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre os principais temas discutidos nas disciplinas do 3º semestre, consolidando assim os conhecimentos adquiridos.

Durante este semestre que foram divididos em etapas, pudemos ter um estudo mais detalhado sobre a organização do trabalho em uma empresa, os métodos e os tipos de recrutamento, suas vantagens e desvantagens, tanta para empresa, quanto para os profissionais; as principais técnicas de seleção utilizadas pelas empresas; o que deve constar em um bom currículo; as partes e os roteiros de uma entrevista de emprego; como deve ser a postura de um entrevistador para que o processo de recrutamento e seleção seja realizado com a melhor qualidade possível.

E consequentemente podemos entender a importância de um bom planejamento do processo e recrutamento e seleção para alcance dos resultados organizacionais de uma empresa, ficando assim mais fácil que a mesma garanta todos os direitos o seus trabalhador. Mas para que esse planejamento de fato aconteça será necessário que o candidato aprovado no processo de seleção faça jus a esses direitos, comprido com todas as rotinas solicitado para a sua admissão, (lista de documentos, guia de exame e contrato de trabalho). Abordamos também a importância da convenção coletiva de trabalho, o Conceito de plano de auditoria e os processos que podem ser auditados na área de Rh e em outras áreas da empresa, assim como as ações corretivas e preventivas e os critérios para escolha da equipe de auditores internos.

Para o desenvolvimento desse trabalho foi escolhida a pesquisa bibliográfica, onde foram pesquisados autores como varias ideias e conclusões obre o assunto abordado. O material bibliográfico foi pesquisado utilizando meios como: Artigos, livros e pesquisa on- line.

DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais em que vivemos a economia global tomou uma grande velocidade e vem fazendo grandes mudanças no cenário das organizações do trabalho. Mudança essas que aconteceram na economia mundial e nacional, climáticas, estruturais, nas relações interpessoais nas subjetividades dos trabalhadores e na sociedade. Em nossas vidas a organização tomou uma posição central e assim passamos a viver centrados pelas organizações, sejam elas: empresas, escolas, hospitais, órgão públicos, sindicatos, creches, lojas, mercados, shopping, entre outras.

Com a abertura da economia brasileira intensificou o processo de globalização em todos os setores produtivos, econômicos e sociais. As empresas para se manterem no mercado e enfrentar a concorrência das empresas transnacionais, buscaram adaptar-se à nova realidade mundial com métodos cada vez mais apurados de administração empresarial, controle do capital financeiro, novas tecnologias, baixos custos de produção e mão-de-obra altamente qualificada, dentre outros aspectos. Considera-se um dos setores mais afetados pela automação e pelas mudanças organizacionais, a força de trabalho nas organizações devido a rapidez com que as empresas têm implantado novas tecnologias, levou-as a buscar mão-de-obra especializada, habilidades polivalente, criativa, voltada para participar e solucionar problemas. Porém, os treinamentos oferecidos pelas empresas caracterizam-se pela realização de tarefas mecanicistas e rotineiras na maioria das vezes.

Hoje os trabalhadores são vistos como pessoas e não mais como recursos, no cenário organizacional. No entanto muitas vezes faz- se necessário resultados organizacionais que impede os profissionais de parar de pensar como pessoas. Então diante disso o profissional que atua nas atividades de recrutamento e seleção de pessoal deve ter algumas características pessoais, um perfil profissional e certas competências.

É a partir das competências organizacionais que se definem quais as necessárias aos profissionais que nela atuam e o perfil do profissional necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com