TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS; LEGISLAÇÃO E ROTINAS TRABALHISTAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEMINÁRIOIII

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05

3. CONCLUSÃO................................................................................................18

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................19

1. INTRODUÇAO

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo na buscar do conhecimento especifico na gestão e estratégias em recursos humanos, visando à melhoria na organização do trabalho, adotando todas as técnicas, no desenvolvimento tanto prático quanto intelectual, obtendo excelentes resultados.

A evolução das tecnologias da informação vem promovendo diversas mudanças na sociedade em geral. Entre elas está a disponibilização de uma quantidade cada vez mais crescente de informações, resultado principalmente do aumento da capacidade de processamento e armazenamento. Este fenômeno torna-se cada vez mais evidente e vem sendo observado por diversos estudiosos da área.

O cenário político e econômico trouxeram reflexos na vida de muitas pessoas. Mudança de hábitos e a concorrência na disputa de novas vagas de trabalho têm exigido mais dos profissionais que recrutam e selecionam pessoas com potenciais que pode fazer a diferença dentro das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

O cenário organizacional e o mercado de trabalho nessas ultimas décadas sofreram transformações na vida pessoal e profissional, fazendo surgir um novo perfil. Competência passou a ser sinônimo de talento. Exigência, tanto para quem é um profissional em gestão de pessoas, que seleciona e recruta profissionais com perfil adequado, para as organizações, exigindo mais qualificação dos trabalhadores fazendo com sua capacidade intelectual, possa gerar e transmitir conhecimentos.

Portanto é necessário que invista na qualificação fazendo com que esse potencial criativo e empreendedor tragam inovações, as quais as organizações necessitam.

Mais do que está empregado dentro de uma empresa, é saber exercer atividade com responsabilidade. E uma das formas de saber, o profissional certo de acordo com Chiavenato (2010,p. 218), é a descrição de cargos que é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.

A descrição e análise de cargo, pode-se dizer que é uma ferramenta essencial nas empresas, pois, a sua importância é entender a atividade a ser ocupada e identificar os requisitos mínimos em que o profissional irá ocupar e entender o que faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz, para que possa desempenhar a atividade de uma forma adequada e com responsabilidade, as quais as condições de trabalho lhe impõem de como deve ser feito, mantendo-o focado no cargo (Chiavenato, 2010, p.219).

Fazer com que o candidato entenda tão bem a descrição de cargo a ser preenchida, é fundamental que o profissional em RH faça o recrutamento certo, atendendo as necessidades da empresa.

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização. Chiavenato (2009, p. 68, grifo nosso).

Entende-se que o recrutamento é um processo de informações pelas quais as empresas divulgam a abertura de mercados de talentos e possui cargos em abertos que necessitam de serem preenchido. É necessário que as empresas façam um planejamento cauteloso, levando-se em conta o baixo custo, selecionar um número suficiente de candidatos com perfil adequado à vaga destinada em tempo hábil.

No entanto, de acordo com as necessidades das empresas, mais do que planejar, é preciso entender que existem três formas de recrutamento.

Começamos pelo recrutamento interno, que nada mais é a forma de recrutamento realiza do dentro das organizações que tem como objetivo de divulgar a abertura de vagas focando o mercado interno buscando funcionários qualificados e com competência para assumir uma oportunidade em diferentes setores ou em diferentes atividades.

As vantagens desse tipo de recrutamento é o custo por ser mais econômico com relação ao tempo e investimento, treinamento de pessoal, mais rápido, estimula a preparação para promoção, melhora a autoestima com moral interno, maior índice de validade e segurança, pois, demonstra confiabilidade e valorização das pessoas que fazem parte de toda a empresa.

As desvantagens não são nada pequenas, pois é preciso ter pessoas bem preparadas e de conhecimento em todos os setores da empresa, cria-se um ambiente muito amistoso e de conflitos de interesses, o não recrutamento externo, o não crescimento e perda potencial na função, o individuo fica parado e inovações e novas ideias que não surgem e acabam caindo na rotina.

O recrutamento externo busca preencher uma determinada vaga com base nos recurso humanos existente na organização, com a finalidade de conquistar novos talentos, demonstrando o seu potencial que se encaixem com o perfil adequado dentro da organização sendo elas distante ou não.

Suas vantagens consistem a inclusão de novas pessoas, sangue novo na empresa possibilitando inovações na equipe de trabalho, aproveitamento em treinamentos e técnicas já desenvolvidas em trabalhos anteriores, atualização no estilo e novas tendências no mercado.

Com tudo que foi citado em busca de abertura de selecionar novas pessoas, tem suas desvantagens com relação ao custo bem alto na admissão do candidato ao preenchimento da vaga, o tempo que se leva em desenvolver o processo da atividade, desmotivação dos funcionários comprometendo o desenvolvimento de suas carreiras e um cuidado maior do candidato desconhecido e podendo afetar a política salarial.

Com o avanço da tecnologia em aproximar as pessoas cada vez mais perto uma das outras e na velocidade em que as informações circulam e a criação de redes sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com