TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria em Registros do Centro Cirúrgico

Por:   •  4/5/2021  •  Artigo  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO HOSPITALAR

Resenha Crítica de Artigo

Cinthia da Fonseca Souza Maciel

Trabalho da disciplina Auditoria e Controle Hospitalar

                                               Tutor: Prof. Maria Eunice Amaral Dantas

Quirinópolis - GO

2021


 AUDITORIA NOS REGISTROS EM CENTRO CIRÚRGICO

Referências: Rev. Adm. Saúde - Vol. 18, Nº 72, jul. – set. 2018http://dx.doi.org/10.23973/ras.72.120. Andresa Thomé Silveira, Thiago Thomé Silveira e Patrícia Treviso.

           O estudo de caso relata os aspectos da auditoria em débitos do centro cirúrgico, tendo como principal objetivo identificar as principais fragilidades e desafios relacionados à auditoria de enfermagem em centro cirúrgico.

           O artigo descreve que a auditoria em débitos tem sido cada vez mais criteriosa, que se os registros se tornarem totalmente corretos, a instituição não só diminuirá perdas, como também obterá resultados positivos, melhorando a gestão dos processos, caso contrário tem como consequência o aumento de custos para a instituição.

           Neste contexto com a evolução do cenário epidemiológico “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas” e o desenvolvimento técnico-cientifico, a competitividade entre as instituições hospitalares, os serviços de saúde passaram a oferecer tratamentos cada vez mais dispendiosos, gerando preocupação desses prestadores em otimizar seus custos, minimizar as perdas e avaliar a assistência.

           No âmbito da saúde a auditoria de enfermagem é uma avaliação sistemática, realizada através dos registros de enfermagem no prontuário do paciente, com finalidades fornecer dados para a melhoria da qualidade do cuidado e dos próprios registros é peça chave na conferência dos registros e cobrança das contas, mas o trabalho que a auditoria realiza dentro de uma instituição de saúde é uma atividade que vai além de uma simples conferência de compatibilidade entre os procedimentos realizados e a cobrança hospitalar, a enfermagem possui uma visão ampla do funcionamento das instituições hospitalares, assim facilitando a sua atuação para esta função.

           A enfermagem pode atuar nas duas modalidades da auditoria: auditoria retrospectiva, após a alta do paciente ou na auditoria concorrente, enquanto o paciente ainda está hospitalizado ou em atendimento. Na área de centro cirúrgico, o auditor de enfermagem atua também na elaboração de pacotes de procedimentos cirúrgicos, buscando melhorar a negociação do hospital com as operadoras de planos de saúde, sendo assim os registros de enfermagem devem abranger as informações sobre a saúde geral do paciente, sobre as observações e intervenções realizadas, bem como acolher as informações administrativas referentes a transferências, equipamentos e insumos.

Falha nos Registros

           Os registros das atividades realizadas é uma ferramenta de grande importância, pois constituem um dos instrumentos efetivos para a comunicação e o planejamento dos serviços prestados ao cliente. Todos os medicamentos e materiais utilizados em cirurgia precisam ser devidamente preenchidos e checados com início e término, sendo que nas instituições em que ainda não se utilizam checagem digital, o registro deve ser feito de forma legível com suas respectivas quantidades, compatíveis com as fichas de descrições. É necessário controlar o uso adequado dos materiais para que não haja desperdícios.

          Caso os impressos não forem preenchidos e checados devidamente acarretará em glosas devido às falhas das anotações, gerando prejuízo a instituição. Os registros da equipe de enfermagem e médica não podem conter:  ilegibilidade, informações incompletas, erros de ortografia, falta de checagem e de justificativas, tornando assim, um risco para o profissional e sua instituição. Analisando todos os aspectos dos registros, pode-se assim caracterizá-los: eles devem ser legíveis, de preenchimento correto e claro e com descrição de toda a assistência prestada ao cliente durante sua passagem dentro de uma instituição.

Educação continuada

           É de suma importância a educação continuada para orientar a equipe multidisciplinar a executar os registros de forma adequada e completa, ao mesmo tempo, compartilhar todas as contas que apresentam algum problema, desta forma evitam falhas e agilizam o processo do faturamento. É necessária a realização de treinamentos sistematizados para capacitar a equipe de enfermagem, na busca da valorização das anotações dos profissionais de saúde, da melhoria nos resultados e do monitoramento dos cuidados prestados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com