TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Métodos e Técnicas de Estudo

Por:   •  16/6/2022  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Curso: Administração.

Disciplina: Métodos e Técnicas de Estudo - A1

Docente: Flavio Marcos Silva Sarandy.

Discente: Evaldo Souza Da Silva Junior.

Fichamento de conteúdo

Referência:

DINIZ, D. (4 de abr de 2020). 1 vídeo (29:32 min). Aula 3: Debora Diniz, Plágio e receio sobre originalidade.Publicado pelo canal Rosana Pinheiro-Machado, disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=BCsPFSmDKHg&list=PLBVAwdZA2BFjZxjGJjubPM8Mj9BXU6vg&index=7> .Acesso em: 21 de abr de 2022.

Aula 3: Debora Diniz, Plágio e receio sobre originalidade.

O vídeo de Debora Diniz aborda como ponto central o plágio e o receio sobre a originalidade com foco na vida acadêmica. Debora começa com sua definição sobre o tema “Eu estou definindo plágio como uma apropriação indevida de uma criação literária, de uma peça escrita de outra pessoa” (6:30). Sendo essa apropriação realizada ao se retirar trechos, frases, ideias e conceitos já ditas anteriormente por outra pessoa e as colocando como sua autoria. O plagiador é um mentiroso que usa de artifícios ou a própria simplicidade do copia e cola para enganar o leitor, ou seja, um trabalho de um preguiçoso. Essa é uma questão de integridade e de ética acadêmica.

Em seguida é introduzido o termo “pastiche” vindo do campo da arte onde é muito valorizado, porém na literatura ele é um intertexto feito para enganar o leitor trocando palavras ou organizando-as de maneiras diferentes, mas mantendo o conteúdo da mensagem inalterada. Há uma confusão da ideia de plágio como cópia e plágio como um pastiche, como Debora ressalta em “Essa certa repetição, até mesmo sem fonte, é onde há o deslizamento do ser introduzido ao jargão do campo e onde, inadvertidamente, correr o risco de um pastiche, porque está se repetindo o que outros já disseram.” (18:02)

Para evitar o risco de plágio Debora dá duas soluções: “A primeira solução é sempre citar suas fontes. Aquilo que você leu, você cita.” (18:32) e a segunda “paráfrase não é pastiche” (22:00). Cuidar das referências bibliográficas é essencial, como também a citação direta ou por paráfrase. Citação direta é a palavra exata do autor, referenciando-o, e na escrita acadêmica não se deve tomar mais de 10% do texto. Já paráfrase é feita pela interpretação pessoal e analítica de um texto original.

Por fim ela conclui o vídeo com um pouco sobre originalidade e ineditismo “Onde eu sou original? Nesta composição. Entre o jargão, a paráfrase e a citação direta com seu tema de pesquisa” (26:03). Em outras palavras a originalidade está no processo de escrita pessoal apresentando uma outra perspectiva do tema de pesquisa, ligando os autores e conceitos, compreendendo os originais.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com