TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema: O processo de negociação.

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 16

2.1- Introdução

Quando falamos em produto, pensamos imediatamente em bens matérias, físicos e tangíveis utilizados para consumo ou reprodução de outros bens. Quando o assunto é serviços, no entanto, imaginamos algo mais difícil de mensurar, algo intangível. As diferenças entre produtos e serviços são pouco mais complexas, envolvendo, por exemplo, o grau de uniformização e de mecanização, bem como os insumos utilizados. O livro aborda a palavra produto num sentindo mais amplo, isto é, abrangendo tanto o produto propriamente dito como o serviço. Depois dessas explicações, podemos definir o que vem a ser um produto: é o resultado de um processo de transformação, ao qual é agregado um valor e atende a necessidades do mercado.

2.2- Tecnologia do produto- pg.13 a 20

O desenvolvimento ou aprimoramento de uma tecnologia em um produto se dá conforme a necessidade que o mesmo apresenta durante seu processo de produção ou como produto final.

2.2.1 Metodologia PRP (Product Realization Process)

O fluxo de uma empresa é representado por entrada, os Inputs da empresa, que representa os recursos utilizados, o processo que é a forma utilizada para a produção do produto e a saída, os outputs que é o produto final.

A metodologia de PRP segue algumas fases que influência no processo de idealização e planejamento do produto, possibilitando o controle de custos, utilização dos recursos e aprimoramento do processo produtivo que atenderá as necessidades do cliente.

2.2.2 Primeira fase do PRP- por onde começar?

Durante as etapas de desenvolvimento de um produto a primeira fase a ser pensada é a missão, na mesma será estipulado o papel que a empresa exercerá na sociedade e se o esforço empregado valerá a pena para atender o objetivo do cliente. É nessa fase que devemos nos perguntar se temos tecnologias que nos mantém iguais ou mais competitivos no mercado que sofre com constantes mudanças.

O uso da técnica de Benchmarking consiste em não partir do zero para solução de problemas durante o projeto do produto, mas buscar soluções através de pesquisas em empresas existentes com os mesmos ramos para que seja possível ter referencia na tomada de decisões.

2.2.3- Segunda fase do PRP e o desenvolvimento conceitual do produto

É nessa fase que identificamos os requisitos funcionais do produto e o custo agregado, tomamos por margem comparativa o quanto podemos mostrar exaltar as diferenças competitivas do objeto ofertado e nossas vantagens competitivas quanto ao prazo na entrega, podemos usar como modelo os atuais telefones celulares que têm por função a comunicação do nosso cliente com o mundo, mas o que o difere dos demais é os softwares inclusos no mesmo que justifica o custo agregado.

2.2.4- Terceira fase do PRP e sua integração à metodologia

Nessa fase é feito o estudo da viabilidade do produto isso é possível através do processo de desenvolvimento do produto onde são utilizados os aspectos técnicos, de mercado, financeiro e de recursos humanos, entre outros.

Na seleção de problemáticas e soluções, são definidas as alternativas mais viáveis sob todos os aspectos vistos nas fases anteriores.

2.2.5- Quarta fase do PRP- Aprimorando o conceito do produto

Nesta fase já possuímos um projeto detalhado, os processos já estarão definido, podendo ocorrer pequenas modificações necessárias que não interferirão na sua essência. Com os materiais já definidos é possível a localização de fornecedores e as possíveis negociações que reduzirão os custos com recursos. Nessa fase é preciso identificar os meios necessários para a produção, isso engloba todas as etapas incluídas para o relacionamento da empresa e fornecedores e os prazos de entregas, o poder de barganha e as disponibilidades, isso possibilita decidir se o produto deve ou não ser lançado. Nessa fase nos é possível identificar se os custos de produção de nosso produto atende as necessidades do cliente e se é um negócio rentável, se a resposta é positiva podemos passar a quinta fase.

2.2.6- Quinta fase do PRP- a Fase das Analises

Para executar análises de engenharia, devem ser utilizadas as mais modernas e melhores práticas, isso inclui novas formas de ver o projeto, desde a manufatura até a montagem final e seu ciclo de vida nas mãos do consumidor e o processo de descarte quando necessário é preciso identificar os problemas que o processo de descarte pode apresentar e as formas de coleta do mesmo e como impedir que o mesmo fosse descartado no meio ambiente.

2.2.7- Ultima fases do PRP e Feedback

Nessa fase é feito um protótipo do produto, identificando se o mesmo deve ser produzido, e se teremos respostas ao questionamento:

Nosso projeto corresponde às necessidades do cliente?

Nosso produto é o que o cliente precisa?

É preciso saber que o projeto está sujeito à aceitação e oscilação do mercado, para isso é preciso precisão no lançamento e uma boa jogada de marketing para a programação do lançamento no mercado.

2.3 - Tecnologia do Processo- Pg.-20 a 30

Michael Hammer afirma que numa organização voltada para processos todos tem que dominar o processo, pois eles são cuidadosamente projetados e mensurados os funcionários não devem apenas realizar as tarefas sob o comando do chefe, eles devem entender os motivos e objetivos almejados pela empresa.

Processos é um conjunto de atividades envolvidas numa entrada que resultará numa saída que representa um estado diferenciado do original.

Os processos podem ser classificados em: processos produtivos, processos administrativos e processos comerciais.

Os processos são sistemas ou subsistemas de um sistema mais amplo que envolve o conhecimento de algumas teorias gerais do sistema. Para Hammer numa empresa simples é necessário três pessoas para desenvolver o processo de sistemas, uma gerenciará o estoque, outra cuidará da expedição do pedido e a outra fará o contato direto com o cliente, o que difere das empresas tradicionais onde esses funcionários trabalham de forma isolada. Se aplicarmos a tecnologia de processo pode pensar uma melhor maneira que essas partes trabalhem junto facilitando o desempenho e o desenvolvimento dessas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com