TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava 1 relatorio pra alula

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Pré-aula nº 3                                Administração de Materiais & Logística

7 e 8º – Administração Manhã

                                                                            14 de setembro de 2015.                                                           

Professor: Gilmar Camargo

Aluno: Luiz Carlos Ramos de Almeida

Para a aula sobre “Aquisição de recursos materiais” e “Aquisição de recursos patrimoniais: empreendimentos e equipamentos”, cada aluno deverá estudar os capítulos 5 e 6, da página 115 a 163 do PLT 222. Poderá pesquisar também em outras fontes, como: na bibliografia básica da unidade ou na bibliografia complementar da disciplina, ambas relacionadas no PEA e do Plano de aulas desta disciplina, na internet, em vídeos no Youtube, etc. Após estudo, cada aluno deverá fazer um relatório do que leu e aprendeu.

Esse relatório servirá de subsídio para aula do dia 14/09/2015 e para elaboração do “estudo de caso nº 3”. Ambos, o relatório de cada aluno e o estudo de caso realizado pelo grupo, conforme instrução para cada estudo de caso e deverão entregá-los ao professor em sala de aula.

Recursos de materiais soa os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social. Hoje em dia e tendência manifesta nas empresas a organização viltada por processos, em detrimento da organização voltada para as tarefas. Na identificação dos macros ou megaprocessos de uma empresa, e praticamente certa a existências do processo de compras ou procurement, independente de seu porte e objetivo. Os sinais de demanda e a forma sob a qual a informação chega a área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial.

O materials requirement planning (MRP) ou planejamento das necessidades de mateiras e uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto. O sistema just-in-time e um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor. Quase todas as empresas, a partir de um certo porte, já dispõem de softwares para o acompanhamento do processo de compras.

Hoje podemos dizer que, entre cliente e fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança mútua, em que ambos saem ganhando. Com a tendência a horizontalizarão, na qual as empresas passas a comprar cada vez mais, fabricando internamente cada vez menos, a relação cliente-fornecedor adquire cada vez mais importância.

Dependendo do porte da empresa os recursos patrimoniais, poderá estar constantemente adquirindo e vendendo bens patrimoniais. Bens patrimoniais como equipamentos, merecem atenção especial dos gerentes, em face da sua complexidade que, muitas vezes, exige estudos detalhados. Na avaliação pela queipe, a empresa ou equipe para eferuar a aquisição deve fazer uma avaliação das propostas e dos proponentes, visitando suas intalações fabris, levantando seus cadastros quanto aos bancos e órgãos públicos, como INSS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com