TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ética

Por:   •  18/6/2015  •  Artigo  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

O contexto desse trabalho é abordar algumas vertentes da ética, explica-las e exemplifica-las, baseando-se em valores e códigos de ética da empresa Petrobras, criando um funcionário que destoe essas condutas, e mostrar o quão prejudicial é para a organização e para o colaborador o desvio de interesses.

Há também impactos causadores de um ambiente de trabalho desagradável e implicações que possam ocorrer caso não seja resolvido, e o exemplo citado é Alexandre, o colaborador que pratica ações utilitaristas, e até pragmáticas, desde que acarrete em benefício próprio.

Esse relatório, demonstra a importância de se obter interesses, valores e condutas que se assemelham à organização em que se atua, e se não obtiver, a flexibilidade e respeito pela opinião e cultura alheia, pois a limitação de ambos os lados, desestabilizará o ambiente e os objetivos a serem alcançados.

CRENÇAS E VALORES DA EMPRESA

CRENÇAS E VALORES DO PROFISSIONAL DESTOANTES DOS VALORES E CRENÇAS DA EMPRESA

“O mérito é o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento, recompensa, avaliação e investimento em pessoas, sendo o favorecimento e o nepotismo inaceitáveis no Sistema Petrobras”.

Petrobras (2015)

Alexandre, funcionário há quatro anos, não concorda com avaliação por mérito, acredita que somente o tempo de serviço é suficiente para receber recompensas e reconhecimento na empresa.

"Conduzir seus negócios com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto a seus acionistas, investidores, empregados, fornecedores, clientes, consumidores, poder público, imprensa, comunidades onde atua e sociedade em geral, buscando alcançar crescimento e rentabilidade com responsabilidade social e ambiental".

Petrobras (2015)

Alexandre, também não gosta de obter a transparência, pois diz que se não fosse transparente poderia ter mais chances de tomar o dinheiro para interesse próprio, ganhando mais sem nem ao menos exercer a função ou merecer.

"Valorizamos a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições. Garantimos os princípios do respeito às diferenças, da não discriminação e da igualdade de oportunidades".

Petrobras (2015)

Alexandre não adota a postura de respeito à diversidade, diz que hão pessoas que não tem como aceitar, além transparecer machista e misógino.

"Estamos prontos para mudanças e aceitamos a responsabilidade de inspirar e criar mudanças positivas".

Petrobras (2015)

Alexandre não gosta de mudanças, e não as pratica quando há implantação, opta pelo modo tradicional de trabalho não acompanhando a tecnologia e seus avanços, atrasando seu trabalho independente dos impactos causadores.

2 –         O conjunto de crenças e valores escolhidos são destoantes por não estar de acordo com o que a empresa em questão, a Petrobras, pratica e dissemina diante de seus colaboradores e clientes. Por esse motivo, a discrepância nos valores e crenças colaborador/empresa, proporcionará futuros desentendimentos.

Conflito de Interesses -

Avaliação por Mérito:

Alexandre se mostra desmerecedor e prepotente, pois a avaliação por mérito ocasiona maior reconhecimento pela capacidade que cada um possui, e aumenta as chances de crescimento, para alcançar a auto realização.

Transparência:

A transparência demonstra o vínculo que a empresa quer proporcionar ao cliente, e o interesse em adquirir confiança do mesmo, e ser contra esse valor, demonstra suspeitas em relação ao colaborador, dificultando a criação de um ambiente saudável.

Respeito:

A falta de respeito praticada por Alexandre, e suas características machistas repelem clientes e colaboradores, o efeito consequente é a má reputação que a empresa adquiri por seus atos, e desinteligência por demonstrar esse aspecto prejudicial à sociedade.

Flexibilidade:

Como último exemplo, o colaborador citado não abrange o interesse em mudanças e melhorias, mantendo-se estagnado no âmbito tecnológico. Optando pelo modo tradicional, não condiz à facilidade e agilidade que a tecnologia e seus avanços proporcionam atualmente, e isso atrasa a entrega de trabalhos, desfavorecendo a empresa e seu árduo esforço para ser hoje, conhecida mundialmente por sua qualidade em todas as formas de trabalho.

3 –         As implicações que podem acontecer perante essa discordância, são falta de assiduidade, desconforto e desmotivação. A ética praticada pelo colaborador, ética negativa, não condizente à da empresa, desfaz o vínculo saudável que deveria se manter e se mostrar assertivo para o crescimento de ambos os lados.

A causa disso, é o despreparo da empresa, que por ser pública, não exige especificidade de perfil e interesses no ato da contratação, e os entrantes podem não ser sinceros quanto aos interesses desiguais, pela melhora de vida iminente encontrada nos salários de funcionários públicos no caso da Petrobras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com