TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Intermediária Métodos Quantitativos

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 15

Avaliação intermediária

Métodos Quantitativos

1.Estime uma regressão simples com variável dependente (Y) igual ao valor das ações das empresas da amostra e variável independente (X) o lucro por ação. Interprete os principais resultados.

Dados gerais:

Y= variável dependente

X= variável independente

α =Intercepto de regressão/ponto de origem

β =Coeficiente angular/inclinação/coeficiente de regressão

E= Erro

R2 = Coeficiente de determinação   

Equação da regressão linear simples: Y= α + β .X +E

Valor-p=é o nível de significância observado

H0: hipótese nula que será́ aceita ou rejeitada.

H1: hipótese alternativa, que será́ automaticamente aceita caso H0 seja rejeitada.

Dados do exercício:

Equação da regressão: Y= 10,3147 + 12,9233 .X

α =10,3147

β = 12,9233

Valor-p = Zero

Nível de significância :5%

X=Lucro por ação (variável explicativa)

Y=Valor da ação (variável explicada)

R2=43,49%

Nº de observações= 2350 

Interpretando a estimação

Y= 10,3147 + 12,9233 .X

Hipóteses do Teste de significância

Ho : β = 0

H1 : β ≠ 0

O intercepto de regressão é o ponto de intersecção da reta com a ordenada (eixo Y). Equivale ao valor de Y quando X=0.No modelo o α =10,31, isso quer dizer que caso o LPA seja zero o valor da ação será igual a 10,31. Quanto maior o valor do LPA maior será o valor da ação.

Para testar significância, existem as alternativas do intervalo confiança e do valor-p.

Como o valor-p é menor que o nível de significância de 5 % pode-se se dizer que o modelo é estatisticamente significativo, o que não significa estatisticamente ser importante, mas não provável de ocorrer apenas ao acaso. Não é fruto de erro amostral, logo corresponde a uma estimativa de qualidade do parâmetro populacional.

O intervalo com 95% de confiança desse teste é:limite inferior de 12,3272 e limite superior de β de 13,51. Como a Ho (zero) está fora do intervalo de confiança rejeita-se a hipótese nula de que o coeficiente angular está nesse intervalo.

Neste modelo, rejeita-se a Ho de que β = 0. Em outras palavras aceita a H1 de que o coeficiente angular é diferente de zero, pois a equação da regressão mostra o contrário, que o valor de β é 12,92.

O coeficiente β indica em termos absolutos o peso que a variável explicativa X tem como preditora de Y. Como β é positivo, devido a equação da regressão e sendo β o coeficiente que influencia a variável LPA (X), para cada aumento no valor do LPA maior será o valor da ação. Isso quer dizer que cada incremento de uma unidade no lucro por ação(X) provoca um aumento de 12,92 no valor da ação(Y).

Nº de observações=2350.Considera-se N-1 observação devido ao Grau de liberdade                

Em relação ao coeficiente de determinação de 43,49%, isso quer dizer que 43% da variação do LPA poderá ser explicado pela variação do valor da ação. Por ser um valor significativo, pode-se dizer que o modelo é adequado. O modelo linear de regressão em função do lucro por ação explica 43,49% da tendência da variação do valor da ação. Os outros 57% são outros fatores.

A correlação positiva de 0.66 mostra que as variáveis valor da ação (Y) e lucro por ação (X) são diretamente proporcionais.

2. Estime uma regressão simples com variável dependente (Y) igual ao valor das ações das empresas da amostra e variável independente (X) o EBITDA por ação. Interprete os principais resultados

Dados do exercício:

Equação da regressão: Y= -4,8336 + 10,2581 X

α =  -4,8336

β =  10,2581

Valor-p = zero

Nível de significância :5%

X= Ebitda (variável explicativa)

Y= valor da ação (variável explicada)

R2= 78,69%

Nº de observações= 2350 

Interpretando a estimação

 Y= -4,8336 + 10,2581 X

Hipóteses do Teste de significância

Ho : β = 0

H1 : β ≠ 0

O intercepto de regressão é o ponto de intersecção da reta com a ordenada (eixo Y). Equivale ao valor de Y quando X=0.No modelo, o α =- 4,8336, isso quer dizer que caso o Ebitda seja zero o valor da ação será igual a – 4,8336. Não faz sentido ter valor de ação negativo, então não faz sentido ter um intercepto negativo. Nesse caso podemos considerar estatisticamente que o intercepto seja igual a zero.

Para testar significância, existem as alternativas do intervalo confiança e do valor-p. Como o valor-p é menor que o nível de significância de 5 % pode-se se dizer que o modelo é estatisticamente significativo, o que não significa estatisticamente ser importante, mas não provável de ocorrer apenas ao acaso. Não é fruto de erro amostral, logo corresponde a uma estimativa de qualidade do parâmetro populacional.

O intervalo com 95% de confiança desse teste é:limite inferior de 10,04 e limite superior de β de 10,47. Como a Ho (zero) está fora do intervalo de confiança rejeita-se a hipótese nula de que o coeficiente angular está nesse intervalo.

Neste modelo, rejeita-se a Ho de que β = 0. Em outras palavras aceita a H1 de que o coeficiente angular é diferente de zero, pois a equação da regressão mostra o contrário, que o valor de β é 10,2581.

O coeficiente β indica em termos absolutos o peso que a variável explicativa X tem como preditora de Y. Como β é positivo, devido a equação da regressão e sendo β o coeficiente que influencia a variável Ebitda (X), para cada aumento no valor do Ebitda maior será o valor da ação. Isso quer dizer que cada incremento de uma unidade no Ebitda (X) provoca um aumento de 10,25 no valor da ação(Y).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (221.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com