TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação – Trabalho da disciplina

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação 2 – Trabalho da disciplina [AVA2]

Filosofia

Administração - UVA 2017

Nome: Rahyres Falcão Mattos

A MANIPULAÇÃO INDEVIDA DA CIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA OS SERES HUMANOS

No texto vamos refletir de uma forma filosófica o tema "A manipulação indevida da ciência na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para os seres humanos". A filosofia nos faz pensar em por que estamos fazendo alguma coisa e não como, então não precisamos dos detalhes científicos de como estão sendo feitas as armas químicas ou que produtos estão sendo usados e sim de por quais motivos estamos fazendo ou onde vamos chegar com essas escolhas.

Foi encontrado na utilização de armas químicas uma forma de atingir grandes quantidades de pessoas de uma vez, esse foi o incentivador de sua criação. Temos como exemplo o gás lacrimogêneo que é usado constantemente pela polícia para conter multidões em jogos, manifestações ou qualquer tipo de atrito. Visto que o gás lacrimogêneo não é uma arma letal e evita que o policial tenha que usar a arma de fogo, considero uma boa forma de conter a população em momento de conflito, quando usada com sabedoria. Sabemos que quando descobrimos os motivos reais de acontecimentos de um processo isso se torna uma ciência e está ligada ao mundo inteligível, que é imprescindível no desenvolvimento humano e está sempre em evolução. O papel da ciência é desenvolver ou possibilitar a criação de certa coisa, vai caber ao homem a decisão de usá-la ou não com sabedoria, no caso das armas químicas por se tratar de opção de baixo custo e grande impacto, já foram usadas de forma errada e sangrenta onde o único objetivo é aniquilar o inimigo, sem pensar nas consequências.

É difícil pensar que as mesmas indústrias químicas que podem trabalhar para desenvolver remédios que salvam vidas, também podem criar armas com o intuito de matar milhares de pessoas. Percebemos que acaba que cada um só pensa em si próprio, visto que os países que possuem essas armas, uma vez estando em guerra não pensarão duas vezes antes de usá-las e garantir a vitória do seu povo.

Com desfechos tão significativos e decisivos para humanidade vemos a importância que o pensamento filosófico tem no mundo com relação a ciência, visto que temos que manter a ética como ser humano e respeitar uns aos outros e a moral para um bem maior que é a preservação do caráter e da humanidade. Aprendemos que os fins não justificam os meios e que não podemos nos deslumbrar com o avanço da ciência, é sempre importante refletir os danos que ela pode causar e como cada população vai lidar com isso. A informação é uma arma poderosa e que as vezes é guardada, para ser usada no momento certo, mas muitos ainda não tem capacidade para tê-la e acabam usando apenas para benefício próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com