TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distancia – A Teoria da Administração II

Por:   •  29/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação a Distancia – AD1

Teoria da Administração II

Questão 1: Após a leitura criteriosa do capítulo 1, defina e relacione “Conhecimento”, “Ciência” e “Administração” conforme os pressupostos teóricos dados no capítulo.

Conhecimento – Conhecimento é algo que adquirimos através de estudos como o da ciência e da administração ou outra qualquer fonte de geradora de interesses do ser.

Ciência – É o modo aplicado de estudo que trabalha como fonte de origem o que ela estuda, e com isso vai à contra mão do senso comum.

Administração – É um produto de analise que tem por objetivo a organização e aplicação de recursos para melhor aperfeiçoamento e conseqüentemente o alcance de objetivos específicos

Questão 2: Identifique a relação existente entre:

  1. Senso comum e Ciência 

Senso comum são idéias que sempre fazem parte do nosso cotidiano que foram inseridas na nossa sociedade há séculos atrás, e tomam como base a aparência e um olhar superficial, já a ciência se baseia em fatos do senso comum, levantam-se questões sobre oque o senso comum afirma, pois a ciência trabalha na investigação, mesmo sendo ela mutável afirmando e reafirmando fatos.

  1. Técnica e Ciência 

Podemos dizer que a técnica precedeu a ciência, porque nós conhecemos primeiro a técnica. No entanto a técnica nos dias de hoje sempre espera o avanço e a solução da ciência

  1. Teoria e Paradigma 

A teoria trabalha com a confrontação e testes de fatos em suas hipóteses estruturantes, e o paradigma trabalha com critérios de definição, formulação do problema e analise de função de referência.

  1. Paradigma e Escola do Pensamento 

O paradigma trabalha com critérios de definição, formulação do problema e analise de função de referência, já a escola do pensamento baseia-se na compreensão dos fundamentos da ciência para administração com efeitos na eficiência e eficácia da administração para que a organização se padronize, se organize para uma nova e exigente realidade.

Questão 3: Por que a Administração é classificada como ciência aplicada? Qual é a importância dos estudos da Administração e da Administração pública para a sociedade atual? (2 pontos)

R - A classificação é dada porque ela possibilita à interpretação, o entendimento, a avaliação de um modo organizado de uma produção.

Hoje podemos dizer ou até afirmar que não existe organização, ou melhor, dizendo não existe futuro sem administração, porque ela engloba o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

E no que podemos dizer da administração pública é que ela é um conjunto de rotinas e procedimentos, adotado pelas próprias unidades e ou órgãos que da respaldo no gerenciamento do patrimônio Público. Ela é também uma ferramenta, pois é uma forma de controle preventivo, detectivo e corretivo.

Questão 4: De acordo com a leitura do capítulo 2, aponte fragmentos da história das civilizações ocidentais (dois) onde poderemos encontrar práticas gerenciais para os interesses comuns e/ou para os interesses particulares.  (1 exemplo de interesse comum e 1 exemplo de interesse particular) (1 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com