TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Perfil de Liderança

Por:   •  21/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CHEFIA E LIDERANÇA

Análise do Perfil de Liderança

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CHEFIA E LIDERANÇA

Análise do Perfil de Liderança

Análise do Perfil de Liderança – Perfis voltados para Pessoas ou Resultados

Avaliação Perfil de Liderança – Aluno 1

Aluno 1: 22 anos - Estagiária

72

30

47

50

26

A aluna mostra um perfil de liderança definido, de forma geral, mais voltado para pessoas. De acordo com o seu resultado, não tem um perfil muito autocrático e se mostra até abaixo do perfil ideal para resultados, por isso pode se mostrar demasiadamente benevolente para com os seus liderados, também paternalista por demonstrar em seu resultado na quarta coluna que está acima do ideal de pessoas que são voltadas para pessoas. Também demonstra um resultado um pouco acima do ideal para o perfil abdicativo.

É notório que a falta de experiência e a pouca idade do avaliado influenciam no seu resultado, apesar de ter um perfil que demonstra que é voltado para pessoas ou resultados, a alta do seu perfil abdicativo é uma consequência, também, do fato do mesmo não ter exercido nenhum cargo de liderança. Ainda assim, por nunca ter tido liderados, pode mostrar benevolência e paternalismo para com os mesmos, pois os encara como iguais. Porém, o analisado mostra um aspecto que pode se tornar um diferencial para ele nas instituições que são tendência no mercado, pois demonstra ser um líder conciliador e participativo, que sabe trabalhar em conjunto e levando a opinião do grupo em consideração, ou seja, demonstra que tem perfil latente para trabalhar em empresas que valorizam o trabalho em grupo.

Avaliação Perfil de Liderança – Aluno 2

Aluno 2: 24 anos – Estagiária

70

32

49

51

22

A avaliada apresenta o perfil de líder participativo, benevolente, conciliador, paternalista e abdicativo.

Apresenta o perfil de líder democrático, o que se preocupa em atender aos anseios de toda a equipe, buscando um ponto de equilíbrio entre os objetivos da empresa e os objetivos pessoais de cada colaborador. Algumas empresas consideram esse perfil como uma ameaça ao controle e gestão ou a consideram como uma forma de empoderamento desnecessário do quadro de colaboradores. Vale lembrar que a efetividade do processo de gestão participativa não depende apenas da “boa vontade” do líder, mas envolve outros fatores, como já mencionado, além de ser necessário um grande equilíbrio e foco por parte do líder para que este não se perca em questões menores e desnecessárias, perdendo o controle de toda a sua equipe. Outro ponto desse perfil é sua benevolência e sua capacidade de conciliar a equipe, onde ele se preocupa em ouvir atentamente a opinião dos membros da equipe e mantém um canal de comunicação sempre aberto com a equipe.

Outra característica marcante nesse perfil é seu lado extremamente paternalista e abdicativo, com pontuação acima do ideal, onde ela é permissiva, paciente e tolerante em todas as situações, como um “pai”, no caso uma “mãe” de seus colaboradores, preocupa-se com o bem-estar do grupo e em não magoar os colaboradores, tenta criar na área um clima cooperativo e de “família”, é afetuoso e expressa reconhecimento, tem dificuldades para punir.

Avaliação Perfil de Liderança – Aluna 3

Aluno 3: 22 anos – Estagiária

68

34

46

53

23

A avaliada apresenta o perfil de líder participativo, benevolente, conciliador, paternalista e abdicativo.

Apresenta o perfil de líder voltado para as pessoas, preocupado com o bem estar a satisfação de seus colaboradores. Busca atingir os objetivos sempre com o auxílio e consulta de seus subordinados. Como está um ponto abaixo de 35, que é o ideal, é considerado “besta”.

Também demonstra ser um líder benevolente, ou seja, que exalta os pontos positivos dos seus colaboradores em detrimento dos negativos.

Também é um líder conciliador, que com apenas 1 ponto acima do ideal, procura enfrentar os conflitos da melhor maneira possível, sem constranger os envolvidos e contando com o auxílio de todos para sanar o problema existente.

Também possui uma postura extremamente paternalista, abraça e acolhe sua equipe como se fosse sua família trazendo união e conforto para a equipe. Porém precisa buscar ser uma “mãe” que lidere mostrando também os pontos negativos para procurar melhorá-los.

Essa líder também é abdicativa, ou seja, por muitas vezes abre mão dos “louros”, mesmo quando os conquista sozinha, em detrimento da equipe, evidenciando estar longe de ser uma líder egoísta.

Avaliação Perfil de Liderança – Aluno 4

Aluno 4: 21 anos – Estagiário

63

24

52

54

32

        O aluno apresenta um perfil definido para pessoas e resultados de forma generalizada, não chega a ser um tirano, também não “passa a mão na cabeça” de seus colaboradores, nem faz vista grossa a eventuais erros ou atitudes equivocadas. Tem caráter conciliador, busca entender os problemas, analisar, oferecer soluções e aplica-las. É de certa forma, paternalista, tende a enxergar sua equipe como parte de uma grande família e se apresenta de maneira bastante abdicativa.

Avaliação Perfil de Liderança – Aluno 5

Aluno 5: 21 anos – Estagiária

64

47

42

45

26

A avaliação demonstra que, no geral, existe uma predominância nas características que destacam conciliação. Logo após o autoritarismo se sobressai o como uma atitude marcante no perfil do gestor. O receptivo e balanceado vem em seguida. A característica de omissão aparece como a menos presente no perfil do gestor em questão. Conclui-se que a aluna apresenta boas características de liderança, ressaltando um posicionamento mais conciliador e autoritário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com