TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍCIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA VARA CIVIL DA COMARCA DE VITÓRIA/ESPIRITO SANTO

ANTONIO, brasileiro, casado, pedreiro, portador da carteira de identidade n° 12545678, expedida pelo IFP, inscrito no CPF/MF sob o n° 32145698721, residente na Rua Neymar n°45, Villa Velha/Espirito Santo, CEP: 456456 12 e MARIA, brasileira, casada, pedreira, portadora da carteira de identidade n°14525636582, expedida pelo IFP, inscrita no CPF/MF sob o n° 65432198711, residente na Rua Neymar n°46, Villa Velha/Espirito Santo, CEP: 321456 87, vem por meio de seu advogado, com endereço profissional Rua Mario Gomes n° 21,Villa Velha/ Espirito Santo,propor:

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO

pelo rito ordinário, em face de JAIR, brasileiro, casado, professor, portador da carteira de identidade n° 6544566549, expedida pelo IFP, inscrito no CPF/MF sob o n°65432165487, residente na Rua Thomas de Souza n°11, Vitória/Espirito Santo, CEP: 654987456 87, pelas razões e fatos de direito que se passa a expor:

I-DOS FATOS

     Alega o réu que seus pais, com o intuito de ajudar seu filho mais novo, que não tinha casa própria, venderam-lhe um bem imóvel sem o seu consentimento, causando-lhe efetivo prejuízo.

     O imóvel alienado situa-se em Vitória/Espirito Santo, onde Joaquim passou a residir. O valor da alienação do imóvel foi de R$200.000.00(duzentos mil reais), através do contrato de compra e venda lavrado no dia 20 de dezembro de 2013, no cartório de ofício de notas da comarca de Vitória e devidamente transcrita no respectivo registro geral de imóveis.

       Relata ainda o autor que o valor de mercado do imóvel na data do negócio jurídico era de R$ 450.000.00(quatrocentos e cinquenta mil reais).

       Diante do exposto não restou outra alternativa ao autor senão escudar-se perante o poder judiciário.

II-DO DIREITO

     Segundo CARLOS ROBERTO GONÇALVES, para que o negócio jurídico produza efeitos, possibilitando a aquisição, modificação ou extinção de direitos, deve preencher certos requisitos, apresentados como os de sua validade. Se os possui é válido e dele decorrem os mencionados efeitos, almejados pelos agentes. Se, porém, falta-lhe um desses requisitos, o negócio é inválido, não produz o efeito jurídico em questão e é nulo ou anulável.

    Os requisitos de validade do negócio jurídico, de caráter geral, são elencados no artigo 104 do novo Código Civil, que dispõe:

    I-agente capaz;

    II-objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

    III-forma prescrita ou não defesa em lei;

      A falta do consentimento expresso por parte dos descendentes  torna o negócio jurídico anulável conforme artigo 496 e o artigo 172 ambos do Código Civil Brasileiro:

Art. 496. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

Art. 172. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

O artigo179 do Código Civil Brasileiro, dispõe que o prazo para anulação é de 2 (dois) anos:

       Art. 179. Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de dois anos, a contar da data da conclusão do ato.

        É notório que o negócio jurídico realizado pelos réus causou prejuízo aos autores quando efetuaram a venda do imóvel sem o consentimento destes e a um valor muito abaixo do preço de mercado.

Ementa: PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. AÇÃO DE ANULAÇÃO DE ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA E DE REGISTRO DE IMÓVEL. DEFEITO NO NEGÓCIO JURÍDICOANULAÇÃO. NECESSIDADE. 1. Segundo o artigo 104 do Código Civil , a validade do negócio jurídico exige: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita e não defesa em lei. 2. In casu,restou suficientemente comprovado o dolo empregado para a realização do negocio jurídico, resultando na formalização de contrato de compra e venda não pretendido por uma das partes. 3. Anulação do negócio jurídico que se mostra necessária. 4. Recurso provido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com