TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações para soluções de um problema social

Por:   •  22/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 10

Ações para soluções de um problema social

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as dificuldades sociais que a população Brasileira vive, no sistema capitalista, enquanto a minoria da população que é a elite fica rica, a grande massa das populações vive em condições desumanas tendo seus direitos sendo negando.

A falta de políticas publica para garantir os direitos de dessa população não são executada de forma correta, os programas do governo federal, como bolsa escola e bolsa família, não garante a população uma vida digna, só passa uma paquiagem para dizer que o governo está cumprindo com o papel de garantir os direitos a alimentação e aos estudos.

O governo e a Resposta

Os problemas sociais poderiam ser resolvidos ou minimizados com ações conjuntas entre a sociedade econômica privada, sociedade civil organizada e o governo.

Percebe-se que as empresas privadas tendem a inclinar-se ao lucro individual, buscando o domínio cada vez mais do mercado ao qual compete. A cultura da maioria das empresas e dos indivíduos é achar e jogar para cima do governo todos os problemas sociais que a sociedade tem.

O governo como ente público, e de abrangência macro dentro da sociedade, tem acesso e maior liberdade para tentar amenizar os impactos da pobreza criando mecanismos que traz sensação de bem estar aos seus cidadãos.

Os governos criam, estabelece e impõe diversas regras e limites que impede que o capitalismo avance e denigre ainda mais a classe menos favorecida.

O nível internacional ainda não existe um regime ou regra econômica regulatória, mas em níveis nacionais existem como as Leis de transito dos mercados livres que inspeciona os alimentos, medicamentos e inibem fraudes aos consumidores. Estas leis não são perfeitas e tão pouco são fiscalizada com eficácia, principalmente em países em desenvolvimento onde a corrupção consome grande parte dos recursos que poderiam amenizar os impactos da pobreza.

Na Inglaterra, no inicio do século XVII foi criada e implementada a lei dos pobres, ao qual sem essa ajuda muitos morreriam de fome.

Nota-se tamanha importância dos governos no combate a desigualdade social a nível mundial, dando incentivos fiscais às empresas, para que as mesmas possam investir no combate a pobreza.

No pais de pequeno espaço territorial como o pais de Banglandesh, considerado um do mais denso em população, implantou medidas de controle familiar de (natalidade), onde no ano de 1975 a media era de 6,3 crianças por mulher, caindo para 3,3 em 1999 e continua em queda, graças ao programa educacional e planejamento familiar implantado no pais em questão, aliviando assim parte da desigualdade social.

As organizações não governamentais (ONGS) tem seu importantíssimo papel no desenvolvimento e combate a pobreza, como por exemplo, o

Banco Grameen, que criou o micro credito com taxas acessíveis aos mais carentes. Existem varias razoes pelo qual os problemas não são resolvidos, entre eles estão: a ineficiência governamental, burocracia, lentidão, corrupção e perpetuação no poder entre outras maneiras que dificultam o avanço no combate as desigualdades sociais.

Sabemos que a pobreza jamais acabara, mas podemos juntamente com o governo diminuir e aliviar os maiores e mais graves problemas da sociedade.

Considerações criticas sobre o filme

No filme é possível notar a falta de políticas públicas no Brasil para garantir os direitos mínimos aos seus habitantes, pois todos temos direitos a água potável e a alimentação adequada, mais isso, ainda é um desafio que o país precisa superar. Mesmo tendo alimento para sustentar toda a sua população, porém metade dessa população não tem condições nem para comprar uma cesta básica.

Infelizmente é uma realidade injusta que nos deparamos, pois o sistema capitalista acaba não garantido os direitos mínimos adequados para sobrevivemos. Nesse sistema a minoria da população tem uma boa condição e quanto à massa vive excluída, e impedida de ter seus direitos garantidos.

Outro ponto absurdo é que ainda no Brasil pessoas não tem acesso a energia elétrica, isso mostra os descaso de nossos políticos com a população.

a) Resenha crítico das três noticias.

A partir das noticias que foram pesquisadas podemos ver que a pobreza é um problema social causado pelo capitalismo, que vem excluindo as pessoas que não tiveram oportunidades, foram tiradas dessas pessoas os acesso à educação, cultura, lazer. O mais impressionante que os programas do governo federal para ajudar as pessoas que estão em estrema pobreza não conseguem identificar a população que se encontra dessa situação.

Nesse caso de quem é a culpa? Do Governo Federal? Do Governo Estadual? Do governo Municipal?

Achar o culpado é quase impossível, porém que sofre pela falta de informação são pessoas que muitas vezes não tem nem o que comer em seus lares.

b) Proposta de um serviço público, de caráter municipal, que vise diminuir a pobreza local.

Lei Orgânica de Cariacica.

Art. 4º Constituem objetivos fundamentais do Município de Cariacica:

III - erradicar a pobreza, a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o desenvolvimento da comunidade local;

IV - promover o adequado ordenamento territorial, de modo a assegurar a ideal qualidade de vida de sua população.

Pobreza é, antes de tudo, a impossibilidade de decidir sobre sua própria vida. Neste sentido, erradicar a pobreza é incluir nas decisões públicas os pobres, suas representações coletivas, e descentralizar e democratizar radicalmente as instâncias públicas de decisão.

Pobreza é também a privação de direitos sociais. Para garantir a satisfação de necessidades básicas de todo cidadão é preciso priorizamos as políticas públicas na área de segurança alimentar, trabalho, moradia, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, cultura, esportes e lazer. Que em nosso município ainda é um dos grandes desafios, pois sofremos muitos anos com o descaso por parte de nossos gestores que deixara uma divida social com a população.

O nosso município já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com