TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES PARA A ADMINISTRAÇÃO

Seminário: BASES PARA A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Um das definição de sistema pode ser um conjunto de elementos que se inter-relacionam de forma coesa e integrada , buscando atingir determinado objetivo. Muitas vezes o objetivo não é alcançado, daí importância de uma perfeita integração entre as partes que compõem os diferentes sistemas.

De maneira genérica, qualquer atividade deve partir dos objetivos de toda organização e de suas partes funcionais.

A teoria geral dos sistemas teve início em 1950, com o desenvolvimento de diferentes análises sobre o que ficou conhecido como APO (administração por objetivos).

Essa teoria é uma decorrência do desenvolvimento da teoria geral de sistemas do biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfly (1901-1922); ele iniciou um movimento intelectual visando a ciência unificada.

Para Bertalanffly, a aplicação deveria considerar todas as áreas de estudo.

O enfogue sistêmico não é propriamente um modelo de gestão, e sim uma proposta de como deve ser abordado o comportamento organizacional, reconhecendo sua complexidade, que antes não era considerada como uma informação.

Sistemas fechados e abertos

Sistema fechado: Um sistema é considerado fechado quando seu resultado final é determinado pelo seu estado inicial. Se as condições ou o processo forem modificados, o resultado final será igualmente alterado. Ex sistema mecânico dos relógios, uma vez que se da a corda ou coloca-se a bateria, ele funcionará de forma prevista.

Sistemas abertos: São todos vivos que, trocando matéria com o ambiente, apresentam a possibilidade de aumentar, diminuir, alterar ou até mesmo anular os elementos que os compõem.

Katz e Kahw (1970) estudaram as organizações como um sistema composo de vários subsistemas, como o técnico, relacionado a produção; o de apoio técnico, com as relações institucionais; o de manutenção, com as pessoas e com o modo como elas exercem suas funções; o subsistemas de adaptação, com as mudanças organizacionais; e o subsistema gerencial, que comanda as demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com