TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço patrimonial e demostracao contábil

Por:   •  8/5/2015  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Com base na leitura dos capítulos 1 a 4 do livro texto da disciplina, entende-se que o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa referido a um determinado momento de sua vida econômica, permitindo a todos os interessados visualizarem a situação financeira e patrimonial em determinada data.

Apresente os grupos e subgrupos de contas do Balanço Patrimonial e explique a composição qualitativa de cada um deles e quais são as duas regras básicas que orientam a estruturação das contas no Balanço Patrimonial.

O balanço patrimonial de uma empresa refere-se ao patrimônio total que a empresa possui em determinado momento estabelecido, sendo que este é dividido em grupos que são os ativos e os passivos dentro da empresa, na qual cada um tem seus subgrupos para melhor entendimento, geralmente exibida no final do ano, onde encerra o exercício social da empresa ou de um período pré-fixado, principal demonstração contábil usada por bancos, empresas, governos, sindicatos, fornecedores, sócios, acionistas.

O balanço patrimonial é constituído de duas colunas, conforme convenção de lei número 6.404/76 que regulamenta a sociedade por Ações:

Os ativos são todos os bens e direitos de uma empresa, e o Passivo são todas obrigações que a empresa possui e o patrimônio liquido da mesma.

Esses estão divididos em duas regras básicas:

1-Prazo (vencimento): na contabilidade, entende-se que Curto Prazo é período de ate 1 ano e longo prazo é de mais de um ano.

Neste quesito, quando é apresentado as contas da empresa, todos recebimentos com ate 1 ano de prazo ficam no grupo de ATIVO CIRCULANTE e as contas para ser recebidas no ano seguinte, ou exercício seguinte ficam no grupo de ATIVO Não CIRCULANTE, já os débitos com ate 1 ano ficam no grupo de PASSIVO CIRCULANTE e os débitos com mais de um ano ficam no grupo PASSIVO Não CIRCULANTE.

2- Grau de liquidez: é o termo usado quando precisa honrar os compromissos a pagar, assim, os itens que são de venda mais rápida, de conversão rápida ao dinheiro ficam em primeiro plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com