TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases históricas da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Bases históricas da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 11

Administração

Introdução

Falar de Ética Empresarial, ainda que oportuno e necessário, é geralmente confrontar-se com a estranheza do senso comum e a curiosidade das pessoas que desconhecem suas dimensões e possibilidades enquanto disciplina acadêmica e experiência.

Web Aula 1

Unidade 2 - Bases históricas da Administração

Em nossa web aula 1 da unidade, iremos conhecer mais alguns aspectos das teorias administrativas que influenciaram a maneira de administrar. Vamos lá...

Administração Científica

No livro da disciplina vemos que a primeira escola do pensamento administrativo foi a Administração científica e teve como principal nome Frederick W. Taylor. A Administração Científica tem como origens as conseqüências geradas pela Revolução Industrial.

Para saber mais acerca da Revolução Industrial assista ao vídeo a seguir:

Isto ocorreu principalmente devido ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade.

Taylor focou a racionalização do trabalho no nível operacional. Sua preocupação era eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Resposta: Através de vários estudos, entre eles o estudo dos Tempos e Movimento e da ORT, organização racional do trabalho.

Navegando...

Para saber mais, leia da página – 29 a 36 do livro: Teorias da administração.

Disponível em:

http://pt.scribd.com/doc/51214153/6/Principios-da-Administracao-Cientifica

Como podemos constatar suas contribuições foram muitas, mas também houve muitas críticas à administração científica. Entre elas, a de que o elemento humano foi desconsiderado; que o trabalho tornou-se automático, assim o trabalhador quando saia do emprego tinha dificuldade de conseguir outro emprego, pois não tinha qualificação.

Não se considerava o ambiente organizacional externo, ou seja, a organização era vista como um sistema fechado.

Sistema fechado: È uma que se caracteriza pelo fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro da organização, sem levar em conta o meio ambiente em que ela está situada.

A resposta a estas críticas foi:

“Se fosse possível ao trabalhador aperfeiçoar-se, tornando-se hábil e capaz, sem ensinamentos e auxílio de leis formuladas a respeito de suas funções, a lógica seria a de que também o menino no colégio aprenderia melhor matemática, física, química, latim, grego, etc. sem auxílio algum e por si mesmo. A única diferença nos dos casos é que os estudantes vão aos professores, enquanto, pela própria natureza do trabalho dos mecânicos, sob a Administração Científica, os instrutores devem ir ao encontro deles”.

Principais seguidores de Taylor: Henry Ford, Frank Gilbreth, Lilian Gilbreth e Henry Gantt.

Navegando...

Conheça Frank Gilbreth e Lílian Gilbreth e Henry Gantt acessando os sites:

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2042.html

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/LilianEG.html

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HenrGant.html

Já para conhecer os estudos de Frank Gilbreth, leia as páginas 26, 27, 28 e 29 do livro Administração Moderna de Samuel Certo, disponível na biblioteca digital.

Reflexão:

Você consegue identificar nas organizações atuais características da Administração Cientifica?

Teoria clássica da administração

A teoria Clássica também é conhecida por Escola Normativista, tradicionalista, européia, anatomista e fisiologista, e seu criador é Henry Fayol.

A teoria clássica assim com a administração científica também buscava a eficiência organizacional, porém enquanto a administração cientifica tinha sua ênfase nas tarefas a Teoria clássica teve sua ênfase na estrutura. Seus principais enfoques foram na organização formal; nos princípios gerais da administração e nas funções do administrador.

Enfatizou principalmente o estudo da anatomia (estrutura) e da fisiologia (funcionamento) da organização. A Teoria Clássica partiu do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas).

Para Fayol a criação de normas faria com que a empresa fosse organizada e estruturada, e desta forma não haveria o risco de se perder em ações que não estivessem dentro dessas normas. Na visão de Fayol, se as normas fossem seguidas corretamente não ocorreriam problemas na administração e seu objetivo, a eficiência, seria alcançado.

Para saber mais acerca da Teoria Clássica, leia o texto intitulado: Teoria clássica da administração segundo Henri Fayol, disponível em:

http://www.administradores.com.br/artigos/teoria_classica_da_

administracao_segundo_henri_fayol/13239/

Teoria da burocracia

De acordo com o Dicionário Houaiss:

Tal sistema de execução da atividade pública, enquanto estrutura ineficiente, inoperante, morosa na solução de questões, falta de iniciativa e de flexibilidade, indiferente às necessidades das pessoas e à opinião pública, tendente a complicar trâmites e ampliar sua área de influência e seu poder, com conseqüente emperramento ou asfixia das funções organizacionais que são sua mesma razão de ser.

Assim a visão que temos de burocracia, muito se aproxima das figuras apresentadas.

O que é uma disfunção porque para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com