TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefício e Motivação nas Organizações

Por:   •  19/7/2015  •  Artigo  •  7.669 Palavras (31 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 31

 

 Benefício e Motivação nas Organizações

Camila Pereira Rodrigues (Zumbi dos Palmares)  pr_cml@hotmail.com

Eltiara Augusta de Carvalho (Zumbi dos Palmares)  yaraaugusta@outlook.com

  Antônio Carlos Estender (Zumbi dos Palmares) estender@uol.com.br

Resumo: O tema motivação e beneficio têm sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário ou um plano de saúde já não atendem mais aos anseios dos empregados, e sim, uma série de atitudes voltada par a valorização e a auto-realização no ambiente de trabalho. Este artigo tem como objetivo identificar o conceito de motivação e beneficio para os trabalhadores, como é aplicado dentro das organizações e sobre qual critério os mesmos são divididos, tendo a oportunidade de motivar seus subordinados para extrair o melhor de cada um. A metodologia é caracterizada como bibliográfica e após a análise de vários autores. Desta forma atingir resultados cada vez mais satisfatórios, agregando valor e fazendo com que a equipe atinja um nível mais elevado de eficiência, mas nunca se esquecendo das necessidades dos empregados. Chegou-se a conclusão que os beneficios contribuem fortemente para a motivação dos empregados, mas a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vem de cada um.

Palavras chave: Motivação, Benefício, Organizações, Resultados. 

Título do artigo em Inglês        

Abstract:  The theme of motivation and benefits has been much discussed within organizations like appearance of greater productivity. Just a good salary or a health plan already no longer meet the wishes of employees, but a series of actions aimed par recovery and self-fulfillment in the workplace. This article aims to identify the concept of motivation and benefits for workers, as applied within organizations and on what criteria they are divided, and the opportunity to motivate their subordinates to extract the best of each. The methodology is characterized as bibliographical and after analysis of several authors. Thereby achieving increasingly satisfactory results, adding value and making the team reaches a higher level of efficiency, but never forgetting the needs of employees. Reached the conclusion that the benefits greatly contribute to motivating employees, but the will to want more, to seek the realization of dreams and enthusiasm to give their best, comes from each.

Key-words: Motivation, Benefit, Organizations, Results.

Introdução

O tema motivação e beneficio no trabalho pode ser considerado como recente, porque antes da Revolução Industrial, utilizavam-se somente as punições, gerando um clima de medo entre os trabalhadores. Eles eram manipulados, tratados como objetos, instruídos sobre como e quando fazer, sem a chance de opinar ou sugerir mudanças no trabalho. Dessa forma a criatividade era totalmente ignorada e somente era levado em consideração o parecer dos “superiores”. Com a chegada da Revolução Industrial, começou-se a falar em motivação e recompensas para incentivar a produtividade. As pessoas continuavam sendo manipuladas, mas de uma forma diferente, atraves de beneficios. As organizações perceberam que o ser humano no trabalho é mais complexo do que se esperava e passaram a fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância, porque apenas bons salários não eram mais suficientes. Os trabalhadores passaram a exigir participação nas decisões, deixando de ser simples peças. O reconhecimento e satisfação das necessidades sociais estão em alta e os funcionários passaram a ser o principal ativo, o capital intelectual das organizações e o departamento de Recursos Humanos foi desenvolvido especialmente em função deles.Um dos maiores desafios das empresas atualmente é ter pessoas motivadas, satisfeitas e felizes. Inúmeras pesquisas vêm sendo elaboradas e diversas teorias tentam explicar o que leva as pessoas a agir para alcançar seus objetivos.

Por que existe uma distribuição de benefícios no ambiente organizacional como motivação?

A distribuição de benefícios no ambiente organizacional como motivação é um problema, porque não esta existindo essa distribuição, seja qual for a forma que a empresa use para motivar seus colaboradores, é considerado uma maneira de valorizar seus funcionários, dar benefícios para os colaboradores significa que eles são valorizados e portanto reconhecidos como peças chave para o bom funcionamento de todas as áreas da empresa.

Este artigo tem por objetivo Analisar a distribuição de benefícios no ambiente organizacional como motivação para entender por que as organizações consideram um custo desnecessário ou até mesmo um prejuízo e outras dão de uma forma incorreta. Definir e enfatizar a importância da motivação baseada em benefícios como fator de mudança dentro das organizações, pois motivados trabalham com mais prazer alcançando uma qualidade de vida melhor dentro da empresa e se adicionadas às ferramentas adequadas, manter os níveis de qualidade e produtividade elevados, fazendo com que as organizações possam reconhecer a importância de determinados benefícios no dia a dia do colaborador se aplicar da forma correta para cada funcionário, a forma que será usada para alcançar este objetivo será a de pesquisa, para que alguns colaboradores de empresas diversas possam expressar a sua satisfação ou desejo pelos beneficios.

Como colaboradoras da organização ficamos curiosas para entender como funciona a distribuição de benefícios e quais os critérios que as organizações usam para motivar os empregados e dessa forma conseguir um rendimento melhor no ambiente de trabalho. Além do nosso interesse como funcionaria também queremos nos aprofundar nesse assunto como forma de conhecimento do tema proposto, este se justifica pela importância do beneficio como motivação dentro das organizações, e ainda, pode-se destacar a possibilidade de se estar propiciando, através do desenvolvimento do tema, um aprofundamento em seus conceitos, ações e ferramentas, talvez podendo colaborar com organizações que possam estar se interessando pelo assunto e que ainda não tenham um conhecimento mais detalhado e aprofundado sobre o tema proposto. Podendo se basear no propósito de estar buscando demonstrar maneiras práticas de como o beneficio aliado à motivação pode desempenhar um papel importante para o aumento da produtividade de nossos colaboradores através de benefícios oferecidos e de uma abordagem técnica do assunto diante exemplo de como grandes empresas aplicam a motivação para em busca de avanços produtivos, pode-se pelo desenvolvimento do tema, poder colaborar não somente com as organizações, mas também para o meio acadêmico. O estudo está estruturado em cinco seções, além desta introdução. Na primeira seção é discutida a questão do referencial teórico; Motivação e Benefícios. A seguir são detalhados os aspectos metodológicos; pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória. Na terceira seção, foi apresentado o tema explanando os dois termos existentes nas organizações. Na quarta seção, as análises de dados, onde os esforços serão direcionados à busca dos critérios que as organizações usam para a distribuição desses benefícios e ao uso deles como motivação. Na última seção, são expostas as conclusões finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com