TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Anderson Silva " O Relato de Um Campeão"

Por:   •  20/4/2019  •  Resenha  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

SILVA, ANDERSON. ANDERSON “SPIDER” SILVA: O RELATO DE UM CAMPEÃO. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. 192 p.

HEITOR VASCONCELOS ANDRADE

O lutador de MMA, Anderson Silva é um brasileiro recordista de vitórias do UFC (Ultimate Fighting Championship) foi considerado o melhor do mundo na categoria dos pesos médios e é um símbolo de reverência mundial na vida e no esporte.

Anderson Silva nasceu na Barra Funda – São Paulo, no dia 14 de abril de 1975. Quando criança passou por diversas dificuldades e com apenas 4 anos de idade mudou-se para a cidade de Curitiba para morar com uma tia, à procura de melhores condições de vida. Já na adolescência teve seu primeiro contato com a luta, a capoeira foi a primeira e logo em seguida o taekwondo e com apenas 18 anos já era faixa preta na modalidade. Tentou ser jogador de futebol, porém não obteve o êxito e mesmo assim não desistiu, continuou a insistir na carreira de lutador, onde começou a dar aulas de luta em academias da cidade.

A obra relatada pelo lutador, apresenta de uma forma resumida toda a trajetória do lutador brasileiro, que veio de uma família humilde e que alcançou o auge da popularidade mundial, não só como lutador, mas também como uma pessoa de personalidade forte e um carisma sensacional. O livro é contado em primeira pessoa para que os leitores se sintam no próprio contexto da história narrada. Na sua vida pessoal Anderson passou por diversas dificuldades, uma delas quando trabalhava como atendente em uma loja do Mc Donald’s no shopping da cidade, quando um senhor se recusou a ser atendido por ele, por causa que era negro, apesar de ter sofrido muito em sua vida, ele conseguiu dar a volta por cima em todos os obstáculos que estiveram na sua frente, até mesmo a morte da sua filha em seus braços.

A academia de luta sempre foi o local onde Anderson esquecia todos os seus problemas, com isso, ele ficava mais tempo treinando e dando aulas do que na sua própria casa, teve que se virar para arrumar dinheiro para sustentar seus filhos e construir a casa própria. Também teve alguns relacionamentos na sua vida, mas a sua primeira namorada é a sua mulher atual com quem ele tem 5 filhos com a mesma. Das diversas decisões que teve que tomar na sua vida, uma das mais importantes foi sair da academia Chute Box para tentar alavancar na sua carreira de lutador, depois diversas lutas já feita representando essa academia, Anderson decidiu sair, pois lá não era o seu lugar, foi quando então Rodrigo Minotauro deu lhe uma oportunidade em sua academia no Rio de Janeiro, desde então, passou a ter mais visibilidade no cenário mundial, Anderson lutou no Shooto, Pride, Cage Rage e UFC (Ultimate Fighting Championship). O UFC foi o auge da sua carreira, ele conseguiu o fato histórico de uma sequência de 10 defesas de títulos consecutivas. Ele derrotou 10 adversários muito forte no mundo da luta, entre eles estão: Travis Lutter, Nate Marquardt, Rich Franklin, Dan Henderson, James Irvin, Patrick Côté, Thales Leites, Forrest Griffin, Demian Maia, Chael Sonnen, Vitor Belfort, Yushin Okami, Stephan Bonnar.

Um de seus maiores feitos foi conquistar o público brasileiro, por causa do lutador, o povo começou a acompanhar mais os eventos de lutas, e quando trouxeram o evento para o Brasil Anderson foi o protagonista da noite, tendo ainda mais prestigio da nação e sendo reconhecido até pela presidenta da república na época. A parceria que deu certo, foi quando o ídolo do lutador, Ronaldo Fenômeno o procurou para conversar, depois da conversa, Anderson passou a ser agenciado pela empresa de Ronaldo, a 9ine passou a cuidar de toda marca Anderson Silva, e toda a imagem do lutador brasileiro, onde a partir desta parceria essa marca vinha a ser referência mundial.

Uma de suas maiores lutas foi contra o compatriota Vitor Belfort, que na época era o favorito para vencer o duelo. Apesar de serem velhos conhecidos, Anderson não gostou nada da ideia da luta, pois os dois treinavam juntos na mesma academia, foi quando Belfort resolveu sair para entrar no UFC na mesma categoria em que Anderson lutava, na época aquilo foi dado como uma traição porque amigos de treinos não lutam entre si. Então aquele combate foi dado como a “a luta do século”, apesar de toda a repercussão em que esse evento tomou, Silva, se manteve concentrado em ganhar, e foi isso que aconteceu, a luta acabou logo no primeiro assalto e Anderson narra dizendo que deu um chute na cara de Vitor e que o resto é história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (318.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com