TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biscoito Globo e Sorvete Italia

Por:   •  6/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FGV Management

MBA em Gerenciamento de Projetos

ESTRATÉGIA DE EMPRESAS

Planejamento Estratégico do Biscoito Globo e Reposicionamento Estratégico do Sorvete Itália

Fundação Getúlio Vargas

Turma GP-123


Posicionamento Estratégico do Biscoito Globo e Reposicionamento Estratégico do Sorvete Itália

O Biscoito Globo começou a ser fabricado em uma padaria em Botafogo, na zona sul da cidade, e teve a origem do seu nome por causa de uma padaria homônima onde os donos trabalhavam. O produto virou ícone carioca, e mesmo depois de tantos anos ainda preserva um estilo familiar. Os biscoitos são feitos sem qualquer produto químico1, numa fábrica no centro do Rio de Janeiro com apenas 23 funcionários, e sua propaganda se dava apenas pelo “boca-a-boca” até pouco tempo atrás.

Um episódio recente comprova o tamanho de seu sucesso. Durante as olimpíadas do Rio, um repórter americano do jornal “The New York Times” criticou o biscoito, gerando uma reação acalorada nas redes sociais dos brasileiros em defesa da marca2. O episódio rendeu um convite recente para ser exportado e vendido nas praias Miami. “Cortei logo de cara porque a logística seria difícil, e meu pai odeia mudanças. Ele faz questão de manter tudo como está”, conta Marcelo Ponce, filho de Milton Ponce, um dos sócios-fundadores3.

Um dos motivos para tamanho sucesso, segundo os donos, é justamente não terem realizado nenhuma mudança e se manterem constantes durante todo esse tempo. Afirmam que muitas pessoas aposentadas e desempregadas sobrevivem da venda do produto, e também não querem perder o controle da produção. Apesar disso, mudanças em sua estratégia parecem finalmente a caminho, já que ano passado o biscoito começou a ser vendido em mercados de SP4, e a partir desse ano já pode ser encontrado em outras cidades do Brasil5.

Outra marca do verão carioca é o Sorvete Itália, que começou em 1975 sendo fabricada e vendida no mesmo lugar. Apenas em 1996, quando cerca de 66% da empresa foi vendida, que mudou o local da fábrica e pôs em prática uma logística mais elaborada e uma nova variedade de produtos. Sua estratégia de marketing era similar à do Biscoito Globo, até que com o tempo passaram a divulgar o produto em feiras, shows, e abrir franquias1. Mais um indicativo de sua nova estratégia é um investimento aplicado na ampliação de sua fábrica para ganhar novos nichos, e poder atender a grande demanda das lojas e demais clientes que hoje possui. O próximo passo é levar unidades franqueadas para São Paulo6.

Referências

1. Renato Santhinon. Sucesso nas praias cariocas, Biscoito Globo e Sorvete Itália conquistaram consumidores no boca-a-boca. Disponível em: <http://tradeye.blogspot.com.br/2009/02/sucesso-nas-praias-cariocas-biscoito.html?m=1>. Acesso em: 20 de set. de 2016.

2. Elisa de Souza. Cariocas reagem à crítica do ‘New York Times’ sobre biscoito Globo. Disponível em: < http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/cariocas-reagem-critica-do-new-york-times-sobre-biscoito-globo.html>. Acesso em: 19 de set. de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com