TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa familia

Por:   •  21/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO.  

PARTICIPANTES

Janaina Aparecida Silva Xavier - C57438 - 4

Paloma Cristina da Silva Correia - C620JH - 2

Wesley da Silva Menezes - C74547- 2

Magda Cristina Martins Sales - C185JH - 4

Lázaro Renato S. B. Cardozo -T482JB - 4

Luciano Dos Santos Cordeiro - C43IJB - 4

Marcelo De Arruda Botelho Colturato – T61049 - 4

 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Programa Bolsa Familia

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de

Tecnologia da Informação da instituição UNIP –

Universidade Paulista

Professor: Filipe Bordoni

SÃO PAULO

2015


        SUMÁRIO        

        

1        INTRODUÇÃO        

2        BOLSA FAMÍLIA NO ANO DE 2015        

3        ANALISE DO MUNICÍPIO        

4        NOVO ARIPUANÃ – AMAZONAS (AM)        

4.1        História        

5        NOVO ARIPUANÃ E O BOLSA FAMÍLIA        

6        CONCLUSÃO        

6.1        Sugestão de melhoria        

7        BIBLIOGRAFIA        

  1. INTRODUÇÃO

O Programa Bolsa Família foi instituído pelo Governo Federal, pela 9 de janeiro de 2004. O programa é gerenciado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e beneficia famílias pobres com renda mensal por pessoa. Como se trata de um programa de promoção da família, é necessário que a família beneficiada cumpra as chamadas “condicionalidades” estabelecidas pelo programa, que são: O acompanhamento da saúde, inclusive pré-natal, e do estado nutricional de todos os integrantes da família, A matrícula no ensino fundamental e a frequência de 85% à escola de todas as crianças em idade escolar, A participação em programas de educação alimentar, quando ações dessa natureza forem oferecidas pelos governos federal, estadual e/ou municipal.

Este trabalho apresenta uma análise dos programas de transferência de renda no Brasil. As evidências baseadas nos programas sociais e do Bolsa Família demonstram que tais programas têm sido efetivos em focalizar as transferências de renda para as famílias mais pobres, mas não em estimular de maneira significativa a acumulação de capital humano das novas gerações. O maior mérito dos programas tem sido fazer com que a transferências cheguem aos mais pobres.

  1. BOLSA FAMÍLIA NO ANO DE 2015

O Bolsa Família é um programa aplicado em todo o Brasil beneficiado famílias pobres com uma renda adicional afim de combater a pobreza e, principalmente, a fome no país.

No ano letivo de 2015, foram disponibilizados para o Bolsa Família R$ 23.132.229.726,00.

O recurso disponibilizado para o programa é dividido entre todos os estados de acordo com o número de famílias cadastradas no programa.

Os estados que mais receberam os recursos do programa foram: Bahia (13,02%), São Paulo (8,99%), Maranhão (8,08%), Pernambuco (7,96%), Ceará (7,68%), Minas Gerais (7,53%) e Pará (7,06%). Roraima (0,39%), Amará (0,48%), Distrito Federal (0,53%), Acre (0,8%) e Santa Catarina (0,89%) foram os cincos estados que menos receberam recursos do programa

.

[pic 2]

  1. ANALISE DO MUNICÍPIO

Analisando esses dados podemos concluir que o argumento de que as famílias ficam “acomodadas” com o valor dos benefícios, não tem muito cabimento, mesmo que seja repassado o máximo para a famílias, é difícil se sentir cômodo com um valor é não é nem a metade de um salário mínimo.

O bolsa família não é uma ajuda sem nenhuma condição, as famílias têm que atender alguns requisitos sim, como manter o cartão de vacinação das crianças menores em dia, garantir uma frequência comprovadas das crianças e dos adolescentes na escola e alguns acompanhamentos de saúde dos familiares. Portanto esses requisitos, estimula essas condições mínimas para a família.

O principal efeito do bolsa família é o incentivo na economia local dos municípios que ela traz, A partir do momento que as famílias dispõem de uma renda a mais, elas iram gastar essa renda no próprio comercio do município, ou seja no mercado da esquina ou na venda, é isso trazendo uma incrementação na economia local.

 É inegável que a distorções no programa, mas isso não é um motivo para condenar ou dizimar o projeto, não podemos partir do princípio de por que alguns se acomodam, devamos deixar de fazer uma política pública para uma grande maioria de que de fato está precisando do benefício.

  1. NOVO ARIPUANÃ – AMAZONAS (AM)

O Novo Aripuanã é um município do interior do estado brasileiro, o Amazonas, localizado na região norte do país. ). Sua área territorial é de 41.191 Km², representar 2,64% da area total do estado de Amazonas

[pic 3]

Fonte imagem: wikipedia.org/wiki/Novo_Aripuana

  1. História

O município foi fundado em 19 de dezembro de 1955, pela Lei Estadual nº 96. O surgimento desse municio se deu com o desmembrado dos municípios de Borba e Manicoré, e constituído pelo território dos distritos de Foz do Arapuanã e Sumaúma, do primeiro, e dos sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima, do segundo, tendo como sede a Vila de Foz do Aripuanã, elevada à categoria de cidade, por isso sua história está ligada estreitamente á desses municípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (419.3 Kb)   docx (275.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com