TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bosch Rexroth – Pomerode

Por:   •  18/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1– Bosch Rexroth – Pomerode:

A Bosch Rexroth-Pomerode é uma fábrica situada em Pomerode/ SC que produz peças de automação e hidráulicas. No período de 1960 a 1980 a fábrica adotava uma estratégia baseada na verticalização, produzindo quase tudo internamente por isso alguns processos específicos, como a cromagem,eram terceirizados. No entanto, na década de 90 a empresa teve que começar a mudar a sua estratégia para a horizontalização, devido a falta de investimentos na unidade, optando por uma mudança estrutural de terceirização em algumas de suas atividades rotineiras de tecnologia tradicional. As vantagens da nova estrategia foi que a fábrica conseguiu acompanhar a produção exigida pelo mercado, reduziu o quadro de funcionários,diminuiu o investimento em maquinas e materiais entre outros. Uma desvantagem encontradas com esse processo de terceirização, foi a dependência de fornecedores causada pela horizontalização. Porém, a empresa pretende continuar a usar essa estratégia, em função do sucesso obtido até então.

Caso 2: Faber Castell

O texto Sobre a empresa Faber Castell , apresenta uma empresa que a princípio adotava a estratégia da Horizontalização, que tinha como desvantagem a dependência de terceiros para a produção de seus produtos. Porém, com a criação do projeto Pinus no início dos anos 90, a empresa começou a progredir em direção a auto-suficiência mudando assim a sua estratégia para a verticalização. Em 2004, a indústria de lápis conseguiu sua independência de parceiros, que antes foram fundamentais para o seu crescimento. Como Vantagens pode-se destacar um maior lucro e autonomia, visto que a industria já não depende de materiais ou serviço terceirizados. É importante ressaltar também, que a empresa tem uma finalidade para 100% da madeira que é produzida, evitando qualquer tipo de desperdício. Como desvantagens, em função até mesmo do projeto Pinus, observa-seu maior investimento e aumento da estrutura da empresa, que conta com a produção de mais de 15 milhões de árvores.

Correlação entre a evolução das empresas:

A evolução das empresas citadas seguem caminhos distintos. Enquanto a Faber Castell buscou a independência de parcerias e iniciou após um longo período uma estratégia de verticalização, a Rexroth teve em seu início um controle total de sua produção, passando depois a adquirir uma estratégia de terceirização de sua produção a partir dos anos 90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com