TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dos capítulos 4 e 5 do livro " Comportamiento político y electoral" de Anduiza e bosch

Por:   •  15/4/2017  •  Resenha  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Ágatha Eiras

Curso: Ciência Política

Disciplina: Teoria do Estado Moderno

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Resenha do capítulo 4 do livro "Comportamiento Político y Electoral" de Anduiza e Bosch

 O capítulo 4 aborda o status social dos indivíduos como fator que condiciona o voto utilizando o conceito fundamental de cleavage ou, em tradução livre, clivagem, da escola sociológica do comportamento eleitoral para explicar essa teoria.

 A relação entre clivagens e alinhamentos eleitorais é demonstrada no texto através da concepção dos primeiros estadistas, integrantes da escola sociológica, que estuda o sistema de partidos existentes e seu contexto histórico ao invés de focar no voto individual dos eleitores. Essa concepção parte do pressuposto de que a política é palco dos conflitos de uma sociedade e, portanto, uma crise profunda entre as classes de um país, por exemplo, provavelmente resultaria na organização dos operários e no alinhamento da classe ao partido de base trabalhista nascido desse conflito. Assim, o sistema de partidos analisado seria a consequência de determinadas clivagens naquele contexto

 Uma clivagem, segundo o texto, é uma divisão estrutural, não é ideológica, da sociedade em dois lados opostos que é profundamente sentida pelos indivíduos possuindo sempre duas derivações não estruturais: uma derivação normativa, o desenvolvimento de valores políticos e uma derivação organizativa, a criação dos partidos políticos que defendam esses valores. Dessa forma, deve configurar alinhamentos entre segmentos da sociedade e partidos correspondentes.

 Em seguida, o texto destaca o surgimento das três principais clivagens das sociedades ocidentais através dos três fenômenos que afetaram profundamente a estrutura social da Europa: a Revolução industrial, a Reforma Protestante e a formação dos Estados Nacionais.

 A clivagem de classe social, conflito entre burguesia e trabalhadores gerado pela Revolução Industrial, que pressupondo partidos burgueses e partidos trabalhadores gera um voto de classe automático mas devido às mudanças no perfil dos trabalhadores que já não vivem mais em comunidades fechadas, à redução das diferenças entre classes, ao surgimento de uma nova classe, nem proletária e nem burguesa, e às novas estratégias de partidos interclassistas, o voto de classe enfraqueceu apesar de ainda ser verificado em alguns países.

  Na clivagem religiosa, que no mundo ocidental pode ser relacionada a Reforma Protestante, é preciso considerar a variedade de denominações religiosas e lembrar que depende de um pertencimento a comunidade e independe das escolhas futuras de adotar ou não a religião. A clivagem, nesse caso, é verificada em países que possuem clara distinção entre, por exemplo, protestantes e católicos no comportamento eleitoral. A única regularidade observada comum a diversos países é a tendência de alinhamento entre as denominações tradicionais e predominantes de um país e partidos mais conservadores.

 A clivagem de origem pode ,no caso ocidental , ser relacionada à formação dos Estados Nacionais, Revolução Industrial e Reforma Protestante. Essa clivagem adota versões diversas em cada sociedade como, por exemplo, a origem nacional e a origem étnica. A clivagem de origem nacional que pode ser definida por idioma, local de nascimento dos antepassados ou por uma questão de identificação possui como forte exemplo o caso belga em que existem claramente partidos próprios de Valones e partidos próprios de Flamencos, fortíssimo alinhamento. Já a clivagem de origem étnica é resultado de uma divisão profunda entre etnias ou raças, nos Estados Unidos é verificado um alinhamento entre minorias étnicas e o Partido Democrata configurando uma forte clivagem de origem étnica

 Além disso, considerando que na realidade não existem clivagens puras, o texto explica as três formas de combinação de clivagens: a superposição que funciona como apenas uma clivagem porque ambas coincidem; a justaposição que fragmenta a sociedade em diversos grupos e por consequência há uma grande fragmentação no sistema de partidos; a contradição entre clivagens ocorre quando existem duas clivagens justapostas mas um grupo é reduzido ou não há espaço para um novo partido gerando conflito de identidade, pressão cruzada, e dificuldade para prever o voto através da clivagem.

Resenha do capítulo 5 do livro " Comportamiento político y electoral" de Anduiza e bosch

O capítulo 5 aborda a influência dos valores políticos no voto do cidadão e sua origem . A ideologia esquerda-direita, a identificação com um partido e o nacionalismo são os valores que os autores aprofundam ao longo do capítulo.

 Os valores políticos exerceriam, segundo o texto, uma influencia mais direta sobre o voto que a posição social.Estes funcionariam como um processador de informações, ou seja, um caminho mais curto para aceitar ou rejeitar uma informação através da comparação com nossos valores políticos além de se retroalimentar, ser reforçado através do voto. Assim, num mundo de incertezas como é o da política essa é uma referência constante e, portanto, de suma importância.

 A origem dos valores políticos dos cidadãos é explicada a partir das seguintes seções: socialização primária, os valores explicitamente políticos aprendidos na infância através da família que tendem a se consolidar ao longo da vida influindo muito no voto; valores pré-políticos, valores que se referem a questões facilmente politizáveis como, por exemplo, a classe social subjetiva, originando nossos valores políticos, ou seja,  influindo no nacionalismo, na decisão de votar ou não, esquerda ou direita ; mobilidade, uma mudança de posição social ou uma mudança de residência que altera os valores políticos e ;socialização secundária, se dá através da escola, mídia ou companhias e pode alterar ou reforçar valores políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com