TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bosch e seus layout de produção

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

máxima redução do uso de matéria-prima e estimativa de custos; fácil treinamento de mão-de-obra; possibilidade de redução de estoques de semi-acabados e matéria-prima; facilidade de planejamento; menor especialização da mão-de-obra; padronização do produto e do tempo de produção; determinação de níveis mínimos e de segurança de estoques. É notório o fato de que para uma boa gestão estratégica de uma empresa é fundamental a importância e o cuidado para com o ambiente interno de uma empresa. Para isso, os administradores precisam ter, em suas empresaas, presença de uma gestão de recursos humanos e layout adequados e planejados, para evitar problemas na área de produção.

Para uma boa gestão de recursos humanos, os administradores precisam de ações de RH que orientam o comportamento organizacional organizacional para aumentar a produtividade de uma empresa. Tendo como objetivo de gerador de resultados a empresa precisa investir práticas de Recursos Humanos tais como: motivação pessoal; treinamento e desenvolvimento; remuneração, benefícios e salários; comunicação interna; seleção e recrutamento; e sistemas de qualidade de vida como segurança e saúde ocupacional. Tais práticas de recursos humanos têm que acionadas em áreas do nível de poder estratégico, gerencial e operacional, e sobre as atitudes, conhecimento, comportamento individual e coletivo, e institucionalização.

No Brasil até em 1930 não eram pautadas as relações de trabalho e práticas de recursos humanos isso só mudou a partir da década de 30 com a com a criação de leis trabalhistas, porém só com objetivos burocráticos. Com o desenvolvimento da indústria automobilística na década de 60 começa uma fase tecnológica com a substituição do chefe de pessoal pelo administrador de pessoal importando tecnologias, onde permitem a operacionalização de substâncias temas de Recursos Humanos, desde a contratação do pessoal à sua manutenção passando pelo seu desenvolvimento, assim surge também o gerente de recursos humanos integrando enfoques administrativos, estruturalista e comportamental. A evolução de Recursos Humanos no Brasil reflete, como não poderia deixar de ser, o paradigma de relações de trabalho vigentes na administração: o empregado deve ser motivado para atender aos objetivos preestabelecidos pela organização.

Os arranjos físicos (layout) são importantes também para a gestão estratégica de uma empresa e está ligado também às práticas de RH, já que define como ficarão alocados os trabalhadores além de definir o meio de produção que será aplicado. Existem quatro formas de arranjos físicos: posicional, processual, celular e por produto.

O arranjo físico posicional tem como característica o fluxo dos materiais através de uma operação, onde equipamentos e trabalhadores é que se movem no processo. No arranjo físico por processo, o produto flui através da operação, percorrendo uma seqüência de passo a passo de acordo com a utilidade. No arranjo físico celular, todos os recursos transformados movimentam-se para uma parte específica da operação (ou célula) de forma que todos os recursos transformadores necessários se encontram agrupados. Por fim, no arranjo por produto, o produto segue um roteiro predefinido que coincide com a seqüência do arranjo físico e o fluxo do produto é claro e visível, o que faz dele um arranjo fácil de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com