TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil indicadores conjunturais

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

PIB PER CAPITA (a.a.)

Validação da Tabela:

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

(Projeção)

Fonte

PIB PER CAPIT (a.a)

15.951,55

16.917,66

19.508,59

21.252,41

22.400,00

24.065,00

13.801,00

www.ibge.gov.br

Conceito do Índice Pesquisado (PIB PER CAPITA)

PIB (Produto Interno Bruto): É o principal medidor do crescimento econômico de uma determinada região, seja ela uma cidade, estado, país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida pode ser aferida através da soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos em um determinado período.

Instituição Responsável: Exclusivamente, o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE), subordinado ao Ministério do Planejamento.

Cálculo para determinação da fórmula: PIB=CONSUMO PRIVADO+INVESTIMENTOS TOTAIS FEITOS NA REGIÃO+GASTOS DO GOVERNO+EXPORTÇÕES E IMPORTAÇÕES. Medem-se as produções na indústria, setor de serviços, agropecuária, consumo das famílias, gastos do governo, investimentos das empresas e a balança comercial.

Principais funções:  O PIB primariamente é utilizado na avaliação econômica de uma região, e pode ser útil em diversos estudos, bem como na avaliação por parte de um governo e sua administração. A variação anual do PIB, contribui positivamente para dimensionar o dinamismo econômico. A taxa de expansão, considerada aceitável para uma economia emergente como a brasileira é de 4%. É interessante que se faça uma comparação com outras regiões, visando um melhor embasamento.

Influência Selic na vida das pessoas: O PIB representa a soma das riquezas geradas pelos diversos setores da cadeia produtiva, entretanto, a maioria da população não compreende o impacto que tal dado representa em seu dia a dia, sendo este calculado trimestralmente pelo IBGE, onde pode ocorrer a retração econômica (geração de riquezas inferior à observada no levantamento anterior), que afeta negativamente vários setores da economia.

Em caso de expansão econômica, influencia a vida da população de forma positiva, visto que, quanto maior a produção, mais fácil a distribuição da riqueza, pois, a renda circula de forma ampla e beneficiando a todos. Então, quanto maior o PIB, maior o aumento de ofertas de empregos, giro de mercadorias e variedade de produtos e a consequente melhoria, no posicionamento do país em escala mundial.

Gráfico

[pic 1]

Análise das Variáveis

O PIB é o responsável pela computação de dados referentes aos bens e serviços finais, visando com isto evitar que o mesmo cálculo seja feito em duplicidade. Um aspecto relevante referente ao cálculo: Utiliza-se apenas dados sobre bens e serviços finais produzidos no país no ano corrente.

Fatores que influenciam a expansão do PIB:

Consumo privado: Refere-se aos gastos das famílias para aquisição de bens e serviços. Portanto, quanto maior o consumo, maior a tendência de crescimento. O mesmo raciocínio pode ser aplicado para o caso contrário, ou seja, a diminuição no consumo limita o crescimento e pode levar a queda do PIB, através do comportamento de outros fatores.

O consumo está diretamente relacionado a duas variáveis: renda per capita e taxa de juros. Quanto maior a renda per capita, consequentemente há o aumento do consumo e do PIB nacional. Importante salientar, que trata-se da renda real, ou seja, descontado o valor da inflação.

A taxa de juros é uma variável que interfere no comportamento do consumidor. O mesmo deve ser visto como um prêmio pago as pessoas para que as mesmas possam abrir mão de consumir no presente, ou seja, quanto maior a taxa de juro, menor o consumo e por este motivo, juros altos são prejudiciais a economia, pois, entre outras coisas, inibe o consumo.

Investimentos Privados: Investimentos feitos por empresas. Cabe esclarecer que a definição utilizada para investimentos é a de expansão do capital.

O nível de investimento depende basicamente da taxa de juros, e do quanto a atividade econômica está aquecida. A taxa de juros, deve ser compreendida, neste caso, como o custo para obtenção do capital (Custo de financiamento), portanto, quanto mais elevado o valor do juro, menor o nível de investimentos, visto que, na visão do empreendedor, juros altos significam maiores custos para aplicação do capital.

As projeções para a expansão da atividade econômica, impactam diretamente, a nível de inserção de capital, visto que as empresas tendem a investir mais caso as projeções para a economia do país sejam favoráveis.

Gastos públicos: Os gastos realizados pelo governo, tendem a aumentar a renda da economia como um todo (pense nos empregos gerados, nas compras feitas, etc). Gastos elevados impactam positivamente no crescimento da economia, entretanto, isto não significa que os mesmos devam sair por aí gastando dinheiro público irresponsavelmente e sem planejamento, com vistas a elevar o PIB, uma vez que, gastos progressivamente elevados, podem comprometer a saúde fiscal da economia.

Balança Comercial: Variável de grande relevância para o crescimento do PIB de um país, por tratar-se das relações comerciais com o exterior. Balança Comercial, nada mais é do que a diferença no valor entre exportações e importações. Ela registra, portanto:

Superávit: Ocorre quando as exportações superam as importações e o saldo da balança comercial é positivo.

Déficit: Ocorre quando as importações superam as exportações e o saldo da balança comercial e negativo. Conclui-se que quanto maiores as exportações, maior entrada de divisas no país e consequente elevação do PIB.

Conclusão

Por meio deste estudo, concluímos que a expansão de uma dada economia é produto de quatro variáveis: Consumo, investimentos, gastos públicos e a balança comercial.

O cálculo do PIB está diretamente relacionado à maneira como se comportam cada uma das variáveis acima citadas e o impacto que as mesmas causam na economia do país. Para um melhor entendimento, faremos um comparativo referente a progressão de crescimento do PIB, desde o ano de 2008 até o ano corrente, conforme os dados do IBGE:

2008 - Fechou o ano com um crescimento de 5,1%, ocupando a oitava posição no ranking mundial;

2009 - O PIB do Brasil, fecha com retração de 0,2%. A primeira queda anual em 17 anos;

2010 - De acordo com dados divulgados, o PIB brasileiro cresceu 7,5% em relação ao ano anterior. A maior taxa de desempenho dos últimos 24 anos, influenciado principalmente pela forte demanda interna e o fraco desenvolvimento econômico do ano anterior;

2011 - Crescimento do PIB de 2,7% em relação ao ano anterior. Considerado um fraco desenvolvimento da economia brasileira comparado ao crescimento de 7,5% em 2010;

2012 - Crescimento de 0,9% em relação ao ano anterior. Considerado um fraco desenvolvimento econômico, ficando abaixo dos 2,7% de 2011;

2013 - Crescimento de 2,3%, impulsionado principalmente pelos setores de agropecuária e investimentos; e

2014 - Segundo estimativas do Banco Central do Brasil, a economia brasileira deve crescer 2% este ano. O número divulgado pela autoridade financeira está acima do estimado pelo mercado financeiro, cuja expectativa e de 1,7%. A economia nacional passa por processo de transição, onde identificam-se mudanças tanto na demanda quanto na oferta agregada.

É plausível afirmar que ao final do período de transição, o ritmo de crescimento será semelhante ao observado em 2013.

Referências

http://www.bcb.gov.br/?SELICINTRO

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,entenda-o-que-e-a-selic,76745,0.htm

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/taxa_juros/taxa-de-juros-selic-banco-central-bc-inflacao-reuniao-ata.shtml#7

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/05/30/juros.jhtm

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/04/28/juros-selic.jhtm

http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2012/12/retrospectiva-2012-economia

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/11/copom-interrompe-ciclo-de-cortes-e-juros-ficam-estaveis-em-725-ao-ano.html

http://br.advfn.com/bolsa-de-valores/busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com