TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO – Sabó e a implementação do ERP da SAP

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

CASO – Sabó e a implementação do ERP da SAP[1]

A Sabó Indústria e Comércio de Autopeças Ltda., fundada por José Sabó em 1939, é uma das empresas brasileiras mais admiradas no ramo de autopeças (mangueiras, retentores e juntas). A Sabó está prestes a completar 70 anos de existência e, além de ser líder nacional, é a única multinacional brasileira do competitivo setor de autopeças. A partir de 1975, a empresa entrou no mercado internacional por meio de fornecimento de retentores para a alemã Opel. Hoje, a Sabó tem escritórios no mundo todo e fábricas em diversos países europeus, nos Estados Unidos e na Argentina. Além disso, possui clientes nos cinco continentes e, no Brasil, está presente em todos os estados. Desde cedo, a empresa percebeu que para ser competitiva em seu mercado, precisaria atuar não somente no Brasil, mas no mundo todo.

O negócio começou com uma bancada alugada em uma oficina no Largo do Arouche, na cidade de São Paulo, e obteve uma notável ascensão. Como uma estratégia de crescimento extremamente agressiva, a Sabó investiu bastante na compra de unidades produtivas em diversos países. Como as montadoras são muito exigentes e demandam uma enorme atenção da empresa, estar próximo dos clientes é um ponto importante para a estratégia da empresa.

A internacionalização da Sabó começou em 1992, com a compra da Todaro, na Argentina. Um ano depois foi a vez de adquirir a Kaco, uma das maiores fabricantes de autopeças alemã. Com a força da aquisição de uma empresa alemã, a companhia entrou na Hungria, Áustria e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Atualmente, mais da metade da receita da Sabó vem das operações do exterior e esse percentual tende a crescer ainda mais com as recentes notícias que a empresa deseja montar unidades fabris na China e na Índia.

A aquisição de diversas empresas em países diferentes, com culturas distintas e práticas internas diferentes, tornava o desafio do gerenciamento mais difícil e desgastante para os gestores da empresa. Os sistemas de informação existentes haviam sido desenvolvidos por especialistas locais e não estavam integrados. Um exemplo disso eram os módulos de estoque, compra e vendas não integrados. A contabilidade precisava consolidar todas as informações em uma verdadeira colcha de retalhos costurada a cada fechamento e a complexidade na gestão logística de estoques, de produtos e de clientes com necessidades globais, tornavam a tarefa de gerenciar a empresa cada dia mais árdua. Era como gerenciar três empresas distintas: a de retentores, a de juntas e a de mangueiras.

Com o passar do tempo e com o crescimento da competitividade, bem como da empresa, a Sabó necessitava de uma mudança radical na gestão de seus processos, a fim de manter o controle logístico de uma enorme quantidade de itens em produção e de unificar a gestão de suas três unidades de negócios em uma gestão centralizada. A partir disso, a empresa buscou a ajuda da SAP para implementar um sistema de gestão: o SAP ERP.

Os principais objetivos dessa implementação eram: (1) a unificação das unidades de negócio em apenas uma (voltada a processos); (2) o atendimento ao mercado concentrado nas necessidades dos clientes; (3) a obtenção de uma ferramenta para atender aos vários continentes; e (4) a mudança da gestão com foco em produtos para o cliente e em mercados de atuação: exportação, montadoras e reposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com