TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFICIOS SO ERP SAP

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

FMGR - Faculdade Metropolitana da Grande Recife[pic 1]

[pic 2]

BENEFÍCIOS DO ERP SAP NAS ORGANIZAÇÕES

TECNOLOGIA ALIADA A ADMINISTRAÇÃO

ADM – 3AN

Equipe:        Ana Valéria Rocha

                                                Jone Vieira

                                                Frank Willame

                                                Emanoel Mesquita

                                                Evelyn Ribeiro

                                                Diogenes Santos

                                                Kelvin de Brito

Prof. Marcello Mello

Jaboatão dos Guararapes

Novembro de 2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

APRESENTAÇÃO        

JUSTIFICATIVA        

PROBLEMA DE PESQUISA        

OBJETIVO GERAL        

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

REVISÃO LITERÁRIA        

METODOLOGIA        

RESULTADOS        

CONCLUSÃO        

REFERÊCIAS        



INTRODUÇÃO

O avanço da tecnologia de informação (TI) nas ultimas décadas vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. O uso dos ERP Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) cresceu a partir de 1990, nos mercados americano e europeu e, desde 1996, o mercado brasileiro vem presenciando uma demanda crescente no uso desse recurso.

APRESENTAÇÃO

Antigamente, o fluxo de informações baseava-se principalmente em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez.

JUSTIFICATIVA

No atual cenário das grandes companhias e em um mundo a cada dia mais competitivo, as organizações que não se modernizar e que não buscar novas tecnologias para suas rotinas com intuito de controlar melhor os clientes internos e externos, estoques, eliminar desperdícios, melhorar a produtividade minimizando os custos, estarão em alguns anos em declínio e muito provavelmente com grande risco de fechar as portas sem um (SISTEMA ERP) que atenda suas necessidades de informações mais precisas.

PROBLEMA DE PESQUISA

Até em que ponto a implantação de um ERP influência no crescimento de uma organização?

OBJETIVO GERAL

Mostrar o quanto a tecnologia se faz importante no crescimento das organizações que buscam a cada dia ser mais produtivas e competitivas, objetivando a integração e motivação para adoção de um sistema ERP e o sucesso obtido nos resultados após a implantação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a agilidade proporcionada no tratamento das informações inseridas e os resultados obtidos através do pleno uso das transações  SAP no nível estratégico, tático e operacional das organizações.

REVISÃO LITERÁRIA

Cardoso e Souza (2001), os sistemas ERP surgiram a partir de uma evolução dos sistemas MRP II (Manufacturing Resources Planning, ou Planejamento dos Recursos de Manufatura), justamente quando passaram a englobar outros aspectos da organização, além daqueles inerentes ao processo produtivo.

Corrêa, Gianesi e Caon (2006) reforçam que o sistema (MRP) servia para atender a necessidade de materiais. Com outros módulos agregados, até serem capazes de guardar informação para toda a empresa, foram denominados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou, Planejamento de Recursos do Empreendimento).

Davenport apud Souza (2000) divide os ERP em quatro blocos: financeiro; recursos humanos; operações e logística e vendas e marketing. Enfatizando que “no coração de um sistema empresarial está um banco de dados central que recebe e fornece dados para uma série de aplicações que suportam as diversas funções de uma empresa. A utilização agiliza dramaticamente o fluxo de informações através do negócio”.

CORRÊA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, Mauro.  Planejamento e  controle da produção: MRP II/ ERP: conceitos, uso e  implantação, 1999.

COLANGELO Filho, Lucio.  Implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning): um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas, 2001.

METODOLOGIA

Respectivamente na primeira e segunda posição no mercado de cervejas no Brasil as empresas Ambev e Brasil Kirin (Schincariol) além da competição acirrada na prestação de seus serviços elas partilham do SAP como ERP para controlar e manipular suas informações. O sucesso alcançado por estas companhias tem entre seus fatores planejamento estratégico, capital humano, planos do marketing e qualidade dos produtos, além de um sistema logístico organizado, que um dos grandes fatores para o sucesso destas companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com