TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS - CAMPUS VII PATOS – PB

Por:   •  7/4/2021  •  Resenha  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS - CAMPUS VII PATOS – PB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: MARKETING II

ALUNA: MAERVELYM PÂMELLA DE ANDRADE SIMOES

FICHAMENTO

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Pgs. 242 a 274.

CAPITULO 08

 PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS: CONSTRUÇÃO DE VALOR PARA OS CLIENTES.


O Capitulo aborda com mais profundidade o mix de marketing: as ferramentas táticas que os profissionais de marketing utilizam para programar suas estratégias e entregar um valor superior aos clientes, estudando a forma as empresas desenvolvem e gerenciam os produtos e as marcas.

NIKE

A empresa investiu agressivamente em marketing para transformar sua logo em um dos símbolos de marca mais conhecidos do planeta. Através de inovações e presença em vários eventos e diversos esportes ela conseguiu construir um relacionamento com seus clientes.

No final da década de 90, ela percebeu que o declínio das suas vendas era resultado do esgotamento da sua capacidade criatividade o que levou a um enfraquecimento do relacionamento cliente/marca. Para tentar reverter essa situação a NIKE buscou voltar ao princípio, visando reativar o relacionamento com o cliente. Ao invés de altos gastos com mídia e eventos, ela passou a investir no marketing social, através da criação de comunidades da marca, onde seus clientes podiam interagir tanto com a marca como entre si.

A NIKE conseguiu reavivar o relacionamento com seus clientes através de projetos que envolvem clientes e atividades físicas, proporcionando uma maior interação entre eles, criando uma verdadeira comunidade. Dessa forma a marca Nike voltou a ser parte da vida e dos momentos dos clientes. Como resultado, a empresa continua sendo a maior do mundo em artigos esportivos.

O QUE É UM PRODUTO?

Produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade. Pode ser tanto serviços, como produtos, pessoas, eventos, lugares, organização ou ideias.

         Serviço é uma atividade, benefício ou satisfação oferecida para venda que é essencialmente intangível e não resulta na posse de nada.

PRODUTOS, SERVIÇOS E EXPERIÊNCIAS.

Os produtos são um elemento-chave da oferta ao mercado. Essa oferta pode ser de um bem puramente tangível, serviços puros ou até mesmo combinações entre os tipos de produtos. Como forma de se destacar dos concorrentes as empresas buscam construir relacionamentos criativos com os clientes e a para isso o planejamento do marketing envolve esses elementos para gerar valor ao cliente. Hoje as empresas estão mais preocupadas em criar experiências do que apenas oferecer um serviço/produto, aumentando significativamente suas vendas.

NÍVEIS DE PRODUTOS E SERVIÇOS.

A criação dos produtos se baseia em três níveis

  • Benefício Central: "O que o cliente está comprando de verdade?". Esse aspecto está relacionado ao bem-estar que o produto oferece ao seu comprador.
  • Produto Básico: Está relacionado às características do produto, nome, marca, estilo e etc.
  • Produto Ampliado: Está relacionado à assistência oferecida pela marca ao cliente, como instruções, garantias, manutenção e etc.

Esses três níveis fazem os consumidores verem os produtos como complexos conjuntos de benefícios que satisfazem suas necessidades.

CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Dividem-se em duas classes baseadas em tipos de consumidor e Uma definição mais ampla de produto inclui também outros elementos comerciáveis, como experiências, organizações, pessoas, lugares e ideias.

  • Produtos de consumo: produtos e serviços comprados por consumidores finais para uso próprio.  E eles podem ser produtos de:
  • Conveniência: clientes geralmente compram com frequência, rapidez e o mínimo de comparação e esforço.
  • Compra Comparada: o cliente, no processo de seleção de compra, costuma comparar características como adequabilidade, qualidade, preço e estilo.
  • Especialidade: Produto de consumo com características singulares ou identificação de marca pela qual um grupo significativo de compradores está disposto a fazer um esforço especial de compra.
  • Não procurados: Produtos de consumo que o cliente não conhece ou que conhece, mas, em geral, não pensa em comprar.
  • Produtos Organizacionais: produtos comprados para processamento posterior ou para uso na condução de um negócio, se difere do produto do consumo pela sua finalidade e está dividido em:
  • Materiais e peças: consistem em matérias-primas e os materiais e peças manufaturados.
  • Bens de capital: produtos organizacionais que auxiliam na produção ou nas operações de comprador e incluem instalações e equipamentos acessórios.
  • Suprimentos e serviços:  grupo de suprimentos operacionais e os itens de manutenção e reparo.

ORGANIZAÇÕES, PESSOAS, LUGARES E IDEIAS.

Os profissionais de marketing têm expandido o conceito de produto para abranger outras ofertas ao mercado: organizações, pessoas, lugares e ideias.

  • Marketing organizacional foi desenvolvido no intuito de criar, manter ou mudar as atitudes e os comportamentos de seus consumidores em relação a uma organização.
  • Marketing de pessoas  está relacionado com atividades realizadas para criar, manter ou mudar as atitudes e os comportamentos de seus consumidores em relação à determinada pessoa.
  • Marketing de lugar consiste em atividades realizadas para criar, manter ou mudar as atitudes e os comportamentos de seus consumidores em relação à determinados lugares.
  • Marketing social se utiliza de conceitos e ferramentas de marketing comercial em programas desenvolvidos para influenciar o comportamento de indivíduos, a fim de melhorar o bem-estar deles e da sociedade.

DECISÃO DE PRODUTOS E SERVIÇO

As empresas tomam decisões relacionadas a produtos e serviços em três níveis: decisões de produto individual, decisões de linha de produtos e decisões de mix de produtos.

ATRIBUTOS DO PRODUTO E SERVIÇO.

Desenvolver um produto ou serviço envolve definir os benefícios que ele vai oferecer.

  • Qualidade do produto: é uma das principais ferramentas de posicionamento do profissional de marketing. A qualidade afeta o desempenho do produto ou serviço e, portanto, está diretamente relacionada com o valor e a satisfação para o cliente.
  • Características do produto: as características são uma ferramenta competitiva para diferenciar os produtos da empresa dos oferecidos pelos concorrentes às quais os clientes atribuem altos valores em relação aos custos devem ser adicionadas.
  • Estilo e design: Fator responsável por atrair ou gerar indiferença no cliente. Um estilo sensacional pode prender a atenção do cliente e um bom design contribui para a utilidade do produto.

BRANDING

Consiste na capacidade ou habilidade dos profissionais de marketing em gerir a marca de determinada empresa. Os consumidores veem a marca como parte do produto e o branding agrega valor à compra de um consumidor, onde muitos destes relacionam a marca à satisfação pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (711.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com