TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

MARCOS VENICIOS  SILVA DE OLIVEIRA

UTILIZAÇÃO DA CASCA DE COCO VERDE COMO VASO BIODEGRADAVEL EM PORTO FRANCO - MA

Projeto apresentado ao curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão  para obtenção de nota parcial do 1º período.

                                                                Orientador: Claudielle Sena de Jesus

PORTO FRANCO – MA

2010

  1. JUSTIFICATIVA

Em nossa cidade presenciamos o aumento do consumo de água de coco industrializada, a população não tem consciência de que a compra de tal produto não reduz o acumulo de lixo, mas aumenta o mesmo.

Segundo estudos é mais saudável  ingerir água de coco natural do que industrializada portanto temos a reutilização da casca de coco como vaso biodegradável uma forma de amenizar o acumulo de lixo e incentivar o consumo do mesmo sem receio de prejudicar o meio ambiente.

Apresentamos uma forma de ser mais ecológico , uma vez que a sociedade em sua atual conjetura está mais exigente no que se diz respeito a produtos  industrializados que poluem mais do que os produtos naturais.

Algumas ações podem ser praticadas mesmo sem o uso de técnicas avançadas. As opções alternativas são bem viáveis e estão ao alcance de todos. Adotando essas medidas haverá uma relação mais harmoniosa entre o ser e o meio que o cerca construindo um desenvolvimento sustentável.

PROBLEMA 

Vendo que a temperatura do meio está aumentando, devemos nos hidratar melhor e com mais freqüência,  a água de coco é muito procurada pela comunidade para repor nutrientes perdidos no decorrer do dia.

Em Porto Franco há um consumo maior de água de coco industrializada, a população desconhece que 250 ml da mesma é responsável por mais de um quilo de lixo.

De que forma podemos ser ecológico e lucrativo  ao mesmo tempo,  tendo uma vida saudável sem poluir quantitativamente o meio em que vivemos?. Podemos implantar em Porto Franco um projeto  ecologicamente correto com uma aceitação 100% por parte da população, uma vez que a comunidade consome mais produtos industrializados?

HIPÓTESE

  • Reutilizar a casca de coco verde como vaso uma vez que depois de ser consumida a água, descartar-se sem nenhum aproveitamento a mesma.
  • Incentivar construção de locais de coleta seletiva e conseguintemente criar hortas.
  • Conscientizar a comunidade de que o consumo de água de coco natural é mais satisfatório do que industrializada através  de palestras e distribuição de  folhetos  sobre hábitos saudáveis.
  • Criar mudas de plantas  utilizando as  cascas de coco verde como vaso.

OBJETIVO

GERAL

Proporcionar a  nossos habitantes formas viáveis e lucrativas de preservar a natureza.  Amenizando a quantidade de lixo no lixão de Porto Franco e na costa do rio Tocantins,  utilizando a casca de coco verde  para fazer vasos.

ESPECIFICO

Construção de uma associação para aproveitamento da casca de coco verde não só como vaso mas futuramente como meio de obter outros materiais industrializados como   adubos que  vem sendo utilizados  em outras cidades.

Acolhimento da prefeitura desse projeto passando  a reutilizar cocos para reciclagem e gerando possivelmente renda, podendo se estender no futuro às políticas públicas de interesse de toda a sociedade.

Incentivar o consumo de água de coco natural, e seu descarte de forma adequada nas casas de reaproveitamento.

Incentivar a arborização de nossa cidade, vendendo mudas a preço acessível.

Recuperar plantas do cerrado, bem como outras em extinção.

Conseguir um retorno financeiro, mesmo que extra.

REFERENCIAL TEÓRICO

“Ao tomar uma simples água de coco na praia, a pessoa mal imagina o impacto que causa no meio ambiente”. OLIVEIRA Elizabeth - Jornal do Comércio 17.01.2005

O ser humano está adaptado a consumir e não pensar no impacto causado pelas suas ações. Em nossa cidade não vemos um consumo grande de água de coco natural, porém o mesmo se dar por meio de produtos derivados industrializados levando os nossos cidadãos a pensarem que estão poluindo menos devido a casca ser bem maior que o copo, quando na verdade estão poluindo duas vezes, com a casca descartada no ato da produção do produto e do copo depois de ser utilizado.

“O vaso do coco oferece vantagens no plantio tanto para as plantas quanto para o solo, pois preparado da forma descrita, foi acompanhado após o plantio, por quatro meses e obtendo um bom desenvolvimento das mudas.” DAHMER, G.; RIBEIRO, M. M.; GARCIA, L. Universidade Federal do Paraná

De acordo com esse trecho apresentado na revista Bras. De Agroecologia/nov. 2009 Vol. 4 No. 2 no litoral paranaense , podemos comprovar a eficácia do uso da casca de coco verde como vaso biodegradável A experiência do vaso biodegradável já existe em outras regiões, nosso principal foco é implantar esse mesmo projeto com algumas adaptações em nossa cidade que ainda não dispõe de coleta seletiva e atividades ecológicas.

 “Existem alternativas de tecnologias simples e custos reduzidos, para o reaproveitamento do resíduo do coco, como o vaso biodegradável pode mostrar”.  DAHMER, G.; RIBEIRO, M. M.; GARCIA, L. Universidade Federal do Paraná

O uso da casca de coco como vaso apresenta-se viável uma vez que seu custo é acessível, estamos reutilizando material orgânico disponível em nossa cidade, conseguintemente diminuindo o acumulo de lixo nos lixões e acelerando a decomposição da casca de coco.

Primeiramente para uso da casca não utilizamos meios tecnológicos caros, perfuramos o material e o colocamos ao ar livre de forma que seque toda a água existente em seu interior, posteriormente preparamos o adubo dentro da casca para que esta possa conter a muda da planta de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com