TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Fernanda Mara Hanauer (RA 379916)

Giana Brites Nascimento (RA 375467)

Gislaine Flores (RA 357901)

Jorge Oldair dos Santos (RA 369449)

Roseli Nadir Nunes (RA 396200)

Solange Maria Neumann (RA 378252)

Prof. Mônica Satolani

Erechim, Junho de 2013

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................03

  1. Definição e Tipos de Planejamento.............................................04 a 05
  2. Comparativos...............................................................................06 a 08  
  3. Plano de Extensão Universitária..................................................09 a 14
  4. Implicações Éticas...............................................................................15
  5. Conclusão............................................................................................16
  6. Referências Bibliográficas...................................................................17

INTRODUÇÃO

Feita a partir de pesquisas bibliográficas e da análise de textos de diversos autores, esta ATPS tem como objetivo o estudo do Planejamento como ferramenta indispensável dentro das organizações, e pretende apresentar um estudo sobre a sua importância e uma visão sobre a elaboração de estratégias em busca da excelência e otimização de custos, tão necessários à manutenção e ao crescimento das organizações.

O Planejamento é um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado e implantado em prol de um objetivo pré-estabelecido, e divide-se em três níveis principais: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Para que uma empresa possa crescer de maneira sustentável, é necessário que seja de alguma forma, superior à concorrência, e é o processo de planejamento que permite conhecer o mercado e definir quais os objetivos a serem alcançados e também quais estratégias deverão ser usadas.

Através deste estudo, foi possível ampliar nosso conhecimento e o nosso entendimento sobre a importância do Planejamento nas tomadas de decisões, ampliando as chances das organizações manterem-se competitivas no mercado, com qualidade e obtenção de resultados efetivos.

A elaboração de um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária deu-nos a oportunidade de enxergar a universidade como uma ponte ligada diretamente com a comunidade, através de ações integradoras das várias áreas do conhecimento, inclusive atividades de pesquisa e ensino, contribuindo desta forma com a educação de forma continuada, mesmo para as pessoas que não estão na universidade. Lembrando FREIRE (2006), “O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações.”

.
                                       

PLANEJAMENTO

O planejamento pode ser considerado a primeira função do administrador, pois através dele é possível pensar antecipadamente o que se deseja alcançar, determinam-se os meios e os recursos necessários para a concretização do projeto idealizado, com o mínimo de esforço e custo.

Sem planejamento não há meios para decidir no presente o melhor caminho a seguir para alcançar os resultados desejados no futuro. Quanto melhor o planejamento, maior a possibilidade de realização. O planejamento empresarial deve ser realizado pela empresa, e não para a empresa. Oliveira (2001) destaca que o mais importante do processo é que os coordenadores permitam que as áreas da empresa possam se envolver no processo. Além disso, o planejamento deve ser integrado entre as áreas e deve ser contínuo, ou seja, deve ser constantemente revisado.

O planejamento é elaborado por meios diferentes nos vários níveis organizacionais, dentro de uma hierarquia de planos onde se destacam três tipos de planejamento com diferentes níveis de decisão:

  1. Planejamento Estratégico: É o mais amplo e envolvente, abrangendo toda a organização como um sistema único e aberto. Tem como principais características a projeção para longo prazo, com efeitos e consequências que se estendem por vários anos e é definido no nível institucional, ao qual todos os demais planos estão subordinados. É voltado para a eficácia da organização.
  2. Planejamento Tático: Elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização, onde cada departamento elabora seu planejamento tático subordinado ao estratégico. Tem como principais características o envolvimento de cada departamento na busca de seus objetivos. É projetado para médio prazo, normalmente 12 meses, e está voltado para a coordenação e integração, ou seja, diz respeito às atividades internas da organização.
  3. Planejamento Operacional: Refere-se a cada tarefa ou atividade em particular. Dentre as principais características estão a projeção para curto prazo, normalmente, para o cotidiano ou rotina semanal ou mensal, e tem preocupação com metas específicas. É voltado para a eficiência na execução das tarefas, de forma que seja bem feita e da forma correta. Excelência operacional.

Segundo Oliveira (2006), o processo do planejamento também deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados. E enumera quatro princípios gerais para os quais os responsáveis devem estar atentos:

- O principio da contribuição aos objetivos no qual o planejamento deve sempre visar os objetivos máximos da organização ou da respectiva área.

- O principio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle).

- O principio da maior abrangência, pois o planejamento pode provocar uma serie de modificações nas características e atividades da organização.

- O principio da maior eficiência, eficácia e efetividade, onde o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

COMPARATIVOS

Para Lacombe e Heilborn (2003, p. 49), planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas, e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (475.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com