TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE) ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  13/11/2018  •  Monografia  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)

ADMINISTRAÇÃO

LUÍS GUSTAVO BOMFIM DOS SANTOS

DISCIPLINA: Filosofia

PROFª: Nubia dos Reis Pinto

TURMA: IL70001

Salvador

2018

LUÍS GUSTAVO BOMFIM DOS SANTOS

A Manipulação indevida da ciência na elaboração de armas

Químicas e as consequências negativas para os seres humanos.”

Trabalho monográfico apresentado no Curso de Administração da Universidade Jorge Amado, como avaliação parcial.

Tutora: Nubia dos Reis Pinto

Salvador

2018

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho aborda a disciplina Filosofia e tem no seu contexto a elaboração de um texto baseado na manipulação indevida da ciência na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para os seres humanos. Com objetivo, de identificar a origem, a utilização e o real uso desse tipo de armas.

Ao estudar, filosofia, o senso critico solta sob a epiderme, fazendo com que o ser humano se questione sobre as suas atitudes, acontecimentos naturais e acima de tudo a sua realidade. Propondo, se é justificável a utilização do armamento químico, que nada mais é, que um avanço cientifico que promove a desgraça do ser vivo, que vai totalmente contra a preservação da vida e perpetuação da espécie humana.

Nesse trabalho monográfico, será discutido a verdadeira intenção por trás da utilização das armas químicas, os seus efeitos socias e biológicos e o envolvimento da filosofia, que anteriormente abrangia a ciência.  

 

DESENVOLVIMENTO

A filosofia e a ciência, na antiguidade viviam de forma tangente, separadas inicialmente pelo senso crítico, incidente sobre a investigação da natureza e sobre a realidade do homem. Fragmentos filosóficos, mostravam tentativas importantes, do uso da razão sobre os efeitos da natureza, fazendo com que nascesse investigações astronômicas, biológicas, físicas e matemáticas. Ao passo, que essas investigações aumentavam, foram se dividindo e se solidificando de forma individual e separando de forma especifica, trabalhando de forma observacional e experimental, enquanto a filosofia continuava e continua como uma observadora crítica, ficando com o cargo de mostrar a verdade sobre as pesquisas e métodos científicos.

Com a evolução da ciência, o homem pôde melhorar consideravelmente sua expectativa de vida e da sociedade como um todo com melhorias na saúde, tecnologias, saúde e edificações. Houve, um fortalecimento bélico enorme, o homem deixou de utilizar espadas e escudos, para guerrilhar com armas de destruição em massa.  

“____________________________A necessidade de proteção e a tendência a agressões próprias do homem orientaram seus esforços para o desenvolvimento e fabricação de armas. A origem e a sequencia dos primeiros meios mecânicos usados nas armas podem apenas ser imaginados, e com certeza surgiram na Pré-história, provavelmente o uso de um galho como prolongamento de suas mãos, braços e dentes para melhor eficácia e a potencia de uma pedra arremessada com as mãos foi o primeiro aperfeiçoamento introduzido no armamento humano, quem sabe logo após eles perceberam que se a pedra fosse lapidada  em formas pontudas, cortantes e perfurantes, ela mataria, aleijaria ou paralisaria, mais rapidamente. Assim as armas foram se evoluindo para se tornarem facas, espadas, punhais e etc. Paralelamente, eles perceberam que se conseguissem lançar um projetil com precisão, eles poderiam atacar a presa ou o inimigo sem ele se aproximar, surgindo assim o conceito dos arcos flechas e bumerangues.

Hoje temos armas complexas e de uma potência extraordinária que não imaginamos e, muitas, sequer tomamos conhecimento. Uma evolução a passos largos, principalmente após a segunda guerra mundial, com desenvolvimento de misseis, energia nuclear, engenharias químicas e biológicas e armas com poder de destruição sem precedentes” [...] (História das Armas Globais)

A engenharia química, evolui em passos largos, criando a possibilidade da criação de armas químicas, que são capazes de dizimar cidade inteiras sem nenhuma explosão, silenciosas e fatais, são totalmente contra ao protocolo de Genebra, criado em 1925, que proibiu a utilização das armas químicas, entretanto, certos países como, Estados unidos, opta pela fabricação e estocagem desse material bélico sem interferência internacional. A utilização, das armas químicas, foge totalmente do controle dos militares, pois a sua vulnerabilidade vai de encontro a situações do clima e vento, aumentando consideravelmente o seu campo de atuação, dizimando civis e militares de ambos os lados de uma possível guerra, fazendo mais estrago que as armas convencionais utilizadas numa guerra, pelo fato de ser incontrolável e imprevisível. Há pouco tempo, o exercito Sírio, fez utilização de armas química, matando aproximadamente 1500 pessoas, civis e inocentes, numa tentativa de erradicar uma célula terrorista, mas como o armamento é imprevisível, as baixas foram enormes. O pior fator, é que tais armas podem ser produzidas por qualquer célula terrorista, o que causa pavor mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (285.7 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com