TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Jorge Amado

Por:   •  24/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Centro Universitário Jorge Amado

               Aluno: Cleiton Barros Santos

Na década de 70, como necessidade para motivar o trabalho dos funcionários (clientes internos) surge o Endomarketing. Para Brum (1998) o endomarketing consiste em atrair e reter os clientes internos, com a função de obter resultados eficientes para a empresa atraindo e retendo seus clientes externos.

   O principal objetivo do endomarketing é fortalecer as relações internas da empresa através da comunicação, melhorando o clima organizacional e consequentemente, fazendo com que os funcionários se comprometam de forma integral com os objetivos da empresa. A comunicação interna contribui para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégias da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos.

Para a implementação do endomarketing a criatividade é o principal ponto. A criatividade deve estar em todos os processos de planejamento, criação e entendimento referente a um programa de marketing interno, e não só na construção do programa e sim em todo o processo (BRUM, 2010)

O endomarketing vem contribuindo para que se tenha uma melhor visão organizacional, pois quando se tem funcionários motivados, estes se tornam fortes aliados no crescimento do valor tanto interno como externo.  Além disso, este fortalece a relação colaborador-empresa, estimulando o comprometimento dos mesmos.

Um Bom exemplo de empresa que pratica o endomarketing é a empresa japonesa Toyota. A montadora investe nas criatividades e no trabalho em equipe. Através disso, surgem milhares de novas ideias, vindas dos colaboradores. Quando um novo funcionário é contratado, eles apreendem a cultura Toyota, passa 2 meses nas fabricas de produção observando e outros 2 meses na concessionaria, vivendo com os desejos dos clientes. Desta forma, ele é capacitado para complementar os projetos de melhorias da empresa, sentindo assim, mas valorizado e importante para a empresa.  

Nesse contexto, podemos dizer que o endomarketing é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento organizacional, auxiliando a alcançar os objetivos traçados e que visa também o fortalecimento da relação colaborador-empresa, proporcionando um clima favorável para ambos e garantindo assim a melhoria nos resultados da organização.

REFERÊNCIAS: https://administradores.com.br/artigos/endomarketing-ferramenta-essencial-para-o-desenvolvimento-organizacional#:~:text=O%20endomarketing%20surgiu%20na%20d%C3%A9cada,%2C%20motivando%2Dos%20ao%20trabalho.

https://www.ignicaodigital.com.br/exemplos-de-empresas-que-utilizam-endomarketing/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com