TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIOS - ECONOMIA DE MERCADO

Por:   •  5/7/2015  •  Artigo  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 11

TURMA: MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS – ESUDA

DISCIPLINA: CENÁRIOS – ECONOMIA DE MERCADO

PROFa.: ROBERTA GUERRA

ALUNO: JAIRO BARRETO DOS SANTOS

1. Pesquise sobre o tema de Governança Corporativa e justifique porque podemos considerá-la uma estratégia de geração de valor para as organizações.

GOVERNANÇA  CORPORATIVA

Há várias definições, entre elas a do IBGC: “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas / cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade (IBGC, 2009).”

[pic 1]

  1. “A transparência é um traço bastante distintivo da cultura da empresa, quando tem o caráter de espontaneidade e continuidade. Sua matéria-prima são todas as informações financeiras e não-financeiras relacionadas à empresa e à sua atividade, a serem divulgadas para permitir que o investidor tenha um entendimento e faça uma avaliação bem fundamentada sobre a empresa (IBRI 2007, p. 61).”
  2. “A disseminação de informações deve observar, além dos requisitos de clareza, amplitude e atualidade, o princípio básico da eqüidade, segundo o qual nenhum usuário de informação (seja no âmbito interno da empresa, seja no mercado) possa ser beneficiado por tratamento privilegiado (IBRI,2007, p. 62).”
  3. “Deve ter [...], no exercício de suas funções, a independência necessária para comunicar aos demais órgãos da empresa, notadamente à Diretoria e ao Conselho de Administração, qualquer descumprimento de disposições previstas em lei, na regulamentação da CVM ou mesmo da política interna.(IBRI, 2007, p.63).” A CVM (2002) trata do princípio da prestação de contas em termos de “Auditoria e Demonstrações Financeiras”. Isto se justifica, pois lida com companhias de capital aberto que devem apresentar trimestralmente, junto às DFs, um relatório de resultados e riscos. Afirma também que essa demonstração deve ser um: “Relatório preparado pela administração com a discussão e análise dos fatores que influenciaram preponderantemente o resultado, indicando os principais fatores de risco a que está sujeita a companhia, internos e externos (CVM, 2002, p. 10).”
  4. Responsabilidade Corporativa refere-se ao zelo pela perenidade da organização, à visão de longo prazo, com foco em critérios de sustentabilidade. Desta forma, como sugere o IBGC (2004), envolve a atuação da companhia em questões sociais e ambientais na gestão do negócio. A função social da organização deve ser concebida de uma maneira bastante abrangente, pois envolvem inúmeros, e cada vez mais necessários fatores. “Criação de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificação e diversidade da força de trabalho, estímulo ao desenvolvimento científico por intermédio de tecnologia, e melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e de defesa do meio ambiente “(IBGC, 2004, p. 10).

Todos os documentos que regulamentam a Governança Corporativa apresentam alguns pontos comuns onde explicitam:

  • Direitos dos acionistas;
  • Direitos de outros públicos estratégicos;
  • Conflito de interesse;
  • Sistema de relações;
  • Sistema de valores;
  • Sistema de gestão (governo);
  • Estrutura de poder;
  • Estrutura de regulação;
  • Padrões de comportamento.

Já está comprovado que as práticas de governança corporativa afetam o desempenho das empresas, e que a adoção de boas práticas de governança corporativa confere maior credibilidade ao mercado acionário.

Investidores procuram adquirir ações de empresas com evidências de boas práticas de GC, e estão dispostos a pagar um preço melhor por elas, o que reduz o custo de captação do capital. Ou seja, empresas com maiores evidências de boas práticas de GC são preferidas dos investimentos e por isso têm maiores condições de financiarem suas atividades e investimentos, gerando, consequentemente, um maior valor para os acionistas, que aliado aos aspectos de responsabilidade social e ambiental, levam a organização a um ciclo virtuoso, assegurando a sua sustentabilidade no curto, médio e longo prazos.

A característica mais particular da empresa que adota a GC é a capacidade de ampliar seu ciclo de vida, valendo-se de reorganizações contínuas, adaptadas as mudanças de cenários contínuas, promovendo melhoria contínua e inovação no seu modelo de negócio e cadeia de suprimento correspondente, conferindo-lhe maiores chances de perenização no mercado.

2. Disserte sobre 2 aspectos do cenário global que impactam a organização que você integra, pode ser pelo viés negativo ou positivo. Use o pensamento da Teoria dos Sistemas.

  1. Introdução/Objetivo:

Esta dissertação tem como objetivo, apresentar o resultado de pesquisa realizada, bem como discorrer sobre minha experiência pessoal vivenciada sobre os temas envolvidos, durante minha carreira profissional na empresa ALCOA, por quase 20 anos, na unidade de Poços de Caldas / MG. Procurei incluir aspectos de Governança Corporativa no desenvolvimento do assunto.

  1. Aspectos do Cenário Global e sua influência na Alcoa:

Até onde nós pobres mortais nos entendemos por gente, estamos inseridos num complexo sistema que avança, a meu ver, saindo do universo infinito, passando pelas galáxias, planetas, chegando ao mundo globalizado na terra, suas cidades e organizações e, finalmente chegando aos nossos lares, da seguinte forma:

SISTEMA

ABSTRATO

CONCRETO

  1. Universo (Infinito / galáxias)

Parcialmente abstrato na medida em que a nossa mente não tem a capacidade de interpretar o infinito, pela própria natureza humana de sermos mortais (pelo menos os corpos em matéria).

Parcialmente concreto em função de tudo que conseguimos perceber pelos nossos sentidos.

  1. Via Láctea / Sistema Solar

Parcialmente abstrato em função de não conseguirmos vivenciar determinados aspectos descobertos pelos cientistas, tais como buracos negros, novos sistemas e planetas, que são descobertos no decorrer dos tempos, como o avanço tecnológico cada vez mais presente em nossas vidas.

Parcialmente concreto que vem evoluindo na medida em que a inovação promove o desenvolvimento da tecnologia cada vez mais rapidamente, desvendando segredos, tais como novas galáxias e planetas, por meio de telescópios cada vez mais potentes, bem como em função de pesquisas realizadas por aeronaves interplanetárias.

  1. Planeta Terra / Mundo Globalizado / Continentes / Países / Cidades / Bairros / Residências

Parcialmente abstrato na medida que convivemos ainda com seres microscópicos, vírus, bactérias que ainda desconhecemos suas formas e como lidar com elas e que na medida em que o tempo passa continuam aparecendo novas espécies provocando novas doenças, por exemplo. Segundo as nossas crenças e valores convivemos com a dicotomia expressa como “Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay”, tipo disco-voador, seres extraterrestres.

Significativamente concreto na medida que estamos inseridos nele e vivenciamos em nossas rotinas diárias, seja pessoal em nossas residências ou viajando pelo mundo afora, ou profissional em nossas vidas nas organizações, o concreto torna-se evidente aos nossos sentidos.

Algumas imagens elucidam a tabela anterior:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (457.4 Kb)   docx (760.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com