TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING COMO ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA

Por:   •  17/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.037 Palavras (21 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 21

COACHING COMO ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA

Tayanna kyvenn de Melo Oliveira e Thais Silva de Paula; Orientador César

Bacharelado em Administração – Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Rodovia Dep. Zezinho Bonifácio, Km 12, Colônia Rodrigo Silva

Caixa Postal 36.201-143 – Barbacena – MG – Brasil

tayanna_oliveira_melo@hotmail.com e thais-ibert@hotmail.com

 

Resumo

Este artigo analisa e discute os resultados parciais de uma pesquisa de caráter exploratório de avaliação de líderes, desenvolvida para identificar indicativos de comportamentos de Coaching.. 

Coaching não é um processo novo, está inserindo nas vidas de todos as pessoas de formas diversas, utilizado nas relações pessoais e profissionais. É uma ferramenta que ajuda na autoconsciência e autoestima do cliente, aumentando a comunicação da pessoa, fazendo com que a pessoa tenha uma visão aberta para a realidade, aprendendo a se conhecer, delimitar seus limites e os limites das outras pessoas nas empresas. Importante lembrar que o processo de Coaching não elimina o conhecimento, crenças, valores, limites, habilidades que as pessoas possuem e sim adequá-las com a necessidade da organização, fazendo assim com que essas pessoas não tenham medo de enfrentar um problema que apareça em momento inoportuno.

Coaching é uma ferramenta que ajuda na autoconsciência e autoestima do cliente, aumentando a comunicação da pessoa, pois ela foi aberta para a realidade, aprendendo a se conhecer, delimitar teus limites e os limites das outras pessoas, quando a comunicação flui de maneira clara e objetiva se torna um degrau a mais para atingir o sucesso do objeto desejado no começo do trabalho com o coach, focando-se no presente com intuito no futuro.

Palavras-chave: Coaching, Liderança, Empresa, Autoconsciência.

Abstract

This article analyzes and discusses the partial results of an exploratory exploratory evaluation of leaders, developed to identify indicatives of Coaching behaviors.

Coaching is not a new process, it is inserting into the lives of all people in various ways, used in personal and professional relationships. It is a tool that helps the client's self-awareness and self-esteem, increasing the person's communication, making the person have an open vision for reality, learning to know each other, delimiting their limits and the limits of other people in companies. It is important to remember that the Coaching process does not eliminate the knowledge, beliefs, values, limits, abilities that people possess, but rather to adapt them to the needs of the organization, so that these people are not afraid to face a problem that appears in an inopportune moment.

Coaching is a tool that helps in self-awareness and self-esteem of the client, increasing the person's communication, since it has been opened to reality, learning to know yourself, delimiting your limits and the limits of other people, when communication flows in a way clear and objective becomes an extra step to achieve the success of the desired object at the beginning of the work with the coach, focusing on the present with a view to the future.

Keywords: Coaching, Leadership, Company, Self-awareness.

  1. Introdução

O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como administração, psicologia, gestão de pessoas, neurociência etc. Seu objetivo é produzir mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas em um curto espaço de tempo, possibilitando a conquista de resultados efetivos em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. As técnicas e ferramentas de Coaching são assertivas para você que tem como foco, melhorar o clima organizacional da empresa em que está inserido, o relacionamento interpessoal entre suas equipes, desenvolver seus colaboradores, reter talentos, melhorar a comunicação e estabelecer uma cultura de alta performance na instituição em que trabalha.

Portanto, o método se difere de outros processos como: Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Treinamento e Consultoria. O Coaching é um processo que tem como foco, o seu desenvolvimento contínuo, ou seja, ele não leva em consideração seus traumas passados, pois é orientado ao futuro, ao alcance de metas e objetivos específicos com uma abordagem pragmática orientada para resultados.

No decorrer do trabalho especificaremos minuciosamente todas as características que uma companhia que recorre ao Coaching deve ter, o contexto teórico, histórico e técnico para a utilização e aprimoramento dessa organização.

2. CONCEITO

Conforme a SB Coaching, Sociedade Brasileira de Coach; Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente.

Coach Profissional é  uma excelente oportunidade de carreira bem remunerada, ajuda na evolução de outras pessoas.

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

O coaching começou a ser conceituado por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford para definir um tutor particular, originada de um termo húngaro kocsi que refere-se a um tipo de carruagem. Transcendeu por diversos idiomas até chegar ao termo mais conhecido atualmente no mundo corporativo que é o coach, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores.

De acordo com Bloch, Mendes e Visconde (2012, p. 106) o coach pode ser desempenhado por diferentes figuras inseridas na vida do indivíduo:

Informal – não há uma estruturação formal, mas a intervenção contribui para o desenvolvimento do indivíduo. Exemplo desta atuação é a relação entre pais e filhos.

Funcional – são líderes que se dedicam ao desenvolvimento de seus liderados.

Técnico – desenvolvimento técnico do profissional, portanto, requer uma atuação especialista.

Executivo – foca o desenvolvimento profissional, em todos os seus âmbitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com