TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO PLANEJAR UM PLANO

Por:   •  4/9/2017  •  Artigo  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

EMPREENDEDOR, ESTRATÉGIAS E MARKETING

      Acadêmica: Laura Liziane Neves Winck

Tutor Externo: Wilder

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis – CTB

05/2017

RESUMO

Surgida na França por volta dos séculos XVII e XVIII, a palavra “Empreendedor” (Entrepreneur) vem com o objetivo de denominar ou qualificar o indivíduo que identifica e avalia oportunidades de administrar, organizar e executar ideias, transformando-as em eficazes gerações de riquezas, portanto o “Empreendedorismo” em sumo é uma poderosa ferramenta corporativa da qual o indivíduo se utiliza de forma dinâmica na inovação das atribuições e consecução dos objetivos humanos e econômicos a serem conquistados. Uma característica latente do empreendedorismo, que pode ser verificada ainda no século XVII, seria a relação de assumir riscos e a capacidade de conviver e sobreviver a eles, diante de avaliação das oportunidades de negócios surgidos, traçarem metas, possuírem equilíbrio emocional, capacitação, e frequente atualização na informação digital (informática).

        

Palavras-Chave: Habilidades, Competências, Ferramenta corporativa.

1. INTRODUÇÃO.

        

        Metas e objetivos não são visão. O conceito de ser visionário é tentar projetar em cenários futuros, possibilidades dentro do que parece ser impossível. Um exemplo do que seria essa responsabilidade diante das constantes iminências de assumir riscos inerentes à prática do empreendedorismo pode ser ilustrado a partir do final do século VIII, quando os exploradores Vikings, termo este usado para se referir aos homens que partiram de sua terra na Escandinávia, (atual: Dinamarca, Noruega e Suécia) para desbravar e colonizar o lado Ocidental do oceano Atlântico, quatro séculos antes mesmo de Cristóvão Colombo, ultrapassavam propriedades encarapitadas nas encostas dos fiordes ou VIK's de onde se originou o nome Vikings, se formos considerar todos os recursos materiais existentes àquela época, esses povos merecem tributos de reconhecimento por sua coragem (assumir riscos), habilidade náutica (produção com precárias ferramentas) e visão (objetivo a ser alcançado) de como eles construíam e conduziam seus navios sem convés, de baixo calado(embarcação semelhante a balsa) e de um só mastro.

2. DESENVOLVIMENTO        

        Já no Brasil na década de 90, com o avanço da economia e o crescimento do país, muitos empresários precisaram se flexibilizar e modernizar o seu poder de competitividade, utilizando o empreendedorismo como dinâmica ferramenta de gestão nas rotinas empresariais. No entanto pesquisas realizadas demonstram que não é necessariamente o poder econômico de uma empresa que garantirá sua sobrevivência durante os 24 (vinte e quatro) primeiros meses de existência, e sim a capacidade de liderança, o equilíbrio, o corporativismo (trabalho em equipe), a inovação nas idéias e principalmente o fator determinante de todas as características de um empreendedor: a AÇÃO.

        Veremos que além de todas as características expostas acima, hoje é possível ao empreendedor utilizar-se de ferramentas gerenciais como, por exemplo, o plano de negócios que veremos adiante.

[pic 1]        

FIGURA 1 – As cinco mais fortes características dos empreendedores.

 FONTE: Revista mais negócios, São Paulo, Ed. 104, p. 56. Nov. 2005.

“Intenções menos ações é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações.” (HUNTER, 2009, p. 62)

2.1 O PLANO DE NEGÓCIOS

Este plano tem como objetivo apresentar os projetos de Empresa Winck Modas. Que atuará nas vendas de roupas e acessórios. É uma empresa pequena, constituída por apenas um funcionário. Tendo como vantagem a localização que se encontra no interior de Goiás próximo ao Distrito Federal e em um bairro de classe média alta, onde torna a venda mais adequada. Além da venda de roupas, encontra-se também em processo pesquisa roupas intimas, onde os dois produtos estão sendo procurados pela clientela que frequenta o comercio. Como a concorrência é grande, nossa produção está focada em qualidade, agilidade e flexibilidade a novas tendências do mercado.

A Missão da Loja Winck Modas, é oferecer produtos de alta qualidade, atendendo o cliente de forma ágil e personalizada.

O regime jurídico da empresa é de firma Individual, na qual só tem um proprietário responsável pela empresa e se compromete com o valor do capital social da empresa em caso de falência.

O investimento inicial da empresa foi de R$ 50.000,00.

2.3 DEFINIÇÕES DO NEGÓCIO

Existem diversas empresas de confecções, elas variam de acordo com a localização estratégica e as habilidades e preferências do proprietário. Optamos por uma empresa que e comercializa-se produtos nacionais e importados.

        A Empresa funciona de segunda a sexta de 8hs às 18hs. Aos sábados das 08:00 as 14:00h.

2.4 MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADE

2.4.1 Motivações

Sempre tive incentivo dos meus pais, quando criança, em ser dona do meu próprio negócio, e aos 20 anos me tornei proprietária do meu próprio negócio.

2.4.2 Oportunidades

                 Neste ramo existem inúmeras variantes, tais como localização, e a oferta da matéria-prima. A supervisão constante do diretor é vital neste tipo de negócio, especialmente na comercialização do produto.

        Na venda dos produtos o risco é mínimo, pois, temos uma administração adequada na compra da matéria-prima, controle específico nos estoques, e uma logística eficaz.

2.5 PRODUTOS

  Os produtos comercializados São: Roupas e acessórios Femininos e roupas Masculinas.

        

2.6 ANÁLISE DE MERCADO

        A análise de mercado foi feita levando em conta, o bairro onde a Empresa está localizada, o perfil dos clientes, a concorrência e fornecedores.

2.6.1 Setor

        Para trabalhar neste tipo de negócio é preciso conhecer bem o assunto. No caso de o proprietário estar cursando Ciências Contábeis, terá um contato direto com seus clientes e seus fornecedores. Além disso, é bom desenvolver noções de comercialização tanto na compra como na venda de roupas, principalmente de ter um funcionário treinado, que recebeu um treinamento sobre todos os produtos comercializados, além de cursos oferecidos. Outra questão importante é definir uma localização estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (313.3 Kb)   docx (594.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com