TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5S APLICADO NO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Artigo: 5S APLICADO NO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 4

5S APLICADO NO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

PRISCILA DE AGUIAR PEIXOTO

MÁRCIA REGINA

MARIA ANTONIA

CAROLINA MANCÊBO

ERIKA QUARESMA FALCÃO

DANIELA RODRIGUES DE OLIVEIRA

1. INTRODUÇÃO

Não se sabe ao certo em que momento da existência humana, o programa 5S tenha surgido, talvez tenha sido utilizando muito antes mesmo das primeiras descobertas tecnológicas, porém, após ter perdido a segunda grande guerra mundial na década de 50, o Japão se viu diante de um grande desafio, o de agregar valor aos seus produtos e reorganizar a estruturação de suas empresas, foi ai que o brilhante Drº. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico, naturalizado Japonês e principal pregador dos principais conceitos de qualidade total no país, teve a brilhante ideia de uma nova filosofia de vida e trabalho, foi ai que iniciaram-se os estudos e uma extensa pesquisa de como isso seria feito, em um dado momento, surgiu o programa 5S.

2. DEFINIÇÃO DO PROGRAMA 5S

O programa 5S, refere-se à junção de 5 princípios, que em sua escrita japonesa, significam:

1º Senso: Seiri – Utilização;

2º Senso: Seiton – Ordenação;

3º Senso: Seiso – Limpeza;

4º Senso: Seiketsu – Autodisciplina;

5º Senso: Shitsuke – Padronização.

Os cinco sensos alinhados e indivisíveis formam uma nova forma de se alcançar os resultados esperados em uma organização, bem como, uma nova forma de execução de atividades.

O senso de utilização, trata-se da ordenação dos materiais de trabalho, guardando, os materiais inutilizados ou não necessários no presente momento, seria uma triagem, guarda, destinação, ou remanejamento.

O senso de ordenação, foi desenvolvido no intuito de se obter locais limpos e organizados, colocando-se cada coisa em seu devido lugar, conforme especificação ou tipo, os exemplos mais claros e utilizados, são ferramentas, separadas por frequência de uso, ou mesmo, por tamanho, cabe ao utilizador a definição de sua forma de organizar seus materiais, de forma que facilite e economize seu tempo.

O senso de limpeza, tem como filosofia que lugar limpo é aquele que menos se suja, descartando os resíduos oriundos das atividades diárias em seus locais corretos, evitando-se assim a necessidade de um mutirão ou mesmo a perca de tempo no retrabalho para higienização do local de trabalho.

O senso de autodisciplina, designa o compromisso da responsabilidade profissional e pessoal, trata-se do respeito ao próximo, respeito aos métodos de trabalho da empresa, moral e ética , cultivando bons frutos, fazendo com que com o bom relacionamento entre todos, tenhamos equipes comprometidas e alinhadas em busca de um mesmo objetivo.

Por fim, mas não menos importante temos o senso de padronização, visando a padronização total da empresa, assim como um único modelo de identificação de arquivos, comunicação, ambientes organizados, de aspectos agradáveis e de fácil acesso aos materiais e arquivos necessários ao labor diário de nossas atividades.

Com a adoção dessa nova metodologia de vida e de trabalho, o Japão não só conseguiu introduzir no mercado produtos capazes de ser tão competitivos como os de países desenvolvidos, como também tornou-se uma das maiores potencias econômicas e com capacidade tecnológica altamente avançada, de onde hoje distribui seus avanços para todas as partes do mundo.

3. 5S NA GESTÃO AMBIENTAL

Os temas relativos à gestão ambiental e aos impactos ambientais, bem como sua conservação, tem se intensificado nas últimas décadas, principalmente após a conferência de Estocolmo em 1972, na Suécia. Que traçou metas para a minimização dos impactos ambientais e a minimização da degradação ambiental, porém, novos métodos introduzidos no mercado, tem ajudado a alcançar esses objetivos, um exemplo claro e que trouxe resultados surpreendentes foi a implantação do programa 5S não só na organização de empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com