TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS DE BELEZA

Por:   •  28/8/2017  •  Artigo  •  7.407 Palavras (30 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 30

COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS DE BELEZA

Laísa Cristine Grings [1]

Laíse Polla [2]

Lidiéli Neves [3]

Tiago De Oliveira Saldanha [4]

Cláudio Edilberto Höffler [5]

Darciane Inês M. Kremer[6]

Franciane Cougo Da Cruz [7]

Resumo

A pesquisa “Consumo de Produtos de Beleza” tem como objetivo geral identificar o comportamento e hábito das pessoas com relação à compra de produtos de beleza, o valor que costumam gastar mensalmente, quais os produtos mais comprados, onde preferem comprar, em lojas especializadas ou em mercados, farmácias, revistas, internet e também analisarmos se os entrevistados teriam conhecimento e se frequentavam a loja Conexão da Beleza. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para analisar o comportamento das pessoas conforme os autores, além de entrevistas com uma amostra dos habitantes da cidade de Santa Rosa - RS. A presente pesquisa possibilitou um conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento das pessoas em adquirir seus produtos de beleza. O público feminino se preocupa muito em adquirir produtos de extrema qualidade, mas o público masculino também esta cada vez mais procurando produtos que deixam eles com a aparência melhor, elevando sua autoestima e refletindo assim também na saúde. Devido a esta constante mudança, as empresas ainda precisam melhorar o marketing voltado ao público masculino, sendo este, um campo que pode ser trabalhado de forma aprimorada e que só tende a elevar o fluxo de caixa da empresa.

Palavras chave: Produtos de Beleza – Clientes - Lojas Especializadas – Comportamento

1 INTRODUÇÃO

Xampus, cremes, sabonetes e maquiagem são alguns produtos cosméticos que muita gente não consegue viver sem, seja por motivos profissionais ou por questões sociais. Tomar banho sem usar um sabonete ou lavar o cabelo sem xampu pode soar estranho, mas era o que acontecia antes da descoberta e da popularização dos cosméticos.

O consumo dos cosméticos é algo que acompanha a história, na Idade Média as pessoas na Europa não tinham o costume de usar esse tipo de produto, afinal elas acreditavam que a água deixava a pele mais sensível e assim era muito mais fácil adquirir uma doença, além de ser condenado pelo Cristianismo.

Os produtos de beleza cada vez estão ganhando espaço no cotidiano das pessoas, o consumo de cosméticos vem crescendo com intensidade, tanto para o sexo feminino quanto para o sexo masculino. Os benefícios do consumo de cosméticos para melhorar e realçar a beleza são, a todo instante, reforçados pela publicidade dos fabricantes, atraindo mais consumidores e buscando aumentar a frequência e a diversidade de produtos comprados.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil ocupa a terceira posição em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2014.

A cultura tem um papel importante na influência de compra. Propagandas e marketing nesta área são inquestionáveis. Ao se deparar com tantos benefícios que os produtos ofertados trazem, fica impossível não querer adquiri-los.

É nesse contexto que o presente trabalho tem por objetivo, verificar o hábito do consumo de produtos de beleza dos moradores da cidade de Santa Rosa, RS. Sendo assim torna-se importante conhecer o tipo de estabelecimento que é mais frequentado para a compra desses itens, qual o gasto mensal com os mesmos, bem como analisar e questionar o conhecimento da venda em lojas especializadas.

Este trabalho foi desenvolvido com base na realização de pesquisa de campo e em pesquisas bibliográficas. Está estruturado em quatro partes. A primeira etapa trata-se da contextualização, exposição do tema e questões de estudo. Objetivos gerais e específicos, onde estão definidos e apresentados, seguindo então da justificativa do tema e metodologia.

A segunda etapa apresenta a caracterização da empresa, onde será apresentada a história da mesma. Seguido da fundamentação teórica, onde estão apresentados conceitos visando entender e fundamentar o referente estudo. Nesta pesquisa foram abordados como temas, o marketing e a pesquisa de marketing, o cliente, o atendimento, e também, a satisfação.

Na terceira etapa refere-se à aplicação do questionário e análise dos dados.

A quarta e última etapa, é composta pela apresentação do diagnóstico e análise dos resultados obtidos através dos 100 questionários aplicados entre uma amostra dos moradores da cidade de Santa Rosa, RS. Por fim as conclusões e referências bibliográficas.

2 METODOLGIA

Este projeto busca identificar o comportamento de compra de produtos de beleza em Santa Rosa, RS, bem como avaliar o conhecimento de lojas especializadas no referido segmento. Para isto será realizada uma pesquisa de campo, com um questionário semiestruturado que objetiva observar vários pontos relacionados ao tema proposto. O questionário será aplicado em locais centrais do município, com grande circulação de pessoas, a fim de pegar uma amostragem geral, isto é, não favorecendo um público específico.

Tanto para a elaboração do questionário quanto para a análise dos dados obtidos serão utilizados os suportes de conteúdos de estatística básica, para apoio na construção de gráficos e cálculos numéricos; comportamento do consumidor, para aprofundar o papel e satisfação do cliente; e de marketing, para compreender a pesquisa de marketing e sua importância para a manutenção das empresas e negócios. Tais fundamentos classificam a pesquisa também como bibliográfica.

É classificada também como uma pesquisa descritiva, por expor as características do perfil do consumidor, seus gastos e preferências.  A pesquisa possui caráter quantitativo e qualitativo, pois os resultados obtidos através dos questionários possuirão formatos de resposta que abrangem as duas categorias. Os resultados coletados serão computados e tabelados em planilhas digitais, para posterior transformação dos dados em gráficos que permitirão melhor visualização e compreensão das informações. Quanto a apresentação gráfica, será utilizada a representação através de colunas para melhor interpretação e comparação dos dados de cada faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com