TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PERANTE O TEMA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  2/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

7. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PERANTE O TEMA SUSTENTABILIDADE

Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características, como:

Importância das organizações no mundo moderno.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.

Conceito de Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano focando ações, percepções e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Percepção organizacional e sua importância

Percepção significa atribuir interpretações a partir da captação e organização das informações, sejam elas relacionadas a pessoas, fatos ou situações. Quando aplicada no ambiente organizacional, percepção se refere a observação e análise do ambiente da empresa.

A partir da percepção organizacional, é possível identificar as necessidades de melhoria dentro do ambiente de trabalho, as pessoas se comportam de acordo com sua percepção de realidade, dentro de uma organização uma ou duas pessoas podem ter percepções diferentes sobre um mesmo tema.

As Organizações e Práticas Sustentáveis.

Cada vez mais empresas brasileiras estão implementando estratégias de desenvolvimento sustentável. Percebe-se neste processo diferentes opiniões e percepções sobre como lidar com questões relacionadas a esse tema. Práticas ambientais sustentáveis referem-se às práticas da organização voltadas para a preservação da qualidade ambiental e a prevenção de impactos ambientais.

7.1 PESQUISA APLICADA AOS FUNCIONÁRIOS DO RESTAURANTE ANTIGO CAMINHO DO OURO.[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

No dia 08 de abril de 2017, foi realizada uma pesquisa de campo com os funcionários do Restaurante Antigo Caminho do Ouro, com a aplicação de um questionário contendo doze perguntas, todas formuladas com o objetivo de analisar o comportamento e a percepção dos funcionários perante o tema sustentabilidade e as práticas sustentáveis já existentes na empresa.

A Organização possui oito funcionários, cinco responderam à pesquisa, dos que responderam três foram do sexo feminino e dois do sexo masculino, com a faixa etária entre 19 a 50 anos, trabalhando na empresa em média de 2 a 10 anos e ocupando cargos de atendente, gerente geral, garçom e cozinheiro, maioria possuindo como grau de escolaridade, ensino médio completo.

Sessenta porcento dos entrevistados caracterizam e percebem Sustentabilidade como a utilização de recursos de maneira inteligente para que não falte as gerações futuras, e atribuem Sustentabilidade nas Organizações como sendo as ações que a empresa realiza que contribuem para a melhoria do meio ambiente.

São capazes de analisar e perceber que na empresa já possuem algumas atitudes sustentáveis como a separação do lixo e a criação de uma horta, e ao responder quais benefícios a sustentabilidade traz para empresa, definem a reutilização de recursos e a redução de desperdícios.

Observam que é possível conciliar lucro e sustentabilidade, mas que a empresa tem que possuir a atitude de analisar quais são seus problemas, pensar em soluções que sejam benéficas para si e para a sociedade, de forma que ambos possuam ganhos. Respondendo quais melhorias e ações que poderiam ser implementadas na organização perceberam e destacaram a melhoria da horta, desenvolver algo que ajude o desenvolvimento das plantas e também a implementação do reaproveitamento de alguma matéria prima para a fabricação de algo que a empresa possa reutilizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (523.3 Kb)   docx (745.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com