TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPRAS ONLINE DOS ESTUDANTES ANGOLANOS DO UNASP-EC

Por:   •  8/6/2017  •  Artigo  •  6.212 Palavras (25 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MANUEL CUEXILA CASSUA

TERESA FRANCISCO ZUA

COMPRAS ONLINE DOS ANGOLANOS DO UNASP-EC

ENGENHEIRO COELHO

2016


MANUEL CUEXILA CASSUA

TERESA FRANCISCO ZUA

COMPRAS ONLINE DOS ANGOLANOS DO UNASP-EC

Trabalho de Conclusão do Curso do Centro Universitário Adventista de São Paulo do curso de Administração, sob orientação do Prof. Dr. Roberto Sussumu Wataya

ENGENHEIRO COELHO

2016


Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário Adventista de são Paulo, do Curso de Administração apresentado e aprovado no dia

________________________________________________________________

Roberto Sussumu Wataya

_________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Dedicamos este trabalho aos nossos pais, porque eles têm sido a motivação para continuar os estudos, mesmo distante eles têm estado sempre presente nas nossas vidas e nos nossos corações.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em primeiro lugar a Deus por nos dar forças para chegarmos a reta final, pôs não tem sido dias fáceis, mas ele tem nos concedido vitórias em meio as dificuldades. Agradecer por que sem ele nada seria feito.  

Agradecer aos nossos pais pelo a poio que têm nos dados pelas orações que têm sido feitas ao nosso favor, com certeza têm se refletido em nossas vidas os sacrifícios que têm feito por nós, agradecer aos nossos irmãos pela coragem que têm outorgado, agradecer ainda pela confiança que depositaram em nós. Agradecer a minha namorada Suelen Oliveira, pelo apoio, atenção e confiança que depositaste em mim sou te grato.

Agradecer ao grande professor Roberto Sussumu Pelo apoio que prestou a nós mesmo passando por situações adversas continuava nos motivando e nos dando esperança de que o trabalho vai ser terminado, muito obrigado mesmo no fundo do nosso coração e que o senhor continue abençoando o professor.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia."

Salmos 46:1


RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes angolanos do Centro Universitário Adventista de São Paulo do campus Engenheiro Coelho, com relação às compras online e verificar quais produtos e forma de pagamento mais utilizado por este grupo. Apesar do comércio eletrônico ainda ser a uma prática nova para os Angolanos sendo que não é comum no seu país. A maioria dos estudantes angolanos já fez compras online e sentem-se bastante satisfeitos devido a comodidade e segurança que esta modalidade oferece. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, foram distribuídos 82 questionários nos estudantes angolanos. O resultado da pesquisa evidenciou que dos 82 respondentes, 71% é do sexo masculino e 28,05% do sexo feminino e 64 deles já fez compras online. Verificou-se que os produtos mais adquiridos foram calçados e roupas, e geralmente usam o boleto como meio de pagamento.

Palavras chaves: Internet, compras online, estudantes angolanos, comércio eletrônico.

Abstract

This research aimed to analyze the profile of the Angolan students at Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho campus, regarding their online shopping and to see which products they most buy and the payment method that is also most used by this group. Although the electronic commerce is a new practice for Angolans, as it is not common in their home country. The majority of Angolan students have shopped online and they are quite satisfied because of the convenience and security that this modality offers. Therefore, a descriptive and quantitative survey was conducted; questionnaires were distributed to 82 Angolan students. The survey has shown that out of the 82 respondents, 71% are male and 28.05% female and 64 of them have already made online purchases. It was found that the most purchased products were shoes and clothes, and they generally use bank voucher for the payment.

Key words: Internet, online shopping, Angolan students, electronic commerce.


  1. Introdução

A globalização e o avanço das tecnologias foram um dos grandes fatores que contribuíram para entrada de novos parâmetros que transformaram a sociedade, quer no campo social como no profissional em especial o comercio. Assim, podemos citar que as mudanças que se percebe nos últimos anos refere-se as tecnologias de informação (TI), isto é confirmado por Albert (1999, p.48) quando afirma que:

O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Esta relação engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para atender a necessidade do novo ambiente, até o aparecimento de novas oportunidades empresariais criadas pelas novas tecnologias ou novas formas de sua aplicação.

Os avanços tecnológicos, tem trazido consigo novas estratégias de negócio e uma nova visão de negócio, e um dos representantes dos avanços tecnológicos é o comércio eletrônico.

O comércio eletrônico pode ser definido como sendo a compra e venda de bens ou serviço via internet. Para se fazer o uso deste instrumento, é necessário um aparelho eletrónico, quer seja ele um computador, Tablet ou mesmo um celular. O uso desta ferramenta tem facilitado as pessoas a poderem fazer compras de maneira fácil, cômoda e mais em conta financeiramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (82.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com