TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO AS FUNÇÕES BÁSICAS DE SUA CACULADORA HP-12C

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 10

COMPREENDENDO AS FUNÇÕES BÁSICAS DE SUA CACULADORA HP-12C

Cristiano Oliveira Narvaz

Luciane Cristina de Alvarenga

Paulo Roberto dos Santos Junior

Vanessa fraga da Silva

Vinicius Cypriano de Souza

Tutor (a) Externo (a) Profº Jamur Silveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gestão Financeira (GFI 0036) – Seminário da prática II

01/07/2014

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com base em bibliografia básica que tratam sobre o assunto Calculadora HP-12C.

Através deste trabalho vamos demonstrar como utilizar de forma clara e simplificada a as funções básicas da Calculadora HP-12C; esta é uma ferramenta que pode ser muito útil no nosso dia-a-dia, auxiliando com a organização das finanças e tomada de decisão.

O trabalho tem como tema escolhido: Compreendendo as funções básicas de sua Calculadora HP-12C.

E seus objetivos são possibilitar a compreensão e a utilização da Calculadora HP-12C, de uma forma simplificada e descomplicada. 

No que se refere á tipologia da pratica da pesquisa, será uma pesquisa documental, elaborada a partir de material já existente, baseando-se no manual da Calculadora HP-12C e pesquisa na internet.

Como resultado da pesquisa espera-se ter atingido todos os objetivos propostos passado o conhecimento necessário para que quem leia o trabalho se familiarize com o tema e possa aprender e aplique no seu dia-a-dia a utilização das funções básicas da Calculadora HP-12C.

Palavras-chave: Calculadora HP-12C, Fórmulas e Matemática Financeira.

1 INTRODUÇÃO

Atravéz desta pesquisa trataremos sobre Calculadora HP-12C, assunto do qual muito já se ouviu falar, principalmente na cadeira de Matemática Finaceira, e nota-se que muitas pessoas possuem dificuldade em manuzear uma HP 12C, sendo assim, surgiu a necessidade de passar a informação de forma simples para quem tem alguma dificuldade e quer aprender.

O tema pesquisado será: Comprendendo as funções básicas de sua Calculadora HP-12C.

E os objetivos da pesquisa são possibilitar a compreensão sobre o tema, conhecer o conceito sobre a Calculadora HP-12C, passar o conhecimento e explicar de forma clara e simplificada como utilizar a Calculadora HP-12C; e visualizar a facilidade que ela proporciona com sua utilização no nosso dia-a-dia, sendo em cálculos simples de adição e subtração, como também em cálculos financeiros de aplicações e juros simples ou compostos.

Trata-se de uma pesquisa documental, elaborada a partir de material já existente, baseando-se no manual da Calculadora HP-12C e pesquisa na internet .

Sendo assim, nesta pesquisa propôs-se conceituar o que é Calculadora HP-12C, facilitar a comprenção desta ferramenta que está ao alcance das pessoas seja pela calculadora fisica ou por aplicativos que podem ser baixasdos da internet.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO

Conforme site wikipedia.org:

A Calculadora HP-12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A Calculadora HP-12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, em substituição às calculadoras HP 38E e 38C. Para oferecer uma alternativa com menor custo, a empresa brasileira BrtC lançou a calculadora FC-12, o seu segundo modelo de calculadora financeira e uma calculadora similar à HP 12C Platinum (incluindo as funções financeiras e o método RPN e algébrico).

Descritos abaixo os modelos de Calculadora HP-12C que existemtes hoje no mercado e a comparação entre eles.

HP-12C Gold, modelo tradicional dourado e preto com teclas pretas, lançado em 1981, é o modelo comum de HP-12C, atua somente na funçao RPN (Reverse Polish Notation ou Notação Polonesa Reversa).

Para efetuar um cálculo de adição neste método, como por exemplo 3 + 2, é necessário teclar 3 ENTER 2 e o sinal +.

HP-12C PLATINUM – 1ª edição, modelo lançado em 2003, opera na funçao RPN e também pode ser programada na função algébrica, ficando com seu operacional similar ao das calculadoras comuns, ela possui quatro memórias a mais, sendo até seis  vezes mais veloz o seu processamento, e com funções finaceiras extras.

HP-12C PLATINUM - 2ª edição, lançado logo após a sua primeira edição. Possui praticamente as mesmas características da primeira, teve melhoria no cálculo de TVM, da adição de teclas Backspace e Undo e da possibilidade de se controlar o contraste. Também apresenta abre e fecha parênteses nas teclas STO e RCL respectivamente; e não têm o erro encontrado na edição anterior referente à taxa interna de retorno (tecla IRR).

HP-12C Platinum 25th Anniversary edition – 3ª edição, lançada em 2006 em homenagem ao 25º aniversário, possui as mesmas funções da modelo Platinum da 2ª edição, e uma inscrição alusiva à comemoração. “Este foi também o primeiro modelo vir com um case de couro incluso, abandonando o antigo envelope”.

HP-12C Prestige, modelo igual a 2ª edição da Platinum , mesmas funções e capacidade, mudando apenas seu visual que passa a ser dourado com teclas pretas e  com case duro de couro.

2.2 JUROS COMPOSTOS

No Brasil, a maioria das operações de mercado financeiro é calculada a juros compostos ou capitalização composta. Diferente dos juros simples os juros compostos ao final de cada período os juros e calculado e somado ao capital gerando um montante que se tornara o capital do próximo período onde também passam a render juros, por isso tem o nome popular de “juros sobre juros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (538.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com