TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENSÃO DA REALIDADE FINANCEIRA

Por:   •  13/8/2016  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

                     

COMPREENSÃO DA REALIDADE FINANCEIRA

O planejamento financeiro é a construção de uma certeza para a empresa. Por sua vez é um requisito de fundamental importância para que os planos propostos atinjam seus objetivos. Promovendo assim uma empresa mais segura para se realizar investimento e alcançar maior liquidez, ou seja, lucro.

É preciso relembrar que informações são construídas por dados e que é a matéria prima do processo de tomada de decisão seja ela com efeito de curto ou longo prazo. Para isso Carlos Eduardo Rosa Lucion, autor do artigo de planejamento financeiro descreve muito bem sobre essa ferramenta que é um recurso administrativo da área contábil. Utiliza-se desse recurso para melhorar a visão do administrador e observar as variações do ambiente externo afim de otimizar o resultado da empresa.

Pode-se contestar a afirmação feita na introdução quando se generaliza dizendo que “Em tempos de economia global, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável a presença de um planejamento.”. Em partes é possível discordar, pois em tempos de crise o jeito é “se virar” com isso a participação do mercado informal voltou a crescer no PIB brasileiro em 2015 depois de 11 anos de queda. Tal afirmação foi feita pela revista Exame. Porém continua sendo indispensável a presença de um planejamento em qualquer negócio.

Inegavelmente, o planejamento financeiro seja ele de curto ou longo prazo é de extrema importância depois de realizado o planejamento estratégico afim de dar sustentação e maior controle para a execução dos negócios.

Outro ponto negativo encontrado no artigo é quando o autor afirma que o planejamento financeiro aliado as metas atingem um resultado satisfatório. Sendo que na realidade isso é uma inverdade, pois nem sempre as metas são alcançadas e o planejamento bem efetuado por haver erros de leitura de mercado ou resultados abaixo do esperado por composto por elementos seja na política de investimento e/ou de financiamento da empresa.  

Com isso nota-se que o planejamento financeiro está auxiliando o planejamento estratégico.  Por ser um complemento nas operações metódicas e no acompanhamento das decisões.

Planejar é prever, compreender tanto o ambiente externo quanto o interno das ações, com o pensamento voltado na realização de um plano com determinados objetivos. Nos dias de hoje tal planejamento se tornar uma necessidade por estarmos num ambiente instável economicamente.

Um dos pontos positivos de vários do artigo é a citação de importantes autores no assunto abordado. Alguns como Gitman, Ross, Weston, Lemes e Braga. Com isso acrescenta a produção textual uma base teórica aperfeiçoando o conceito de planejamento financeiro que agrega valor ao leitor leigo que busca aprofundar-se no tema.

O planejamento financeiro está dividido em: Planejamento financeiro a longo prazo; Planejamento financeiro a curto prazo; Planejamento de caixa; Previsão de vendas; Planejamento do lucro; Demonstração do resultado projetado; Balanço patrimonial projetado e Demonstrativos projetados.

Planejamento financeiro é direcionar suas ações diante da diversidade de proposta de investimentos conectadas a todas as atividades. Desenvolver, analisar e comparar os ambientes com diferentes óticas. Esclarecer os objetivos. Dirigir, controlar e coordenar o processo. Desenvolver planos alternativos. Projetar as vendas e atender as necessidades previstas. Criar e obter valor para melhorar a taxa interna de retorno do capital (TIR). Elaborar planos, objetivos e metas. Por fim estabelecer orçamentos.

 Não se chega a um planejamento de longo prazo sem antes elaborar vários planejamentos a curto prazo para sustentar a empresa. Pois um longo período é feito de curtos períodos. Com diferença na duração da série de fluxo de caixas.

Planejamento financeiro a longo prazo é um período de dois a dez anos. Traçado por um plano estratégico em sintonia com planos financeiros a longo prazo. Visa dispêndio de capital, atividade de pesquisa e desenvolvimento, marketing, desenvolvimento de serviços e produtos, estrutura de capital e fonte de financiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com