TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO SINÔNIMO DE RELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A comunicação é de fundamental importância dentro de uma organização, pois é através dela que será possível que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma clara, interagir e alcançar melhores resultados para empresa. Dentro deste paradigma, nasce o conceito de comunicação empresarial, no qual o autor Maurício Tavares afirma que:

Comunicação empresarial é a comunicação existente entre a organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e sociedade em geral. (TAVARES, 2007, p.11)

Entretanto, faz-se imperativo um planejamento da mesma para que se alcance um retorno. A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes e liderados, assim como nas relações entre clientes externos e internos.

Quando nos referimos a clientes internos ela abrange a comunicação entre departamentos, órgão, unidades, etc. Está voltada para um público especial, denominado de público interno, que alguns autores indicam como sendo os colaboradores, familiares, acionistas, etc.

Imagine um gestor que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou até mesmo explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua guarda terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com precisão.

Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado. A partir deste momento pode-se compreender a importância de uma comunicação eficaz e transparente.

A transparência caminha ao lado da atitude ética empresarial, é o outro conceito central da responsabilidade social empresarial. Ser transparente é estar de acordo com as expectativas sociais, mantendo a coerência entre a prática e o discurso e não ocultando informações importantes sobre seus produtos e serviços. Um dos instrumentos que podem incentivar a atitude de comunicação transparente da empresa com os públicos com os quais se relaciona é o balanço social.

Com o balanço social as empresas tornam públicos os seus compromissos e condutas de responsabilidade social, difundindo o vínculo entre a ética e o processo produtivo. Este é um instrumento de controle sobre o que a empresa tem por obrigação em relação a todos os seus protagonistas: empregados, clientes, fornecedores financiadores, comunidades, etc.

No texto de Rokermann, as empresas citadas utilizaram de diversos meios para potencializar os resultados no processo de comunicação com seus investidores e construir harmonia nas relações interpessoais. No primeiro exemplo dado pelo autor, a empresa BRASKEM procurava de forma antecipada realizar reuniões com os principais protagonistas da organização para discutir exatamente as formas de comunicação entre mercado e imprensa, além disso, a equipe de relações de investidores e a de comunicação trabalhava incessantemente para chegarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com